Você já tem antivírus? AntiSpyware ? Firewall? E agora?

Quanta mistura de letras! Você sabe o que significa cada uma delas e como se proteger? Leia esse post e entenda um pouco mais…

Várias pessoas me perguntam que ferramenta eu uso para proteger meu PC. Vivemos em um mundo globalizado e com a internet, as pragas virtuais são cada vez mais comuns. Em segundos é possível infectar sua máquina com um vírus, sem ao menos precisar executar nenhum programa malicioso!

Todos os aplicativos, sem exceção, são softwares, ou seja, programas de computadores escritos para desempenhar certa atividade. As infecções podem ocorrer sem você fazer nada (o vírus explora falhas do seu sistema operacional), ou clicando em algum arquivo executável.

Todos os sistemas operacionais, sem exceção, estão sujeitos a ocorrências de vírus. Alguns deles com maior incidência (Windows) e outros com pouca ou nenhuma (MacOS, Linux).

Vírus:
Programas que se hospedam nas máquinas e necessitam de algum meio para se propagar. Ex: Ao iniciar um executável, o programa se instala em outros executáveis e ao acionar um executável, o vírus vai se propagando.

Worms:
Vírus mais completos, pois tem capacidade de se replicarem sozinhos, ao contrário do vírus. Alguns possuem mecanismo de transmissão interno de mensagens, podendo propagar a milhões de destinos em poucos minutos através de e-mail.

Trojans (ou cavalos de tróia):
Muitos devem lembrar-se do filme tróia, onde foi criado um cavalo de madeira para servir de presente e dentro do mesmo, havia centenas de soldados gregos escondidos para invadir, guerrear e dominar a cidade de Tróia.

O princípio do trojan de computador é o mesmo: Executar um programa, que esconde por trás, tarefas maliciosas. Muita gente utiliza esse mecanismo para roubar senhas de banco, capturar tudo o que você digita e coisas do tipo. Não se propaga sozinho, é transmitido através de e-mail, comunicadores instantâneos, etc.

Para essas pragas virtuais, foram criados softwares para defender seu computador:

Antivírus são programas de computador, projetados para acabar com vírus, worms e algumas espécies de trojan. Para cada nova versão de vírus lançada, é necessário uma vacina para destruí-lo, igual na vida real.

Firewall são ferramentas que protegem seu computador contra acesso remoto. Por exemplo: Um trojan abriu uma porta de comunicação do seu computador com a internet, permitindo que algum usuário invada sua máquina. O firewall irá bloquear o acesso de portas não autorizadas.

Antispyware é um novo tipo de ferramenta que realiza buscas de programas que possam utilizar seu computador para ficar abrindo anúncios (adwares), fazendo chamadas em sites de votação, ou até mesmo abrindo comunicação para permitir acesso remoto.

Dicas:

Usuários domésticos que querem usar soluções gratuitas:

[ Antivírus ]
- Avast Home Edition (http://www.avast.com). É um dos melhores que eu já usei, atualiza todo dia.

[ AntiSpyware ]
- Microsoft Windows Defender (http://www.microsoft.com/athome/security/spyware/software/default.mspx). Seu windows tem que ser original, e a solução é gratuita.

[ Firewall ]
- Zone Alarm (http://www.zonealarm.com). Firewall legal e pode ser bem configurado. Cuidado com esse software pois pode bloquear diversas portas, como e-mail e navegação.

Usuário domésticos que queiram usar solução paga:

McAfee total protection (http://br.mcafee.com/root/package.asp?pkgid=275). É o melhor custo benefício do mercado e um produto bem leve.

A Norton possui um pack chamado Norton 360 que também é bacana (http://www.symantec.com/pt/br/norton/products/overview.jsp?pcid=os&pvid=n3601). Tinha uma versão no meu notebook, mas achei mais pesado que o McAfee.

PS: Você já chegou a se perguntar se as empresas que fabricam antivírus também fabricam vírus para vender seus produtos ? Quem sabe ?! >:XX

É isso aí!
:>>

Postem dúvidas / sugestões.

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 1%

No Comment

Vale Presente