Você já utilizou virtual machine alguma vez ? Sabe para que serve VMWare, bochs, Virtual pc, etc ?

Instale quantos sistemas operacionais quiser, quantos softwares quiser, em poucos cliques, veja como!

Por quantas vezes você ficou tentado em instalar um software para testar e ficou com receio de causar algum dano no computador ? Ou por quantas vezes você quis instalar linux, unix, mac-os, windows juntos na mesma máquina ?

Esqueça o dual-boot, partilção de HD, sistemas de arquivos diferentes. Tudo que você precisa é de um emulador de sistemas operacionais, ou em outras palavras, de uma virtual machine.

[INTRODUÇÃO]

Como trabalho com software e as possibilidades que temos que abranger durante os testes são grandes, essa é uma excelente opção. Vou citar dois cenários que se aplicam no meu ambiente de trabalho, para que possam avaliar os seus:

- Testar software multiplataforma rodando linux e windows – ao mesmo tempo. Ficar com dois computadores, fazendo deploy de aplicação, além de muito trabalhoso é inviável.
- Testar páginas web rodando linux, windows, seja no firefox, safari, internet explorer 5,6 e 7, alterando resolução para 800×600 , 1024 x 768 e assim por diante.

[FERRAMENTAS DISPONÍVEIS]

Há diversas opções no mercado, tanto para software livre, quanto para versões pagas, aqui vão algumas sugestões:

- Bochs – Projeto bem ativo, em constante evolução – Software livre. Endereço: http://sourceforge.net/projects/bochs/

- VMWare – Pago para windows, versão gratuita para linux. Endereço: http://www.vmware.com

- Microsoft Virtual PC – Para emular diversas versões de Windows, gratuito também. Além disso a Microsoft disponibiliza algumas VM´s. Endereço http://www.microsoft.com/windows/downloads/virtualpc/default.mspx

Das opções listadas, eu utilizo o VMWare, devido ao grande suporte a dispositivos que oferece. Além disso, há versão coorporativa do produto, e para empresas que querem montar ambientes de testes em vários sistemas operacionais, é possível usar o VMWare server.

[HARDWARE NECESSÁRIO]

Já rodei virtualização em um pentium 2 – 400 mhz com 512mb de memória ram. O interessante dessa solução é que você consegue definir o quanto que a virtual machine consome do seu sistema. Meu laptop possui 2gb de RAM e rodo 4 máquinas virtuais com 256 MB de memória cada uma, tranquilamente. Além disso, essas configurações além de flexíveis (possibilidade de alterar antes do boot), servem como parâmetros para seu software. É possível fazer um teste de performance em diversos cenários.

Não há limitações, apenas os ajustes necessários para rodar no seu PC. Sugiro apenas que tenha memória ram suficiente para aguentar seu sistema operacional mais a virtual machine rodando.

[FUNCIONAMENTO]

O processo é bem simples. Vou explicar o funcionamento do VMWare, que é muito semelhante aos outros.

Primeiro é necessário a instalação do emulador, ou seja, do software que fará a simulação de outro computador (memória, disco rígido, processador, placa de vídeo, etc). Feito isso, basta abrí-lo. A emulação ocorrerá dentro de uma janela normal.

Veja algumas screenshots, no próprio site da VMWare: http://www.vmware.com/products/ws/screens.html

Para aqueles que nunca usaram o Windows 3.11, taí uma bela idéia… (estou rindo sozinho ao lembrar da época que instalava e acessava BBS usando o terminate)

Segundo passo é instalar o Sistema operacional dentro da sua virtual machine. O mais legal disso tudo é que se alguém já tiver uma virtual machine com as configurações necessárias, basta copiar e colocar os arquivos em um diretório qualquer e adicionar o sistema operacional no emulador. Isso é bem funcional quando temos ambientes padrões configurados que devem ser distribuídos para várias pessoas, uma economia de tempo memorável.

Depois disso é só dar play e esperar carregar. Não é necessário instalar driver adicional, nem nada. Dá pra subir endereços de ip diferentes, ou até mesmo usar a do pc como ponte.

É isso, espero que tenha contribuído com algo !

-Robson

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 21%

3 Comments so far

  1. Blog do Robson Dantas » Monitoramento com câmeras pela internet usando solução OpenSource – Monitoring using web and motion on May 12th, 2008

    [...] utilizar o Motion, você precisa de uma máquina rodando Linux. Dentro de VirtualMachine ou instalado [...]

  2. X-Dé on June 13th, 2008

    valew mano, muito bom,….

  3. renato on August 15th, 2009

    blz, muito bem explicado!

Vale Presente