Como ser um hacker ? Leia os mitos e mistérios ao redor do mundo de tecnologia

Muitos amigos meus me chamam de hacker, que eu só invento coisas de tecnologia, gambiarras, maluquices, etc, etc. Mas o que é um hacker afinal ?

Essa pergunta é dúvida de muita gente e talvez não tenha uma resposta concreta, mas o fato é que hacker, por definição, é uma pessoa que detém altíssimos conhecimentos em tecnologia e sabe aplicá-los de diferentes formas. Entende-se conhecimento em tecnologia a visão profunda sobre computadores, sistemas operacionais, protocolos, software, arquitetura, matemática e assim por diante.

Estudo tecnologia há anos e entendo os princípios computacionais desde a arquitetura do hardware até os detalhes da implementação do sistema operacional. Esse tipo de conhecimento não é algo que você aprende da noite pro dia, requer tempo e dedicação. Daí que o termo NERD entra em ação; dias e noites de estudo, testes, programação, acertos, erros…

Em um determinado ponto, com muito conhecimento agregado, você começa a explorar locais onde poucos tiveram a oportunidade e acaba descobrindo coisas que ninguém descobriu. Um exemplo disso é a falha que foi apontada há alguns anos pela Microsoft no mecanismo de decodificação dos jpegs que permitia injetar código na máquina do usuário. Só quem realmente entendia do mecanismo de descompressão e chamadas no kernel do Windows, sabia que poderia causar bufferoverflow na memória e injetar códigos arbitrários usando assembly.

Uma definição não formal para Hacker, seria ”malandro digital”, aquele que consegue pensar de uma forma diferente dos que os outros pensariam e usufruir de alguma forma disso. Muita gente comenta do hacker do bem e do mal e eu não concordo com esse ponto de vista. Pra mim, existem pessoas e boa ou má índole.

Pois bem, se seu amigo da escola diz que é hacker por usar um programinha pronto que invade o computador dos outros e faz o cdrom abrir remotamente, sinto muito! Ele não passa de um scriptkid que não sabe nem o que está fazendo :)

 

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 2%

3 Comments so far

  1. Blog do Robson Dantas » Quebrando WEP, WPA – Antena com lata pringles, adaptador USB – Parte 2 – Sistemas operacionais on May 15th, 2008

    [...] O intuito desse post é mostrar uma nova ferramenta linux específica para o mundo da segurança. É uma live distro, ou seja, um cd bootável baseado no Slackware e no Slax. O nome dessa distribuição é BackTrack e possui diversos utilitários para aqueles que querem brincar de hacker. [...]

  2. GERINALDO on August 10th, 2008

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER DETALHADAMENTE COMO QUEBRAR UMA CLIPTOGRAFIA WEP, OU WPA, POIS DA MINHA CASA EU CONSIGO ENXERGAR VÁRIOS SINAIS E NÃO SEI COMO QUEBRAR A CLIPTOGRAFIA.
    FICO MUITO AGRADECIDO
    DESDE JÁ O MEU MUITO OBRIGADO

  3. admin on August 11th, 2008

    Olá,

    Leia aqui no blog mesmo o tutorial. Tá no menu direito, um dos posts mais acessados.

    abs

Vale Presente