Monitoramento com câmeras pela internet usando solução OpenSource – Monitoring using web and motion

Motion - Controle de câmera via webEstou escrevendo um mini-tutorial de como fazer um projeto utilizando porta parelela, motores de passo, câmeras, linguagem C++, tudo opensource e voltado pra web, para fazer monitoramento de ambientes.

Para os usuários de linux, há um software chamado Motion que capta as imagens e detecta movimento. Além disso, possui um servidor web embutido e um conjunto de APIs que tornam fáceis as integrações com qualquer outro aplicativo. É possível enviar sms, e-mail, ou qualquer outra coisa, com base num conjunto de parâmetros definidos no software.

Dica: O Motion utiliza um driver nativo para linux chamado video4linux, verifique antes se o hardware que está comprando é compatível. Para câmeras que possui interface áudio e vídeo, basta comprar capturadoras de vídeo, como a pixelview. Há vários modelos no mercado que possuem mais de quatro entradas de vídeo.

Motion2 - Monitorando e controlando câmera via web

Para utilizar o Motion, você precisa de uma máquina rodando Linux. Dentro de VirtualMachine ou instalado diretamente.

O wiki contendo todas as informações, pode ser acessado através do endereço http://www.lavrsen.dk/twiki/bin/view/Motion/WebHome

Aguarde o lançamento do mini-tutorial. Assim que tiver pronto, notifico todo mundo !

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 4%

4 Comments so far

  1. jorge luis on July 21st, 2010

    olá gostei de sua pagina e gostria de ajuda ,trabalho com consertos de eletronicos ha 25 anos e quero mudar ou migrar de area ,e gostaria de fazer instalações e monitoramente pela internet, estou a prcura de cursos e especialização agradeço uma orientação.jorge luis

  2. henrique on September 8th, 2010

    Caro amigo, é possível desenvolver um sistema para monitoramento através de cameras de um determinado ambiente, via internet, de maneira que se possa visualizar esse ambiente 24 horas em tempo real por um computador (monitor), sem a necessidade de cabos? estando esse computador, recebendo as imagens de um local distante do ambiente monitorado, visualizando as imagens em tempo real. é muito caro? – se possível envie a resposta para meu email, agradeço muito.

  3. Dhiego on August 1st, 2011

    olá, cara vou fazer meu tcc e estava pensando em algo parecido, será que voce pode me dar uma mão, agradeço desde já

  4. Ribamar on November 15th, 2012

    Amigo, tenho uma loja em Palmas-TO, moro em Sao Paulo – Capital e, gostaria de encontrar uma forma de monitorar meus funcionarios durante o expediente. Como posso fazer e se fica muito caro.

    Aguardo uma resposta.

    Grato

Vale Presente