Tutorial SEO – O conhecimento que faz você ficar na frente nas buscas

SEO, do inglês Search Engine Optimization, é um termo que está em alta e fruto de muitas pesquisas. Você sabe do que se trata, para que serve, onde aplicar ? Pois bem, leia e entenda um pouco sobre o assunto.

Desde que a Google assumiu a liderança pelas buscas na WEB, esse conceito veio à tona, devido aos extensos fatores que as buscas levam em consideração para rankear uma página. SEO na verdade, são um conjunto de ações que você executa para rankear melhor seu site nas buscas (especialmente no Google). Costumo até dizer que existem pelo menos três vertentes em um site:

  • A época da escuridão, onde seu site não é “visualizado” pelos buscadores;
  • O momento em que os buscadores começam a indexar seu site;
  • Preocupação em rankear bem nas buscas, ou melhor, ser um dos primeiros;

Você tem um site ? Então vá até o site do Google e digite uma palavra chave que você considera importante e que seu site ofereça conteúdo. Qual posição você aparece na lista ?

Para muitos isso não importa. Mas para aqueles que desejam mais e mais audiência, isso faz toda a diferença. É por isso que é fruto de estudos; além de dar dinheiro, já que poucos sabem fazer isso direito, dá o poder de ir para o lado do marketing, explorando ações para campanhas específicas. O lado do Marketing, fica por conta de outra palavrinha, chamada SEM (Search Engine Marketing). Falarei um pouco disso em outro post.

Imagine o cenário de uma operadora de celular, onde a competitividade no mercado é enorme, e o poder de compra dos internautas crescendo cada vez mais. A briga para ganhar audiência de palavras como “celular”, “operadora celular”, “aparelho de celular” é enorme.

O mecanismo de pesquisa do Google é muito complexo e qualquer detalhe, faz a diferença:

  • Cada página do seu site possui um PageRank. PageRank é uma tecnologia do Google, que serve para medir a relevância uma página através de uma escala de 0-10;
  • Cada link que sua página recebe de outro site é tratado como um voto, e quanto mais votos de páginas com pageranks altos, melhor o pagerank do seu site;
  • O peso da palavra sobre o contexto do texto melhora ou piora, ou seja, a forma que você escreve faz a diferença;
  • A URL bem formada, é um fator altamente importante. Veja a URL desse post, por exemplo;

Bom, o que escrevi aqui é superficial. O assunto é muito maior e complexo.

Em breve, escreverei mais.

:D

Time to work.

 

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 2%

2 Comments so far

  1. Neto on May 19th, 2008

    Bom. Vou acompanhar direitinho suas explicações sobre SEO nos próximos posts.

    Conheço um pouco do negócio (apenas um pouco) e quero me aprofundar mais na tentativa de estar nas primeiras páginas do Google.
    E dos outros mecanismos de busca também, por que não?

    Abraço, parceiro.
    *muito bom seu blog!*

  2. Blog do Robson Dantas » Tutorial de SEO – Parte 2 – Crawlers e Spiders on May 21st, 2008

    [...] Na primeira parte do tutorial, falei da importância da aplicação de SEO para fazer com que sua página posicione bem nas buscas. [...]

Vale Presente