Como vender no MercadoLivre – Venda tudo que está parado na sua casa

Semana passada me deu a louca. Saí vendendo tudo o que tinha parado lá em casa! Se você tem essa vontade e não sabe como vender rápido e fácil na internet, leia esse post, quem sabe não você faz o mesmo ?

Uma mania que tenho é de ficar atualizando os meus aparelhos eletrônicos e deixar os antigos largados. Um exemplo é celular; sai um modelo novo da HTC e eu já fico doido pra trocar o meu. E aí vai indo câmera fotográfica, aparelho de GPS, notebook, etc, etc…

Você já parou pra pensar quanto dinheiro parado você tem em casa ? Pois bem, um conceito básico de administração diz que todo bem material sofre depreciação, ou seja, quanto mais tempo passa, maior a depreciação e menor o valor de mercado. Em outras palavras, quanto mais cedo você vender, menos dinheiro você perde!

Existe um site na internet, chamado MercadoLivre, que é um sistema de leilão virtual. Lá você encontra de tudo; produtos novos, usados, importados, nacionais, etc. O site é somente um meio de intermediar a venda. Todo o processo de pagamento e negociação é feito diretamente com o vendedor; há meios de parcelar a compra, também!

O interessante desse site é a audiência. Muita gente acessa e procura de tudo, e de todo o Brasil! Sempre há gente interessada em algo que você tem pra vender, por isso, mãos à obra!

Como vender no mercado livre ?

  • Acesse o site http://www.mercadolivre.com.br ;
  • Se você não é cadastrado, faça o cadastro. É rápido e não precisa pagar nada;
  • Clique no botão vender e siga os passos para categorizar seu produto (cosmético, eletrônico, etc) ;
  • Dê um título para o anúncio, selecione as formas de pagamento, digite a descrição e a forma de envio (normalmente os vendedores enviam através de SEDEX);
  • Selecione o meio de promover. Você pode pagar para ter destaque, ou usar o anúncio básico. O MercadoLivre COBRA comissão de venda e COBRA, caso você queira ter destaque no anúncio. Eu normalmente uso o anúncio básico, só pago comissão ao MercadoLivre se vender o produto;

Algumas dicas importantes para realizar boas vendas:

  • Toda vez que comprar algo, guarde a caixa e nota fiscal. Muitas pessoas perguntam isso;
  • Tente conservar seu produto, evitando riscos, amassados, etc;
  • Tire boas fotos;
  • Coloque um título bacana. Pense como se você estivesse comprando, qual título te chamaria a atenção ? ;
  • Dê detalhes na descrição do produto, para evitar que muita gente fique tirando dúvidas inúteis;
  • E o principal: Só envie o produto para o comprador, depois de ter recebido o dinheiro;

Hora de esvaziar a casa ! Comente os resultados aqui.

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 5%

32 Comments so far

  1. rodrigo on July 29th, 2008

    boa cara,
    adorei o post, to indo agora tirar umas fotos e publicar um anuncio
    obrigado

  2. Robinson on February 19th, 2009

    Olá! Td Bem? Vc sabe como publicar no ML um anuncio personalizado?? Um dos motivos pq quero saber é pq qdo publico fotos do meu produto as fotos ficam em tamanho pequeno com resolução baixa sendo que minhas fotos são em boa resolução. Se puder me ajudar agradeço muito.
    Obrigado.

  3. admin on February 19th, 2009

    Em qual local você diz ? As fotos que são relativas ao produto ou na descrição do mesmo, onde você pode escrever texto ?

    Se forem as fotos do produto, o próprio mercadolivre tem um software que faz a redução automática da qualidade para economizar disco e banda. Agora se for na parte que vc pode escrever, se vc conhecer um pouco de HTML pode colocar imagens em seu site e carregar por lá tranquilamente, da mesma forma que outros vendedores fazem.

  4. SILVANA on March 26th, 2009

    Robson adorei sua idéia de atualizar as coisas em casa,adoro decoração aliás AMO,se precisar de alguma idéia tô aqui.Um abração.SIL

  5. Let’s go earn money! « To Sem Nenhum on May 1st, 2009
  6. João Thiago on May 2nd, 2009

    Muito bom o post, inclusive coloquei um link no meu blog sobre remuneração pela internet, vale a pena dar uma olhada.

    Abraços.

  7. Joelson lima on May 26th, 2009

    Amigo, boa noite!! tenho um problema.. como faço quando anunciamos uma mercadoria e um comprador finalisa o pedido e não arca com o compromisso de me pagar… pergunto isso pq postei um produto e o comprador não arcou com o compromisso e o ML esta me cobrando a parcela da venda finalisada.. tem como eu informar ao ML que o comprador não me pagou e o valor que o ML esta me cobrando ser extinto??
    Grato!!

  8. admin on May 27th, 2009

    Coloca a pontuação do cara como negativa, por não ter finalizado a compra e nesse momento, escreva ao mercado livre que sua solicitação será analisada para não cobrarem a comissão.

    abs

  9. welington on June 13th, 2009

    Olá! Td Bem? Vc sabe como publicar no ML um anuncio personalizado?? Um dos motivos pq quero saber é pq qdo publico fotos do meu produto as fotos ficam em tamanho pequeno com resolução baixa sendo que minhas fotos são em boa resolução. Se puder me ajudar agradeço muito.
    Obrigado. tenho a mesma dúvida da pergunta do nosso amigo..obrigado

  10. MIRTES on October 7th, 2009

    olá TUDO BEM COMPRO DIRETO NO MERCADO LIVRE JÁ VENDI ALGUMA COISA MAS FAZ UM TEMPINHO É AGORA QUANDO FUI FAZER NOVOS ANUNCIOS ME DEPAREI COM ALGUMAS MUDANÇAS QUE ME LEVOU A NÃO CONSEGUIR COLOCAR MINHAS FOTOS ORIGINAIS NO ANUNCIO,APARECE PARA PROCURAR FOTOS NA INTERNET SÓ QUE NÃO ACHO FOTOS DOS MEUS PRODUTOS GOSTARIA DE POR FOTOS REAIS
    DO MEU PRODUTO,VOCÊ PODERIA ME AJUDAR POIS NÃO ESTOU
    CONSEGUINDO…OBRIGADO

  11. rondinelly on October 19th, 2009

    oi tudo bem, quando pobrico um anucio o mercado livre mim inabilita, oq ocorre, obrigado.

  12. Rafaella on December 17th, 2009

    o

  13. Rafa on December 17th, 2009

    Não sei anunciar,muito complicado,eles não informam valor e como pago pra eles.Já comprei mas não consigo anunciar.Pelo fato de não informarem valor.

  14. Carlos on December 18th, 2009

    Para quem duvida que o Mercado Pago ou MercadoSócio do Mercado Livre estejam lesando seus parceiros, é só se cadastrar no site e entrar neste link, que vcs irão ver que realmente eles estão sacaneando alguns parceiros depois de os usarem para promover o ML. http://www.mercadolivre.com.br/brasil/ml/org_board.p_main?an_curr_board=14841
    Eu sou um deles lá que me enrolar a quase um ano. E não pagam as minhas comissões. Outra coisa que me deixa muito irritado e com muita desconfiança é que o sistema, só tem links para contato, mas não tem pessoas pra contatar. As imagens que tem lá na página de contatos é só fachada para enganar tontos que ajudam o ML a crescer, como eu por exemplo.
    Acho que temos que se unir e pedir ajuda a Globo, porque acho q estamos diante de uma quadrilha de enganadores, com promessas falcas e propaganda enganosa. Iludindo as pessoas pra encher a bolar deles. Acho q a justiça devia investigar e fechar esse site do ML.
    Pessoal! Desculpe eu ter que postar novamente. Mas lendo as reclamações deste e de outros Blogs como o deste endereço:
    http://elanio.blogspot.com/2008/05/telefones-para-contato-do-mercado-livre.html
    Acho que todos têm que se unir e mandar enxurradas de e-mails para a Polícia Federal, Receita Federal , Justiça Federal, todo tipo de Denúncia da Internet , Deputados , Senadores, ligar para esses Órgãos, mandar os Links dos Blogs do Ml pra mostrar que eles não tem quem respondam os e-mails, que são fantasmas enganando os consumidores e principalmente as pessoas com falcas promessas, para todos os meios de comunicação também.
    Temos que se unir e fechar esse site de quadrilha q rouba descaradamente a luz do dia.

  15. Alberto on January 23rd, 2010

    Olá! Gostei muito do seu blog!! Antes, anunciava com meus produtos no ML em html, mas agora, com esta atualização do site, sumiu o botãozinho (HTML, DESCRIÇÃO, PRÉ-VISUALIZAÇÃO…). Onde ponho meu HTML?? Obrigado!!!

  16. Alexandre on May 25th, 2010

    Boa tarde. Já conhecia o ML, mas suas informações são de muita importância, e demonstra que tem um bom conhecimento no mesmo. Então gostaria de uma ajuda sua, pois tenho um material e estou querendo colocar no ML mas não consigo colocar as fotos na parte da descrição do produto. Eu vi que vc esplicou um pouco acima, mas sou um pouco leigo e gostaria de uma ajuda mais passo a passo… Poderia me ajudar??? Se puder, me mande pelo e-mail.
    Abraço.

  17. cleide on June 9th, 2010

    Boa tarde,ja tentei varias vezes anunciar mais nao sei como,procurei no passo a passo ,mais nao vai adiante vc pode me ajudar?Obrigada…

  18. osnir on June 18th, 2010

    da pra vender a esposa?

  19. Tatiana on July 23rd, 2010

    Uma pergunta, estou com vontade de revender algumas coisas pelo ML, como faço eu tenho que ter nota fiscal de todos os produtos para enviar para os compradores..um exemplo revender tipo bolsas….mas não sei se vou conseguir comprar com nota fiscal…outra dúvida se for algo usado e não ter mais a nota fiscal tenho como vender mesmo assim…

  20. fabiola on September 14th, 2010

    tenho algumas coisas para vender, todas novas e com nota fiscal, gostaria de saber o que exatamente pago ao mercadolivre e se caso nao consiga vender os produtos tenho que pagar mesmo assim?

  21. valdir on October 10th, 2010

    ola amigo, olha eu gostaria de saber o que tem que ser feito para vender no mercado livre aceitando cartao de credito, o que é preciso

  22. admin on October 18th, 2010

    Sim, aceita, só usar o mercadopago.

    abs

    Robson

  23. Murilo on January 26th, 2011

    Olá. Sou vendedor do mercado livre, e para fazer um anúncio bacana, é melhor fazê-lo no Corel Draw, ou Photoshop, com fotos e a descrição do produto, dividir o anúncio em cerca de 4 imagens, postar em algum site da internet, e depois anúnciar.
    Resultado final: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168917420-faca-incrivel-corte-exelente-faca-de-ceramica-porcelana-_JM

  24. Murilo on January 26th, 2011

    Vi muita gente ai em cima reclamando do Mercado Livre, e falando que são fantasmas, e tal..
    Olha, eles não possuem nenhum SAC mesmo, e é praticamente impossível resolver seus problemas amigávelmente. Mas, isto pouco me importa! É o único lugar no Brasil onde você pode comprar de tudo por um preço bem inferior! Comprei, por exemplo, um Notebook Sony Vaio avaliado em R$ 6.500,00, por R$ 3.200,00. Sei que o vendedor não pagou nenhum imposto por ele, mas isto que me deixa feliz! Pagar 60% de imposto para o governo não me atrai nenhum pouco!

  25. Vinicius on March 22nd, 2011

    como envio uma bicileta pelo sedex se alguém compra-la?

  26. ella on March 28th, 2011

    gostaria de saber quanto e a comição do mercado livre na venda do produto

  27. adliz on May 19th, 2011

    adorei suas dicas brigaduuuuuuuuu ja abri minha loja,virtual.

  28. Murilo on May 23rd, 2011

    Vinicius:
    Para enviar uma bicicleta, você pode retirar o guidon, a roda da frente, o banco e pedais. Amarrando os ao quadro da bicicleta. E então, colocar em uma caixa de TV LCD grande, ou semelhante.

    ella:
    Depende de seu anúncio mesmo.
    Existe o Bronze, Prata, Gold e Diamante.

    O BRONZE é o anúncio gratuito.
    Seu produto é sempre o último da lista e você paga 10% de tarifa por venda.

    O PRATA, você paga 1% do valor na hora de anúnciar o produto, e 6,5% pela venda.
    Sua visibilidade é maior, e vale muito a pena se você tiver certeza que o produto será vendido, pois o preço final das tarifas vão ser menores.
    7,5%, contra 10% do bronze.

    O GOLD você paga mais pelo anúncio, e os mesmos 6,5% por venda.
    Vale muito a pena para grandes quantidades, pois seu produto será muito mais visitado.

    O DIAMOND, você paga mais caro ainda pelo anúncio, e serve para aquele produto que você espera vender umas 300 unidades.
    Também possui a tarifa de 6,5% por venda, mas seu anúncio aparece na página inicial do Mercado Livre, e nos banners do site espalhado por vários sites. Até mesmo Orkut.

  29. Lucas on September 13th, 2011

    Ficou legal o texto, só que não é tão facil assim como vc está dizendo.

    Se vc quer vender alguma coisa, as primeiras vendas tem que ser pelo MERCADOPAGO, niguem vai depositar dinheiro para alguem que não tenha uma otima reputação.

    Por esse processo o dinheiro leva um pouco mais de tempo para cair na conta, tendo é vista que ele é intermediado pelo mercado livre e somente apos a confirmação do produto recebido o dinehiro é enviado a sua conta, isso sé o comprador qualificar como positiva a sua venda.

  30. maria on October 4th, 2011

    tenho alguns produtos e quero abrir uma página na net,mercado livre,site…é seguro?será que recebo meu dinheiro na data certa?como faço para ter certeza que estou no caminho certo?
    obrigado
    maria

  31. lidia on December 21st, 2011

    meu kerido pode ser o auncio mais lindo do mundo se for vendedor novo sem qualificação vc ñ vende nem se for de graça.

  32. jaque on December 28th, 2011

    olá
    tenho alguns produtos importados, mas vieram sem nota fiscal. gostaria de saber se posso vendê-los no ML e se puder preciso informar que é sem nota?

Vale Presente