Importância de testes nos projetos de software e tecnologia da informação

Olá!

Dessa vez vou escrever sobre software, que é minha área. Como já disse em meu perfil, sou gerente de projetos do IG e trabalho com software há um bom tempo.

Recentemente, publiquei o projeto que vou dar o nome de Xpto, que visa basicamente vender um produto do mercado de antivírus pelo portal do IG. Deu muito trabalho, muito mesmo!

O processo complicado de todo projeto, envolve o planejamento. Pra mim, projeto bem planejado é sinônimo de sucesso na entrega. Planejamento envolve tarefas minuciosas e detalhadas desde a demanda da área cliente, passando por levantamento de requisitos, detalhamento de escopo, até processo de testes e deployment.

Você pode perguntar: Mas pra quê tudo isso ? Não dá para imaginar o impacto da entrada de um projeto de grande porte em um ambiente desconhecido. Isso deve ser planejado, estruturado e testado !

Imagine a situação onde você tem legados de sistemas nas mais diversas plataformas, integrados, vendendo (alguns vendendo milhares de reais), sistemas de balanceamento, etc… sendo afetados diretamente por um simples componente que não foi testado… complicado né ?

Pra isso, acho fundamental envolver processos de qualidade. Qualidade é algo que deve ser primado e buscado em todos os projetos. Entregar um projeto com menos bugs, significa menor custo de manutenção, maior tempo de operação e consequentemente geração de receita para empresa.

No meu caso, falando do meu projeto, gastamos muito tempo testando a aplicação toda e isso rendeu bons frutos. Antecipamos problemas, oferecemos alternativas para diversos riscos e entregamos.

Se sua empresa não defende políticas de qualidade, acho melhor pensar novamente no ambiente de trabalho que está :) . Imagina a Volkswagen ou qualquer outra montadora vendendo protótipos, ou em outras palavras carros cheios de bugs ? Penso o mesmo com software. Faça isso também !

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 2%

No Comment

Vale Presente