O que é DNS ? Pra que serve ? Você sabe ?

Depois de tanto explicar para os estagiários da empresa o que é DNS, resolvi publicar aqui um breve descritivo. Ou melhor, vou tentar ser breve :) .

Por mais simples que seja o termo DNS, do inglês DOMAIN NAME SYSTEM, poucos sabem para que serve e o quão importante é. Sem DNS a internet seria muito, mas muito complexa.

A internet é a rede mundial dos computadores, certo ? Certo ! Logo, toda máquina ligada na rede possui pelo menos um endereço. Imagine como se fosse o endereço da sua casa; ele é único e identifica onde você mora. O endereço de cada “casa” na internet é chamado de endereço IP. Todo computador ligado na rede possui pelo menos um endereço.

Tecnicamente falando, o IP é um número composto de 4 octetos (IPV4), ou de 6 octetos (IPV6) e cada octeto varia de 0 até 255, ou seja, um exemplo de endereço IP 200.100.10.10 seria totalmente válido dentro da internet.

Você já percebeu que é possível acessar um site sem digitar http://www.algumsite.com.br ? Tente acessar o site do IG digitando no navegador o endereço ip direto: http://200.226.133.74 . Pode ver que ele acessa normalmente. Você sabe dizer por que isso ocorre ? :)

O DNS em nível macro, converte um nome para um endereço IP, ou seja, http://www.ig.com.br é o mesmo que você acessar http://200.226.133.74 . Sem sombra de dúvida é mais fácil gravar o nome de algum site do que seu próprio IP. Embora não seja essencial para o funcionamento da internet, é mais prático. Além disso, como o serviço converte um nome para um ip, se você mudar de endereço, não precisa sair avisando todo mundo que seu endereço ip mudou. Genial, não ?

Ficou claro ? Caso ainda tenha alguma dúvida, abra o prompt dos do seu windows ou o terminal do seu linux e realize alguns pings em alguns servidores.

ping www.ig.com.br
ping www.uol.com.br
ping www.terra.com.br

Viu que automaticamente você recebe o endereço IP do site ? Isso não ocorre magicamente. Seu sistema operacional é responsável por consultar o DNS e fazer a conversão para você. Além disso, existem os chamados RootServers na internet que são responsáveis por consolidar todos os nomes disponíveis na internet, no mundo todo. Veja aqui onde estão cada um dos rootservers no mundo!

Você pode me perguntar: -Tá, entendi. Mas como eu crio um nome novo ?  Para os domínios do Brasil, que terminam com “.br”, existe um órgão chamado registro.br que é responsável por fazer todo processo. Para registrar um domínio você paga apenas R$30,00 por ano.

Para mais detalhes, acesse o site deles diretamente através do endereço http://www.registro.br

Não vou entrar no mérito de como construir um site, mas basicamente você precisa de um nome na internet e de uma máquina que hospede sua página. Basta googlar a palavra “hosting” ou “hospedagem de sites” que aparecerão diversas opções com diversos preços.

É isso.. Tem dúvida, comentário ? Mande uma mensagem pelo formulário..
 

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 2%

2 Comments so far

  1. Emerson on June 24th, 2008

    Genial esse mapa com os root servers!

  2. admin on June 25th, 2008

    Realmente muito legal mesmo a imagem dos rootservers !

    Dns é algo que todos que trabalham com internet deveriam saber, mas não é bem o que ocorre.

Vale Presente