Famelix – O linux com cara de windows

Ontem (16/07) achei algo funcional, realmente muito funcional…

Precisava imprimir um documento para enviar por Sedex (apesar da greve) e como estava na rua, acabei achando uma loja de informática que tinha um PC e acesso à internet.

O sistema operacional do PC tinha cara de windows vista e até então estava achando que era, pois estava navegando no Firefox. Quando mandei o meu arquivo pdf abrir, apareceu o KPDF e eu pensei: “Ué, será que portaram o KPDF pra Windows?” e depois quando mandei o arquivo imprimir vi lá sistema de impressão CUPS – Unix, concluí que não era Windows, era Linux! Um Linux com cara de Windows !

Não pensei duas vezes, apertei ctrl+alt+backspace, caí no terminal e digitei uname -a e apareceu FAMELIX GNU LINUX X86 2.6.17 SMP. Pensei comigo “nome legal.. famelix, um linux com mod para ficar parecido com windows… interessante”.

Cheguei hoje cedo aqui na empresa e comecei a pesquisar sobre o sistema operacional. Achei o site e por incrível que pareça é mantido por brasileiros. Caso queira conhecer o endereço é http://www.famelix.com.br .

Famelix download

Famelix download

Baixei a iso e estou testando na minha VM. O arquivo tem 697Mb no total (não invejem minha conexão, trabalhar em empresa .COM tem dessas vantagens, hehe).

Você pode me perguntar mas por que raios é funcional ? Simples… algo desse tipo acaba com o paradigma de que o usuário não pode usar linux pois é diferente do Windows. É fantástico!

Aqui uma screenshot para ter idéia do que to falando. Não deixe de comentar !

Screenshot - Famelix linux

Screenshot - Famelix linux

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 3%

6 Comments so far

  1. Emerson on July 17th, 2008

    Eu tenho dois casos de sucesso de familiares que não são da área de informática e usam o Kubuntu diariamente e nunca sentem falta do Windows. :-)

    E esse famelix tem o defeito de ter, justamente, a cara do Windows. Até o papel de parede do Teletubies os caras copiaram. :-)

  2. admin on July 18th, 2008

    Usar é uma coisa.. Agora quero ver dar para um usuário o poder de customizar, mexer do jeito que quiser, montar e desmontar unidades removíveis automaticamente, sem dar a sensação de que está “perdido”.

    A última experiência que tive implantando sistema para usuário final com linux foi terrível, pelo simples fato da perda de identidade com o windows. A sensação que tinha é que eles estavam em um mundo obscuro, totalmente perdidos.

  3. Luiz on August 4th, 2008

    O linux é anos luz mais avançado do que o Windows, so que para não programadores acostumados a popularidade o SO do Bill, migrar para o linux é o mesmo que sair da Terra e ir para um outro Planeta. Portanto, um sistema operacional para estes usuários tem de ser bem parecido com a plataforma Windows: os comandos, as figuras dos icons, os graficos e gerenciamento. Só assim o linux ficara mais popular e competitivo.

  4. Marcos on August 18th, 2008

    Concordo com nosso colega Luiz, quanto mais parecido e funcional com ferramentas Windows (Pacote Office por exemplo) melhor. Assim como o colega Admin, tive graves problemas com usuários na implantação de linux. A solução veio com essas versões linux com cara de windows. O bom e pacato usuário não quer saber se linux é confiável/estável, se não lhe apresentar uma interface semelhante/igual a Windows, ele simplesmente a descarta e sente calafrios ao ouvir o nome linux.
    Para catequizar usuário ao linux é necessário compreender sua crença atual. Mostrar que há uma luz muito mais irradiante que a pequena lanterna que o guia.

  5. admin on August 20th, 2008

    Caro Marcos, o admin sou eu mesmo, Robson :D .

    Realmente não preciso acrescentar nada nos seus comentários. Faço das suas palavras as minhas palavras.

    Acho que não vale entrar no mérito do melhor ou pior e sim da interação com o usuário.

    Abs,

  6. Natan on June 21st, 2011

    É realmente esse é um bom sistema, porém como eu ainda naum tenho o meu próprio computador, eu ainda não posso migrar para um sistema baseado em linux, eu uso o Windows 7 Ultimate 32 bits, eu particulamente ainda acho o linux muito melhor q o windows na questão velocidade, confiança, e tbm. por ele ter o código aberto, porém o windows é muuito melhor na questão compatibilidade, pois as maiorias dos softwares são exclusivamente para windows, inclusive a instalação de alguns programas de modens, eu já tive q formatar um notebook por q a garota hávia assinado um pacote de internet da vivo e a instalação q veio no moden nao funcionava em nenhum sistema baseado em linux.

Vale Presente