Especialista em OpenSocial

Escrevi há alguns meses sobre o potencial do OpenSocial, aqui, no meu blog. Quem ouviu e correu atrás, se deu bem e antecipou ao mercado. A demanda por profissionais está razoável e poucas pessoas dominam a plataforma.

Nesse meio tempo, entre versões beta e especificações, tenho acompanhado constantemente a evolução do OpenSocial, fazendo parte inclusive da lista oficial de discussão dando sugestões, enviando bugs, etc.

Acabei me tornando um verdadeiro especialista em OpenSocial e viciado no desenvolvimento de widgets. Se você não tem a mínima idéia do que é o OpenSocial, basta entrar no seu Orkut e ver os aplicativos rodando. BuddyPoke é um exemplo e um dos mais conhecidos.

Basicamente, o OpenSocial é um conjunto de APIs escritas em Javascript que possibilita ao desenvolvedor integrar com as funcionalidades nas redes sociais. Esse conjunto de APIs possui uma especificação padronizada, que é mantida por uma equipe de arquitetos da Google, MySpace, Hi5 e outras pessoas que contribuem para o processo.

Em outras palavras, seria totalmente possível utilizar um mesmo aplicativo em todas as redes sociais, fazendo uso exclusivamente das APIs descritas e padronizadas. Utilizei o “seria” justamente para deixar claro que nem sempre é verdade; para os programadores que estão lendo esse post, basta lembrar-se do SQL Ansi – nem sempre a mesma query roda em Oracle, Sql Server, MySQL, etc.. sempre tem algo que é um pouco diferente.

Enfim, se você tem interesse em começar a codificar e usar a plataforma OpenSocial, você precisa saber razoavelmente bem Javascript e HTML, além de abrir uma conta de desenvolvedor em uma rede social para fazer deploy e testar os Widgets. No caso do orkut, essa conta chama-se Sandbox e pode ser acessada em http://sandbox.orkut.com . Quando começar a entrar no mundo, perceberá o tamanho potencial que isso tem.

Depois disso, o material inicial que recomendo é o site de OpenSocial no Google que possui diversos artigos, desde carregar lista de contatos, até trabalhar com dados persistentes e uso de RSS.

http://code.google.com/apis/opensocial/articles/

Mão na massa! Para clarear o seu trabalho e ajudar no entendimento, aqui vai algumas dicas:

  • O arquivo do OpenSocial é um .xml com estrutura definida. Dentro dele você pode trabalhar com HTML, Javascript e CSS, ou se preferir, pode usar qualquer linguagem de programação, setando o cabeçalho como text/xml e jogando a estrutura no XML requerido, usando UTF8;
  • As redes sociais fazem cache da sua aplicação e para você testar existem algumas manhas para fazer o processo sem cache. No caso do Orkut, acrescente o parâmetro bpc=1 na url (bypasscache=1);
  • Existem basicamente 2 formas de visualizar o aplicativo: Profile e Canvas. Profile é quando o box abre dentro do perfil do usuário e canvas, quando o aplicativo abre inteiramente na página, clicando no nome do aplicativo;

É isso!

Em breve vou colocar aqui algumas referências de Widgets que escrevi usando OpenSocial e que estão rodando no Orkut, iGoogle ou MySpace.

Tem dúvida, comentário ou sugestão ? Poste aqui.

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 4%

5 Comments so far

  1. Pierre on October 4th, 2008

    Robson,

    É a primeira vez que acesso o seu blog e gostei muito dos assuntos que aborda.
    Em relação ao OPENSOCIAL, o programador pode usar outras linguagens não é? Por exemplo posso desenvolver uma aplicação em Delphi para executar alguma funcionalidade por exemplo, digamos assim, postar recados na pagina?
    Abraço,

    Pierre

  2. admin on October 11th, 2008

    Olá Pierre,

    Desculpe-me pelo atraso na resposta, mas não estou no Brasil.

    Dá pra você desenvolver em qualquer linguagem, desde que a mesma retorne o XML requerido pelo Opensocial e que os headers retornem também text/xml.

    Eu particularmente não vejo muita vantagem já que o conteúdo precisa ser trabalhado basicamente com javascript, pois o postback é bem complicado de se fazer e vc acaba perdendo em alguns pontos.

    Existem algumas regras no opensocial e postar recados é algo que vc não pode fazer (exemplo mandar scraps). Vc pode desenvolver suas próprias funcionalidades o que é muito mais interativo e prático.

    Olhe outros widgets como o BuddyPoke para ter idéia de interatividade.

    Um abraço,

    See ya,

    –Robson

  3. felipe on October 24th, 2009

    dr,

    gostaria de desenvolver um aplicativo para orkut.

    entra em contato comigo.

    um abracaoo

  4. Compositor Paolo Mattos on July 22nd, 2010

    olá, gostaria de saber se existe algum modelo que eu possa editar do apps siga-me.
    Sou compositor musical e seria muito importante para minha carreira, desde já muito obrigado e aguardo contato.
    Exemplo de aplicativo:
    http://www.orkut.com.br/Main#Application?uid=5696220270926743703&appId=463001767525

  5. Ricardo Mariho on February 6th, 2012

    Olá! não tenho certeza de que você irá responder aqui pois, pelo que eu vejo, tem muito tempo que teve o último post! Mas vamos lá! Eu quero saber onde o arquivo XML com o JavaScript do gadget roda. É no servidor que fazemos o upload? Eu utilizo o GGE para armazenar meus arquivos de aplicativos. É nele que, quando eu quero usar meu aplicativo, o arquivo é interpretado e aparece o resultado no iGoogle?

    Espero ter sido claro o suficiente. Obrigado

Vale Presente