Dicas de viagem para Vancouver – Transporte público

Continuando com a série de posts sobre dicas de viagem para Vancouver, vou falar um pouco do funcionamento do transporte público por lá.

Está disponível para as pessoas três tipos de transportes:

  • Ônibus (elétricos e diesel);
  • SkyTrain (metrô, por cima da cidade);
  • SeaBus (balsa que cruza downtown->norte de vancouver e vice-versa);

A pontualidade é incrível. Nos pontos de ônibus você pode ver o horário que passa, e pode confiar, realmente funciona. Caso queira um mapa com os ônibus e os horários, vá na biblioteca que fica na Robson St x Richards St e retire o TIMETABLE GRATUITAMENTE!

Como funcionam os tickets:

1- Se você vai ficar mais que 3 semanas, recomendo comprar o BusPass. BusPass é um bilhete que permite que você ande a vontade de transporte público, independente de horário. Existem 3 tipos de BusPass, que são divididos por zonas. Somente Vancouver é zona 1;  Norte de Vancouver ou Burnaby é zona 2; Surrey é zona 3;

  • Se você for andar somente em Downtown e de vez em quando para outros locais, compre o bilhete de 1 zona que custa CAD 45,00 (amarel0);
  • Se você estiver morando em Norte de Vancouver ou Burnaby, compre o de duas zonas (vermelho) e que custa CAD 99,00;
  • Se estiver indo para Surrey (o que eu duvido), precisará de 3 zonas;

Além disso, uma dificuldade que tive foi “onde eu acho o BusPass para comprar em Vancouver”?

Depois de muito perguntar, descobri que o bilhete é vendido nas lojas SevenEleven, essas lojas de conveniências que estão espalhadas por toda a cidade de Vancouver, tipo BrMania. Se você estiver na WaterFront Station (Seabus), do lado de Downtown, suba a Seymour St e no segundo quarteirão vai achar, na sua esquerda.

Outra informação importante é que esse bilhete só é vendido até o final da primeira semana de cada mês. Se puder programar sua viagem para começar no início do mês, melhor pra você. Economizará alguns dólares :)

2- Não consegui comprar o BusPass em tempo, o que eu faço ?

Bom, na mesma SevenEleven você pode comprar uma cartilha de tickets que você pode usar para os transportes. Dentro do horário de pico (7:00 am até 18:00pm), cada passagem custa CAD 3,75 e é válida por uma hora e meia. Nos horário fora de pico, custa metade, ou seja, CAD 1,75. Não compre 100% dos tickets para horário de pico, saiba dosar.

Outra coisa é que caso você não queira comprar antecipado, pode colocar SOMENTE MOEDAS nas máquinas dos ônibus, onde não há devolução de troco. Nas estações do SEABUS e SkyTrain, você pode pagar com dinheiro e cartão de crédito nas máquinas e receber troco.

Conhecendo os lugares

O sistema transporte de Vancouver está totalmente integrado com o googlemaps. Se você não conhece, sugiro dar uma olhada na funcionalidade, é fantástico: você diz de onde e para onde quer ir, clicando em “transporte público” e o site te dá todas as coordenadas, quais ônibus pegar, onde descer, tempo de percurso, etc… Moleza, não :)

Ahh.. uma informação importante que eu recebi foi: “Se você se perder, pare um motorista de ônibus e pergunte”. Realmente funciona! Os caras são treinados para ajudar as pessoas.

Para finalizar esse pedaço, mais algumas dicas interessantes:

1- Em downtown (centro da cidade), existem duas ruas principais: Robson Street e a Georgia Street. Os acessos para Norte e Oeste de Vancouver, são feitos pela Georgia Street e a maioria dos ônibus passa por lá.

Para Norte de Vancouver, os Ônibus 240, 241, 246, 247 servem e caso precise de conexão em outro ponto, pode fazer na Marine Drive com a Capilano.

2- Em downtown existem duas estações de trem (skytrain), e de acessos fáceis. Uma fica na Burrard Street, que cruza a Robson Street e a Georgia Street e outro, na Granville Street, que também cruza, sendo que a diferença entre elas é de 3 blocos, dá pra andar tranquilamente.

3- Existem 2 linhas de skytrain: Millenium Line e Expo Line. A Expo (linha azul), oferece serviços até King George e a Millenium Line (linha amarela), até VCC-CLARK. Existe um ponto de conexão entre as duas, caso queira: Commercial Drive (Millenium) ou Broadway (Expo).

E mais, é possível ir pro Seabus direto de Skytrain pela Expo Line…

Enfim, acho que cobri os pontos principais, e como sempre, fique à vontade para perguntar. O próprio site da Translink (empresa que opera o transporte público em Vancouver), dá um monte de informações.

http://www.translink.bc.ca/Transportation_Services/default.asp

Em outra oportunidade falarei dos transportes para as estações de esqui e cidades como Victoria.

Have fun!

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 6%

25 Comments so far

  1. Bianca on June 26th, 2009

    Parabens, otimas as informaçoes !

  2. Marília Araújo Cerqueira on July 28th, 2009

    Boa Tarde Robson, estou chegando dia 08/08 agora, meu mardido vai participar de um congresso no Hotel Haiate,na 655 Burrad Street,como está muito caro, estamos procurando um albergue perto, mas com quarto para casal apenas,doa dia 8 à 11, é difícil de conseguir? Entramos nos sites, mas, não estamos conseguindo nessa condição, é seguro? Você pode nos dar alguma dica? Dia 11 iremos para o Hampton Inn onde ficaremos até dia 16, e depois dessa data, estamos querendo ir para outro lugar mais em conta, pois, ficaremos até dia 24.
    Moramos em Foz do Iguaçu, aqui 17 graus é bem frio, estamos usando roupas de montanha, temos que levar bastante? Já temos roupas especiais, pois, gostamos de escalar, acampar etc.
    Mais uma pergunta, quais montanhas nos indica, nada radical, pois, queremos passear bastante.

    Parabéns pelo seu site, tem nos ajudado bastante.

    Obrigada,

    Marília.

  3. admin on July 28th, 2009

    Oi Marília!

    Não consigo dizer muito sobre albergues, mas tem alguns hotéis na Robson Street, que corta a Burrard, lá no começo, depois da Bute St que são bem em conta.

    Tive alguns amigos que moraram em Albergue em Vancouver, mas não falavam muito a respeito não. Sobre seguro, com certeza é: Tudo é muito seguro por lá.

    Sobre as roupas, em Agosto estará um tempo ameno ainda, Vancouver não faz tão frio assim. Veja que hoje por exemplo, está 25 graus por lá. Veja no site http://www.cbc.ca , coloca Vancouver como cidade.

    Eu sugiro que você compre roupas por lá. Leve o mínimo.
    Não deixe de ir para Grouse Mountain, e se puder, para Rocky Mountains, é lindo.

    abs

    Robson

  4. Rosana on January 30th, 2010

    Oi Robson;

    Eu moro no sul de Surrey e vou para a escola de onibus e trem, qual passe devo comprar? Existe um que serve pra onibus e trem? ou tem que ser 2 mesmo?
    Eu sou estudante por um ano, consigo comprar passe de estudante?

    OBRIGADO, Rosana

  5. admin on February 1st, 2010

    Rosana,

    Só existe um passe. Surrey se não me engano é 2 zonas.

  6. Juliano on May 17th, 2010

    Hello Robson.
    Parabens pelo blog, muito bom mesmo, me foi realmente util.
    Estou partindo neste sabado proximo 22th May to Vancouver for 3 months.
    Se puder gostaria que indicasse alguns locais para comer, como de tudo, a ideia é gastar o menos possivel you know, vou ficar na robson street com a Georgia…
    Obrigado e até mais.

  7. luciana on June 27th, 2010

    gostaria de saber de quantos dias preciso para conhecer o melhor de vancouver.obrigado

  8. Vanessa Lima on July 4th, 2010

    Oi Robson só p atualizar o BusPass p/ a zona 2 agora´o valor é de 110 dolares canadenses ok?

  9. Alexandre on November 6th, 2010

    Opa! bacana o blog.

    Uma dúvida. Qual a maneira mais econômica para ir do aeroporto até downtown?

    Grande abraço. Alexandre

  10. admin on November 29th, 2010

    Alexandre:
    Maneira mais econômica é ônibus – mas não é a mais prática, por causa das malas. Um táxi deve custar ~30 dólares.

    abs

    Robson

  11. Luiz on December 7th, 2010

    Robson
    Parabéns pelas informações postadas.
    Vamos esquiar em wistler, gostaráimos de saber:
    1)se recomendas alugar carro, ou qual transporte público?
    2) Para ir a Seatle, vale a pena de carro, ou melhor de trsnporte público?
    CDS

  12. Maria Helena on February 1st, 2011

    Oi Robson
    Em maio estarei em Victoria e gostaria de ir a Seattle. Será que é melhor pegar um ferry lá mesmo, ou ir para Vancouver e atravessar por lá. Gostaria de ganhar tempo e não sei qual é a melhor opção. Agradeço se voce puder ajudar.
    Maria Helena

    Obs. Estarei com carro alugado.

  13. admin on February 1st, 2011

    Eu pegaria o Ferry, sem dúvida.

  14. Meyre on February 4th, 2011

    Pretendo chegar em Vancouver no dia 09 de julho, será que ticket mensal ainda estará a venda? Vou a turismo e pretendo me locomover em várias direções. Qual zona devo comprar? Não sei se vale a pena andar de transporte publico em Vancouver e só alugar carro para ir para Seattle ou se já alugo ao chegar em Vancouver, minha viagem será de 8 dias ao todo, porém não sei onde devo ficar mais tempo, mas acredito que passarei 5 en Vancouver e 3 em Seattle. Por favor, me responda, pois estou com dúvida. Se optar pelo carro, tem estacionamento perto dos pontos turisticos? Grata, Meyre

  15. admin on February 9th, 2011

    Olá Meyre.

    Se eu fosse ficar 8 dias apenas, sem dúvida alugaria um carro de cara. Mas isso depende de cada um, tem gente que prefere andar somente de transporte público.

    Sobre 9 de julho, provavelmente você ache, e compre 2 zonas.

    abs

    Robson

  16. Meyre on February 9th, 2011

    Robson, agradeço o retorno.
    Resolvi alugar carro mesmo, pois assim fico livre pra fazer meu roteiro (vancouver- nanaimo- victoria- port angeles-seattle- vancouver) sem ter tempo determinado para ficar em cada lugar. A travessia de ferry boat tem que ser agendada? Como funciona a travessia?
    Grata e, no aguardo do retorno.
    Abcs
    Meyre

  17. Amanda on June 18th, 2011

    Olá Robson…Estou adporando o blog, já me ajudou muito com as dúvidas.

    O BusPass serve tanto para onibus como para skytrain? Vou ficar em Burnaby e fiquei sabendo que precisarei pegar um onibus até a estação e depois o skytrain até Granville. Me ajude!
    Obrigada

  18. Isac Berman on August 7th, 2011

    Olá Robson,
    Primeiro,parabéns pela iniciativa.Estou indo pela primeira vez ,eu e minha esposa(54 e 47 anos).Aliás,ela acabou de saber que está grávida.Será nosso primeiro filho.
    Será que pode me ajudar com algumas dicas?Chegaremos dia 14/09 e ficamos tá 19/09.Vale a pena alugar um carro ou melhor não?Qatos destes dias deveríamos ficar em Vancouver e qtos dias seria necessário para ir a Vitória e Whistler?Seriam viagens de ida e volta no mesmo dia ou melhor ficar uma noite?
    Desde já gratp pelas dicas

  19. Barbara on August 22nd, 2011

    Robson, adorei o seu blog.
    Irei para Vancouver ficar 3 semanas e 2 serão a estudos e uma sera dedicada mais a lazer e conhecer a cidade, realmente não entendi nada disso de zona 1, 2 e 3. Poderia me ajudar? pois não sei qual comprar ou não.
    Detalhe que não tenho o visto EUA entao se alguma zona passar por algum lugar, não sei, não poderei entrar. Poderia me explicar? desculpe a ignorância!! Obrigada

  20. izaura on November 30th, 2011

    Robson, eu vou p/ Vancouver dia 18 de dezembro, você acha que compensa pedir para a minha família lá comprar um passe pra mim, ou é melhor usar tickets? serão 13 dias.
    E você falou que a passagem é válida por 1h e meia, como assim?!

  21. admin on December 2nd, 2011

    Izaura,

    Vale a pena pedir para comprar os tickets, dependendo do tanto que vai andar de transporte. Vale por 1h e meia o ticket que você compra dentro do onibus.

    Pode usá-lo quantas vezes quiser por 1h e meia.

    abs

    Robson

  22. inacio on July 28th, 2012

    Estou indo para Vancouver em agosto. Não tenho roupas de frio, pois moro em uma ciade muito quente na região nordeste.
    Estou levando apenas um casaco mais ou menos quente e algumas blusas de manga comprida de algodão.
    Deixo para comprar agasalhos e outras roupas em Vanouver?
    E para passar 02 meses, você tem ideia e quantas calças devo levar?

    Parabéns pelo site, tem-me ajudado bastante.

    Abraços, Inácio

  23. Bruna on August 12th, 2012

    Olá,
    Robson, estou hospedada em homestay em Burnaby, eu comprei os tickets, mas gostaria de saber se posso usa=lo nos onibus e no skytraim?
    Outra duvida, como faço para ir de Burnaby até o centro de Vancouver?
    Tks
    Abraços
    Bruna

  24. admin on August 12th, 2012

    Bruna: Se não me engano Burnaby é zona 3, então, precisaria de ticket de 2 ou 3 zonas. Sugiro que você olhe no googlemaps, pois lá te dá todas as dicas inclusive horários dos onibus.

    abs

  25. Pâmela Melo on June 6th, 2015

    Ótimas dicas!
    Tenho uma dúvida. Estou indo à Vancouver no dia 15/08/15 e vou ficar por um mês. Se eu conseguir alguém pra comprar o buspass pra mim, na primeira semana de agosto, ele só será válido até o final de agosto ou tem um mês de validade a partir do momento que eu começar a usar?

    Obrigada!

Vale Presente