Debug de aplicativos PHP com eclipse

Praticamente todas as linguagens de programação que estão por aí no mercado oferecem opção de debug. Comecei a programar PHP há pelo menos 6 anos e acabei de acostumando a debugar programas escrevendo “prints” na tela e lendo arquivos de log… coisas de fanático por ambientes unix mesmo :D

Hoje muito evoluído, o PHP tem diversas opções de debug e inclusive plugin integrado ao Eclipse. Como uso A IDE para escrever código em diversas linguagens (C++, Java, Python, etc..), resolvi procurar algo que tivesse uma característica parecida com o debug das outras linguagens.

Achei o PHPEclipse, um plugin que dá highlight na sintaxe do PHP, além de oferecer suporte ao debug diretamente da IDE.

Para instalar o plugin e sair usando, basta abrir o Eclipse,  menu Help->Software Updates. Depois disse clique em add site e coloque o endereço http://update.phpeclipse.net/update/stable/1.2.x . Depois disso só selecionar o phpdebug e mandar instalar.

Instalado, é necessário instalar a extensão que faz o debug. Eu conheço por uso próprio o DBG e o PHPDebugger. Nesse caso vou citar como fazer o processo usando o DBG.

Baixe o DGB. Só é necessário o pacote de modules. Descompacte em um local qualquer e no diretório x86 pegue a dll correspondente a sua versão do php, jogue no diretório ext do php e renomeie de “.x” para “.dll” .

Feito isso, vamos editar o php.ini, incluindo:

Procure por “extension=” no código e inclua a linha abaixo de qualquer um:

extension=php_dbg.dll

e depois coloque no final do arquivo ..

[debugger]
debugger.enabled = true
debugger.profiler_enabled = true
debugger.JIT_host = clienthost
debugger.JIT_port = 7869

Reinicie o apache e crie um programa “teste.php” com phpinfo() dentro. Se estiver tudo correto, aparecerá as informações que o debug está ativo.

Agora é só parametrizar o eclipse para fazer o debug, clicando em debug->configuration. Procure o item PHP DBG e adicione uma configuração abaixo dele.

Os campos Project e File deverão ser preenchidos automaticamente, sendo necessário você clicar em Environment.

Ative “Remote Debug”, e em”Remote Source Path”, coloque o caminho relativo da sua aplicação. Ex: c:\www\app. Faça o mesmo em Mapped Path, e pronto.

Aplique, coloque uns breakpoints num php qualquer e faça o teste. O breakpoint vai parar em cima da linha se tudo funcionou.

Debug PHP com Eclipse e DBG

Debug PHP com Eclipse e DBG

Mais informações, no tutorial em inglês:

PHP Eclipse com DB – inglês

.

Dúvidas ?

Poste aqui.

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 3%

No Comment

Vale Presente