Como tirar certificação PMP do PMI

Tirar a certificação de PMP talvez seja o maior “sonho de consumo” de um gerente de projeto. Muita gente sente até dor de barriga ao pensar na prova e como já estou certificado há mais de dois anos, resolvi escrever um pequeno tutorial sobre os passos que segui para conseguir o título e poder incluir as letrinhas em minha assinatura :D . Dividi em 3 etapas: requisitos para o processo de certificação, conteúdo da prova de PMP e o qual material estudar.

1- Sobre o processo, e necessário:

  • Comprovar experiência no cargo de gestor de projetos. Três anos caso você possua ensino superior e seis anos, caso não possua ensino superior;
  • Realizar algum curso, de pelo menos 40 horas, em uma instituição credenciada pelo PMI;
  • Preencher a carta de eligilidade, online, comprovando sua experiência na área e aguardar que seja *aprovada;
  • Marcar a prova no Prometric mais próximo de sua residência;

* O processo de validação da carta de eligibilidade é feito de forma aleatória e caso seja selecionado para auditoria, deverá apresentar documentos que comprovem o que foi escrito, portanto, muito cuidado ao preencher os dados.

Para preencher a carta de eligibilidade, você deve se cadastrar no site do PMI; o sistema é chamado de CertApp.

2- Sobre a prova de PMP:


Quando obtive minha credencial de PMP, muitos amigos, gerentes de projetos, perguntaram a mesma coisa: “A prova é difícil ?” e a minha resposta, vou colocar aqui:

É difícil, mas não é um bicho de sete cabeças. Para tudo feito de forma planejada, com estudo, é mais fácil.

Algo que costumo dizer é:  Não pense que mesmo você sendo o melhor gerente de projetos do mundo, pode sentar-se lá e conseguir passar na prova. Os motivos são simples:

  • É necessário treinar ficar com a bunda na cadeira por quatro horas pensando e respondendo perguntas (são 200). Fazendo uma conta simples, você tem 1.2 minuto para responder cada questão;
  • A prova testa seus conhecimentos, na ótica do PMBOK e do PMI. Você pode achar que o conceito está errado, mas eles querem que você pense de acordo com o que é exposto;
  • Não existe questão errada, existe a questão mais correta;
  • Tem muita pegadinha e várias questões encadeadas sobre um mesmo assunto; errou uma, errou várias;
  • A inscrição para fazer a prova é cara, você é monitorado por câmeras e espelhos, não pode entrar com nada na sala, portanto, se não souber controlar seu nervosismo e ansiedade, corre um sério risco de tomar um branco e esquecer muita coisa;

A tradução para o português brasileiro é muito boa, mas em caso de dúvida, vá no inglês, principalmente para as questões relacionadas à valor agregado. Não é requisito saber inglês, mas eu afirmo com toda certeza que isso faz uma diferença muito grande.

Acho que consegui transmitir a idéia, vamos agora para a parte que mais interessa: material de estudo para a prova!

3 – Qual material utilizar para estudar para a prova de PMP:


Esse é o grande X da questão!

Eu fiquei com muita, mas muita dúvida mesmo sobre o assunto. Cada vez que lia sites sobre o assunto, ficava com mais dúvidas ainda, até que em determinado momento resolvi pegar os materiais de apoio para a prova e tirar minhas própria conclusões.

O único site que encontrei, e que realmente me guiou no processo de certificação foi o PMHUB.net, um site gringo, voltado somente sobre o assunto. Sugiro que você vá ao fórum de lições aprendidas (lesson learned, vai ouvir muito disso ainda), onde cada profissional que fez o uso do fórum conta sua experiência para passar na prova e o que caiu. É meio que uma tendência, e ajuda a você focar seus estudos em alguma área específica.

Você pode ver meu post, datado de 23 de julho de 2007 (em inglês) sobre os passos que segui de forma resumida. Vou passar mais alguns detalhes por aqui…

Roteiro:

1- Eu fiz um curso preparatório para a certificação na CPLAN, aqui em São Paulo. Foi muito bom, pois tive aula com profissionais excelentes, inclusive com o presidente do PMI-SP da época. Além disso, fiz um networking com profissionais de diversas empresas.

Nessa época, todos sem exceção, falavam do livro da Rita Mulcahy e é por aí que eu mando você ir! Como material introdutório e que dá muitas dicas sobre a prova, é o melhor que tem. O software dela, FastTrack eu recomendo 100%.

Foi daí que eu gastei horas e horas fazendo simulados e aprendendo a “forma de pensar” do teste. Como conseguir o software fica com você. Eu comprei a minha licença, mas quem procura por aí, acha. Tanto o livro, quanto o software, são em inglês e mais uma vez eu volto a dizer: tem que ter um bom nível de inglês para poder chegar num nível de entendimento legal.

2- Leia o livro pelo menos 2x e faça muitos simulados.

Para ir um pouco mais a fundo nos processos, leia o livro da Kim Heldman, o famoso vermelhinho e que tem tradução para o português. Essa dica pra mim foi crucial quando estava estudando, pois descobri os pontos em que precisava focar um pouco mais meus estudos.

3- Faça também os mini testes e quiz que o livro oferece. Parecem bobos, mas ajudam a fixar o conteúdo sem decorar.

Quando começar a atingir acima de 80% dos simulados, marque a prova. É nesse momento exato que seu conhecimento está turbinado e o próprio pessoal do fórum falava dos picos de aumento e diminuição de índice de acertos nos simulados. Apareceu meio que uma tendência as pessoas com índice entre 80-85% passarem na prova de primeira.

4- Outras dicas valiosas:

1- Quando começar, vai ver que tem gente que vai perguntar: “tá estudando por área de conhecimento ou por grupo de processos?”.

Quando seu nível de conhecimento sobre o PMBOK estiver elevado, vai concluir que você precisa saber os processos pelos dois modos e isso cai muito na prova. Aparece muito por aí o termo ITTO, que significa Input, Tools & Techniques e Outputs, em outras palavras, entradas do processo, ferramentas -  técnicas e saídas. As combinações são muitas – tanto por área de conhecimento, quanto por grupo de processo.

Lá no site do PMHUB, tem umas planilhas que os caras colacaram uma matriz no excel e eu acabei uma hora entendendo, sem decorar. Até hoje lembro, hehehe.

2- Procure simulados na internet. Eu usei um site chamado PmStudy.com, onde os 30 primeiros do dia podiam fazer o simulado de graça. Conectava logo cedo quando queria fazer no domingão e ficava lá fazendo o teste.

3- Tire uma semana de férias antes da prova, para dar uma revisada geral nos seus estudos. Eu estudei dois meses para a prova, com uma carga horária de trinta horas por semana (praticamente a noite e finais de semana) e achei que essa semaninha foi crucial.

4- Um dia antes da prova, tire o dia para relaxar, fazer qualquer coisa que não seja pegar o livro.

5- Ao chegar no Prometric, faça o que chamo de Braindump. Pegue uma folha sulfite que te dão e anote tudo aquilo que você acha que pode esquecer. Fórmula de Valor Agregado, corrente crítica, processos, etc. Você tem 15 minutos de pré-teste antes do simulado para entender como funciona a prova. Como é muito simples, utilize esse tempo por algo que vá te ajudar.

6- Leve água, barrinha de cereral, chocolate, qualquer coisa que possa enganar sua fome. Você não pode levar para dentro da prova, mas pode deixar no armário e sair pra comer quando quiser.

7- Essa talvez seja a dica mais valiosa. Faça o teste em uma primeira passada, respondendo tudo o que você sabe, de prontidão. As que não sabe ou tem dúvida, marque para a revisão e pule para a próxima. Eu terminei a primeira passada na prova em 2,5 horas, tirei 5 minutos de descanso e parti para a segunda rodada. Terminei a prova em 3,5 horas.

Confie no seu conhecimento e uma vez marcada uma resposta, não fique voltando e mudando, a não ser que tenha certeza que está errado.

8- Não use diversas fontes de materiais, que vão te confundir mais. Eu achei o livro do Arold Kerzner e do Boson muito complexos e os conceitos um pouco diferentes do que o da Rita.

9- Para finalizar, leve os seus estudos a sério, afinal, a grana investida nisso tudo não é para se jogar fora.

Ficou longo, mas pelo menos cobre os assuntos que eu acho essenciais.

Agora, se me perguntar o que me levou a escrever tudo isso, eu respondo: para retribuir toda a ajuda que consegui, lendo, perguntando e para ver o mercado de gestão de projetos com pessoas mais especializadas. É preciso conhecer alguma coisa para passar na prova, sem dúvida :D

Fiquem à vontade para comentar e perguntar.

–Robson Dantas, PMP
Gerente de Projetos

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 6%

65 Comments so far

  1. Patricia on May 4th, 2009

    Prezado Robson,

    No preenchimento de horas dos projetos realizados, você utilizou algum percentual padrão (por exemplo: 5% de iniciação, 20% Planejamento, 50% Execução, 15% controle, 10%encerramento)?

    obrigada pela informação
    PAtricia

  2. admin on May 4th, 2009

    Sem dúvida usei e essa dica foi dada no curso de PMP.

    Obviamente que não dá pra generalizar em todos os projetos. A média é 5% iniciação, 30-35% planejamento (dependendo do caso, até 50), 40-55% execução, 10% controle, 5% encerramento.

    Faça um balanceamento em seus projetos e diga a verdade, sempre. Se for auditada, tem como comprovar.

    abs,

    -Robson

  3. Anderosn on May 13th, 2009

    Bom dia gostaria de saber uma coisa, sou analista programador web, e tenho interesse em estudar para tirar uma certificacao PMI, qual seria minha dificuldade?

  4. admin on May 13th, 2009

    Sua dificuldade seria conseguir experiência com gerência de projetos. É pré-requisito para conseguir fazer a prova: ter +- 3 anos de experiência comprovada para poder aplicar no processo de certificação.

    Além disso, precisa estudar bastante, a prova de PMP não é fácil.

  5. Anderson on May 14th, 2009

    Bom dia, como disse sou analista programador web desenvolvo toda a intranet da empresa para fazer isso eu tenho que fazer todos os passos de uma gerencia de projetos não tem como fugir disso, como iniciação o planejamento a execução o controle e o encerramento, isso tudo eu faço pq precisa ser feito para que o sistemas sejam desenvolvidos corretamente, mas nao existe documentação de nada. minha duvida é como eu posso provar que tenho essa experiencia? outra coisa só é possivel tirar a PMI se eu já trabalhar com GP?
    Essas perguntas eu só posso fazer para quem entende do assunto, então me desculpe qq coisa.
    Obrigado pela atenção .

  6. Edson Motta on May 14th, 2009

    Olá Robson,

    Tenho interesse em obter a certificação PMP. Tenho uma empresa na área de tecnologia onde há alguns anos venho cuidado dos projetos no âmbito do desenvolvimento de software, estou planejando me matricular no curso preparatório para o exame, mas estou com a seguinte dúvida:

    Como se da este processo de comprovação da experiência com gerenciamento de projetos?

    Abraço e parabéns pelo blog. Tenho certeza que será de grande ajuda na minha empreitada

    Edson Motta

  7. admin on May 14th, 2009

    Você precisa detalhar todos os projetos que você fez e dividir as horas gastas por grupo de processos.

    Precisa comprovar pelo menos os 3 anos de experiência se for formado, ou 6 anos se não foi formado.

    Ok ?

    abs

  8. admin on May 14th, 2009

    Não diz que tem que ser como GP, e sim em cargos de liderança. Se não tiver como comprovar experiência é um problema, se for auditado e não tiver como comprovar, nunca mais tira a certificação, por isso defendo que o processo deve ser feito todos nos conformes.

    De qualquer forma, pela experiência que você citou, na minha concepção não é válido para o que é necessário no PMI.

  9. Edson Motta on May 14th, 2009

    Oi Robson,

    Obrigado, aproveitando sua resposta, o que seria um “cargo de liderança”. No meu caso, como somos uma pequena emrepsa no âmbito de consultoria toda gerência fica sob minha responsabilidade, incluíndo evidentemente a elaboração e planejamento dos projetos (9 anos de experiência).

    Isto por si só não me habilitaria a prestar o exame uam vez que eu tenha em mãos as devidas comprovações?

    Abraço,

    Edson

  10. Abílio Neto on June 28th, 2009

    Caro Robson,

    Poderia me informar um site ou algum lugar onde possa conseguir o Exam Prep 6th edition da Rita para fazer download? Estou procurando na net e não consigo , no atual momento não tenho a grana para investir em comprar o livro , por isso gostaria de achar o material na net. Vou fazer a prova já na 4th edição do PMBOK e queria dar uma olhada antes no exam Prep da Rita, se puder me ajudar ficarei agradecido.
    abçs
    Abílio Neto

  11. admin on June 29th, 2009

    Meu caro, sugiro comprar. É caro mas vale a pena.

  12. Josi on July 11th, 2009

    Caro Robson,
    Vc acredita que há tempo para fazer a prova em português? Apesar de estar estudando o PMI em inglês, ainda tenho dificuldades na interpretação de algumas questões em inglês. Ficaria mais segura fazendo a prova em português. Obrigada

  13. admin on July 12th, 2009

    Eu fiz em inglês, mas usava a tradução da própria prova para acabar com “maus entendimentos”. Se você estiver mais segura, faça em português e use a parte em inglês para tirar dúvidas de interpretação.

    Eu tive problemas com termos em inglês que a tradução em português mudava as siglas. Por exemplo: Earned Value (EV) e em português Análise de valor agregado (AVA).

    abs

    Robson

  14. Jhonatan on July 13th, 2009

    Robson,

    vou fazer a prova agora, será que a prova da 4th edição já tem tradução?

    Obrigado.
    jhonatan

  15. admin on July 13th, 2009

    Sim, já tem tradução para a prova de PMP – edição 4.

    abs

  16. Roberta on July 22nd, 2009

    Boa noite Robson,

    Parabens pelo blog, esta bem legal!
    Voce poderia me dizer onde eu consigo comprar o livro da Rita sexta edição em portugues?

    Voce acha que estudando apenas por ele é possivel tirar a certificação?

    Obrigada,
    Roberta

  17. Fernando on July 23rd, 2009

    Seria muito arriscado fazer a prova de PMP agora? Como a prova é nova, você aconselharia a esperar para ver como ficou a prova ou simplesmente estudar o novo conteudo e fazer a prova?

  18. admin on July 23rd, 2009

    Olá Fernando!

    Muita gente pensou nisso na virada da versão 2000 pra 2003. Não mudou muita coisa não, só avalie a mudança nos processos e pode ir pra prova, tranquilo.

    A prova, como já disse não é fácil, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Se está bem preparado, vai passar.

    abs

  19. admin on July 23rd, 2009

    Roberta:

    Não tem versão em português, só inglês. Sugiro ler a versão em inglês, deixará você preparada para os termos e para a prova.

    O único livro que tem tradução é o da Kim Heldman, porém, não achei versão atualizada para a prova nova.

    Sobre estar estudando apenas por ele, minha resposta é não. Alguns assuntos você precisa cobrir por fora, já que para alguns pontos é bem genérico. O jeito mais fácil é fazer muitos simulados para a prova do PMP, isso sim é crucial.

    abs

  20. Elaine on September 8th, 2009

    Robson,

    Parabéns, adorei seu Blog!

    Já fiz o curso e estou estudando. Voce sabe onde encontro os documentos para preenchimento das informações para envio?
    Obrigada,
    Elaine

  21. admin on September 8th, 2009

    Estou entendendo que você quer saber como proceder com a carta de eligibilidade.

    https://www.pmi.org/Authentication/Register/Personal.aspx

    abs

    Robson

  22. Roberta on September 9th, 2009

    Oi Robson, obrigada por sua resposta.
    Queria deixar registrado aqui para o pessoal que já saiu o livro da rita em portugues e adequada a 4th. Esta caro mas vale a pena.

    http://www.projectlab.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=202

    Abracos,
    Roberta

  23. Carlos Maia on November 3rd, 2009

    Boa tarde! Parabéns pelo Blog!
    Estou no gerenciamento de projetos de sistemas de produção lean manufacturing e total performance management. O Projeto é inteiro baseado na proposta do PMI. Iniciei como engenheiro Sr e hj sou gerente. Em abril de 2010 completo os 3 anos nessa “vida”. Uma declaração da empresa seria uma comprovação para experiência? como posso comprovar melhor isso? :) Obrigado!

  24. admin on November 4th, 2009

    Olá Carlos,

    Na verdade uma carta não é suficiente. O processo do eligibility letter, pede que você descreva os projetos que você participou, quebrando as horas por grupos de processos: iniaciação, planejamento, execução, controle e encerramento.

    Todo o processo é avaliado por amostragem, ou seja, se for selecionado, terá que ter documentos que comprovem sua participação no projeto.

    abs

    Robson

  25. Fernando on January 4th, 2010

    Robson, bom dia.

    Fiz alguns cursos de gerenciamento de projetos nas empresas que trabalhei, mas não consigo mais essa comprovação (certificados). Tenho que necessariamente fazer um outro curso para emissão deste certificado? Outra pergunta: Serve qualquer curso on line, por exemplo? Não estou procurando nenhum curso para o exame, pois já estou a um bom tempo estudando e gerenciando projetos.

    Obrigado.

  26. ewerton on February 2nd, 2010

    Caros, estou cursando a especialização em GP (lato sensu). É bastante puxado e gostaria de compartilhar minha dúvida. É possível conciliar o preparatório com a pós? Ou em 10 dias corridos de estudo (férias) Dá pra certificar?

    Percebi que dedicou as noites e final de semana. Tenho medo de jogar dinheiro fora, sem contar que minha pós não tem longas férias .. 2 semanas e olhe lá. Obrigado !

  27. José Renato on February 2nd, 2010

    Robson, gostei muito de suas dicas. Parabens pelo Blog.

    Por favor, não consegui encontrar no site pmhub.net as planilhas que você informou. Você poderia passar o link ?

    Muito obrigado, Zé Renato

  28. Daniela on February 13th, 2010

    Robson,
    Quero iniciar a preparação para realizar a prova do PMP mas estou com algumas dúvidas a respeito dos custos o curso da projectlab está R$2600,00 quanto mais irei pagar até o final deste processo, ou seja, com prova, inscrição e etc…
    Outra dúvida que tenho é a respeito da data das provas. Existem períodos já agendados, acontecem várias veses durante o ano?
    Por onde começo? Pelo curso ou estudando sozinha com material didático específico?

  29. admin on February 17th, 2010

    Daniela,

    Não conheço o projectlab. Quando fiz o processo, paguei o curso – que foi aproximadamente esse valor, mais 500 dólares de taxa para a prova. Você só paga a taxa, uma vez aprovada no processo de carta de eligibilidade.

    Existem vários dias disponíveis durante o ano todo. Pelo que lembro, tinham 3 dias durante a semana que você podia marcar.

    Eu comecei pelo curso e depois fui pelo material didático. Para a prova, você precisa comprovar 80 horas de estudo junto a uma REP (empresa registrada e acreditada pelo PMI).

    Acho que é isso. Se tiver alguma dúvida, faça contato.

    Robson

  30. ewerton on February 18th, 2010

    Robson. O que acha?

    Inglês Fluente ou PMP? Remuneração e cargos).

    Aliás, dá pra tirar a certificação sem conhecer nada de inglês?

  31. André on April 25th, 2010

    Robson Dantas,

    tenho uma dúvida, sou gerente de projetos e de TI a mais ou menos 15 anos, como eu comprovo esta experiÊncia para a certificação? tens algum modelo? poderia enviar?

    Obrigado.

  32. admin on May 24th, 2010

    André,

    Comprova com documentação que você tenha guardado. Foi assim que eu fiz.

  33. Denis Rocha on June 8th, 2010

    Muito ineteressante. Parabéns!!
    Sou gerente de projetos e arquiteto porém estou nesse cargo mais por gratificação de cargo do que por entender dos processos corretos de um gerenciamento. Não desfazendo do meu gerenciamento, claro, mas falta embasamento. Qual curso me indica para entender de processos do PMBOK e PMI?

  34. Rafael Lima on September 21st, 2010

    Boa tarde, Robson.

    Primeiramente, parabéns pelas dicas. Está muito bem estruturada e claro.

    Apenas uma dúvida: muitas pessoas não sabem se suas atividades exercidas contabilizam tempo para justificar estes 3/6 anos de experiência necessários para a certificação. Onde podemos todos tirar esta dúvida? teria um site ou instituição a indicar?

    Muito obrigado, e um abraço!

  35. denis on October 14th, 2010

    ola a todos, praticamente fiz a prova hoje, e graca a deus, passei.
    visando ajudar aqueles que deseja conseguir a certificao deixo aqui o achei da prova.
    ao chegar ao local, voce recebera orientacoes, uma folha com um monte de coisa escrito em ingles, apos isto, seus dados seram validados junto com a atendente que ira lhe dar material para rasculho e encaminhara voce ate sua mesa. inicialmente serao apresentados a voce 15 minutos sobre como usar o sistema e tal. apos isto, ai sim comeca a prova de verdade. bom, o que achei da prova, achei bem tranquila, percebi que 80% da prova se baseia em coisa do cotidiano na area de gestao, ou seja, perguntas do tipo o que voce faria se tal coisa acontece e tal. os outros 20 % e coisa mais a entradas, ferramentas saidas do pmobok.
    no final, coisa mais dificel mesmo é o esperar o resultado, rs

  36. Izaura on October 19th, 2010

    Bom dia Robson…

    Você poderia me indicar instituições que realizam o curso preparatório para prova além da CPLAN???? qual é o tempo de duração para realização da prova?

    Obrigada!

  37. admin on October 22nd, 2010

    Existem várias. Mas as que eu conheço e que foram bem recomendadas, além da CPLAN, são: Fundação Vanzolini e Project Lab.

    Você tem 4 hrs para fazer a prova, e responder 200 questões.

    abs

    Robson

  38. denis on October 22nd, 2010

    Ola a todos,
    Fiz a prova recentimento e consegui a certificação.
    O que eu posso dizer da prova:
    O computador estara apresentando uma tela com log da empresa e um botao Next para que voce inicie a prova.
    As telas em seguindas sao instrucoes sobre o uso da ferrramenta para vc fazer a prova e isto leva 15 minutos, observacao, tudo em ingles. aproveite este tempo para anotar algumas formulas no papel.

    passado os 15 minutos, a prova ira iniciar.
    A tela sera apresentado em duas partes: do meio para cima sera em portugues e a metade de baixo em ingles.

    Pude observar que 80% da prova sao de questoes de situacoes do dia-a-dia da gestao, ou seja, nao pense em decorar o GUIABOK.

    As questoes de calculos sao simples, formula pura.

    Cai duas questoes de diagrama de rede, perguntando sobre caminho critico, mas sao questoes simples tambem, do tipo, qual o valor do ccaminho crito e tal.

    boa sorte a todos
    abraco
    denis

  39. wagner on December 14th, 2010

    Olá, gostaria de saber o valor de um gerente de projetos sem certificação, por que da pergunta? Penso em fazer pós graduação em GP, mas para certificação preciso de 3 anos de experiência, é muito dificil conseguir um emprego como gerente de projetos sem a certificação?

  40. Bruno Neves on April 5th, 2011

    Boa Tarde Robson,

    Minha pergunta é muito simples e objetiva.
    A prova para certificação é toda em inglês ou tem tradução em português?

    Abraço.
    Bruno Neves

  41. admin on April 5th, 2011

    Bruno,

    O idioma oficial é inglês, e você escolhe um segundo idioma. Antigamente já foi pior, hoje a tradução está bem boa.

    abs

    Robson

  42. Daniela on April 10th, 2011

    Robson,

    O livro “vermelho” que vc cita da kim Heldman tem como última edição no ano 2005 em português.
    Achei um livro dela de 2009 (veja o link http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2866362&sid=89552163413410508753170860&k5=2462E0C7&uid= )que “parecem” ser o mesmo.
    Pode me ajudar?
    Se não for, não é um problema estudar por um livro desatualizado?

  43. admin on April 13th, 2011

    Daniela, sim esse seria a troca pelo livro mencionado no post. Mas algo interessante é que é bem maior – praticamente dobrou.

    Pode comprar na Amazon, se tiver condições de realizar o estudo em ingles:
    http://www.amazon.com/PMP-Project-Management-Professional-Study/dp/0470455586/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1244325305&sr=1-1

    Robson

  44. Renan Almeida on May 16th, 2011

    Bom dia Robson,

    Primeiramente, parabéns pelo blog.
    Me graduei em engenharia em 2009 e desde então atuo em uma empresa de gerenciamento de projetos, isto é, já obtive certo contato com a área e vem crescendo com o tempo. Viso a certificação PMP, mas atualmente penso em fazer pós-graduação em gestão de projetos. Você acha que a pós me ajudaria para este objetivo ou ainda é muito cedo para cursá-la? Quanto a experiência comprovada de 3 anos, é somente ocupando cargos de gerência, ou atuando como eng. júnior em um projeto de U$3,5bi(projeto que estou envolvido) dentro de uma gerenciadora seria suficiente?

    Abs,
    Renan.

  45. Luciana on June 27th, 2011

    Obrigada pelas explicações acima, mas gostaria de uma orientação sua.
    Quero ingressar para a área de projetos, mas minha experiência é somente na área financeira.
    Tem algum curso que me aconselharia para que eu possa conseguir uma oportunidade mesmo sem experiência?

    Agradeço desde já,
    Abraços.

  46. Ricardo Francelin on July 4th, 2011

    Olá Robson. Parabéns pelo blog.

    Eu estou fazendo uma pós em: “MBA em Governança de TI”, que é cocada em GP, tenho um enorme interesse em me certificar, mas tenho algumas dúvidas.
    Eu trabalho como desenvolvedor, trabalhei algumas vezes em projetos documentados, mas não como gerente.
    Eu gostaria de saber, que tipo de documento, comprova a sua atuação em um projeto?

  47. André Bem on August 20th, 2011

    Robson,

    Parabéns em compartilhar suas experiências conosco e contribuir na evolução profissional de tantas pessoas. Gostaria de fazer uma pergunta, já possuo ensino superior e atuo como “Líder de Projeto” para desenvolvimento de sistemas, mas meu registro CLT é de “Especialista de TI”.

    Posso participar da certificação CAPM ou PMP comprovando minha participação em projetos somente como “Líder de Projetos”?

    Desde já agradeço.
    André Bem

  48. Douglas Pereira on September 8th, 2011

    Prezado,
    Gosataria de saber se o curso de MBA em Gerencia de Projetos conta como tempo de Experiência.

    Desde já agradeço

  49. admin on September 9th, 2011

    Como experiência não. Conta como curso alternativo de 80hrs que todos que querem certificar devem fazer.

    Experiência conta apenas a do trabalho como gestor, líder, coordenador, etc.

    abs

    Robson

  50. Douglas on September 9th, 2011

    Muito obrigado pela rápida resposta!

  51. Reginaldo on November 10th, 2011

    Prezado Robson,

    Estou me formando agora em Engenharia de Produção e já a algum tempo tenho dado uma olhada nos requisitos para a certificação em Projetos. Como não tenho nenhuma experiência prática na área (apenas teórica), isso seria fator impeditivo para a certificação. Como comprovar essa experiência? Gostei muito do site e fico aguardando retorno.

  52. admin on November 10th, 2011

    Reginaldo,

    Você precisa comprovar experiência enviando documentação. Na prática para ser certificado PMP você precisa de experiência comprovada.

    Pode tentar o CAPM, que é tão complexo quanto, mas requer menos experiência e daqui há uns anos, você atualiza para o PMP.

    abs

    Robson

  53. Fernando on November 29th, 2011

    Olá,

    Seu site me ajudou muito. Principalmente quando fiz meu primeiro simulado e apesar de ter conseguido nota pra passar percebi que meus conhecimentos não estavam muito sólidos. Vou fazer a prova dia 20/12.Tenho algumas dúvidas, talvez você pode me ajudar:

    - COmo você dever saber o capítulo de Ética foi integrado as questões. Falaram que o nível de dificuldade não foi alterado. Você sabe de alguma coisa?

    - Tenho feito os simulados da Rita 7 edição. Não senti diferença para a 6 edição. MInha pergunta é: as perguntas na prova são muito diferente do que as da Rita? Se você pudesse avaliar o nível de dificuldade é igual ou tem diferença?

    Abs

    Fernando

  54. admin on November 29th, 2011

    Sobre ética, continua a mesma coisa de todos os tempos. Leia diretamente no PMBOK, inclusive o glossário.

    As questões da Rita são muito parecidas com o da prova. Eu usava um site chamada pmstudy que também tinha questões bem parecidas com a da prova. Vai nesse caminho que não tem erro .

    abs

    Robson

  55. Fernando on November 29th, 2011

    SObre ética talvez você não saiba mas ela não integra a prova com 9%. Desde agosto deste ano. Dizem que as perguntas relacionadas a ética foram incorporadas dentro das perguntas de outras áreas.

  56. Iverson on January 22nd, 2012

    Robson, trabalhei nos últimos 15 anos como coordenador de informática em uma empresa, lá controlava além de outras coisas alguns pequenos projetos sem documentação como migração de ERP, migrações de bancos de dados e programas específicos, projeto de outsourcing de serviços, páginas web etc. No entanto sai dessa empresa em Março de 2011, essas experiências que tive precisam ser comprovadas por algum diretor ou colega de trabalho? atualmente trabalho como consultor de negócios e no futuro penso em atuar como gestor de projetos nessa empresa o certificado iria me ajudar muito. Atualmente não gerencio projeto.

  57. admin on January 23rd, 2012

    Iverson,

    Sua experiência a ser comprovada DEVE ser como líder (projetos, gerente, coordenador, etc). Se for como pessoa técnica, não vale.

    Documentos de projetos, colega de trabalho, etc, servem como testemunho em caso que você caia na malha fina para comprovar a experiência.

    abs

  58. Cristiana Oliveira on April 13th, 2012

    Eu então, não tenho a menor chance de fazer a prova ou quem sabe o curso? Vou fazer uma de formada na faculdade e o fim do ano termino minha pós-graduação. Terei que esperar mais pouco ???

  59. Frederico Gimenes on May 10th, 2012

    Dantas,

    Ficou show de bola este artigo, e mais ainda quando o final foi retribuir a ajuda.

    De antemão já agradeço as valiosíssimas dicas prestadas no artigo.

    Frederico Gimenes
    Vitóra-ES

  60. Cleiton on May 22nd, 2012

    Robson, parabéns pelo site.
    Trabalhei como supervisor de manutenção por mais de dois ano e coordenava projetos.
    Existe um modelo de declaração para comprovação dessas horas? Atualmente estou em outra empresa mas ainda tenho contato com meu antigo chefe. Já quero deixar preparado, caso exijam a comprovação.
    Obrigado!

  61. VLADIMIR on May 27th, 2012

    Bom dia Robson

    Estou estudando para PMP, qual material vc me aconselharia a estudar, vc tem o libro atual da rita para me enviar?

    abcs
    vladimir

  62. Ricardo Alexandre on June 12th, 2012

    Ola Robson

    Como é feita a comprovação de experiencia como gestor ? CLT ? Ligam para empresa e pergunta para Diretoria ? Como é isso ?
    Tenho vários anos de experiência como gestor de Projetos, mas não comprovada CLT por exemplo.

  63. Rosilene on August 7th, 2012

    Ola Robson, faço Engenharia de Produção e me interesso muito pela area de projetos. Vc poderia me tirar uma duvida , estudante pode tirar este certificado PMP?

  64. Wagner on August 29th, 2012

    Bom dia Robson, se entendi bem para fazer a prova eu preciso já estar trabalhando como gerente, ou líder ou coisa parecida? posso apenas ter faculdade, fazer o curso e fazer a prova?

  65. Alexandre Bellese on May 20th, 2017

    Olá, Robson. Sei que essa pergunta é recorrente, mas cada caso é um caso. Sou arquiteto, formado há 20 anos e há 10 anos trabalhos com gerenciamento de obras, inclusive com financiamento pela Caixa Econômica Federal (com documentação como responsável técnico em meu nome). Isso serviria como comprovação de experiência? Não está claro como eu poderia comprovar experiência na minha área de atuação.

Vale Presente