Portabilidade: Reclame que funciona!

O nosso país é uma vergonha, infelizmente é duro de admitir. Vou relatar uma história (história pois é real) que aconteceu com um amigo que trabalha ao meu lado. Vou chamá-lo de Léo, para não ter que ficar repetindo “meu amigo” toda hora.

Com a concretização da portabilidade, muitos usuários decidiram mudar de operadora para manter seu número. Eu mesmo migrei meu telefone fixo para a Embratel e estou, em fim, livre da Telefônica. Deu um pouco de trabalho, mas funcionou.

O Léo estava puto da vida (para não economizar palavras, hehe) com a TIM pela má qualidade no atendimento e pelo desprezo que ela dá aos seus clientes. Com a portabilidade, o que ele, um usuário insatisfeito, faria ? Com certeza mudaria de operadora, e foi isso que fez.

Com as iniciativas da OI em São Paulo em acabar com a multa de fidelidade e com os incetivos de aparelho desbloqueado, resolveu mudar de operadora e partir para a portabilidade. Ao realizar todo o procedimento com a OI, decidiu ligar para TIM para dizer que estava portando o número e a atendente, disse que a linha precisava ser cancelada. Realmente cancelaram a linha, mas adivinha o que aconteceu ?

Se você apostou que a linha não foi portada, ganhou. Isso mesmo! A TIM cancelou a linha e não fez a portabilidade para a OI, alegando que o usuário solicitou cancelamento. Pra piorar um pouco a situação pra TIM, a ligação foi gravada! Essa é uma das vantagens de ter um telefone que permite gravar ligações. A operadora não tem como alegar que o usuário fez a cagada.

Depois de muita briga, o cara teve que optar por habilitar um novo número na OI para não ficar brigando com a TIM. Mas não ficou barato e isso que eu achei legal, ou melhor, fenomenal.

Foram abertas reclamações na Anatel e no Reclame Aqui. Para piorar um pouco a situação pra TIM, uma repórter da Rede Record viu a reclamação e fez contato. Rendeu uma boa entrevista, que foi transmitida no Jornal da Record no dia primeiro de abril. Parecia mentira, mas foi real.

Os meios utilizados para reclamação deram resultado. A TIM fez contato com o Léo e pasmem: reabilitaram sua linha e portaram para a OI. Vou repetir, para que não haja dúvida: reabilitaram a linha e portaram para a OI.

O problema não aconteceu comigo, mas eu fiquei realmente contente com o que aconteceu. Você deve estar pensando agora: “PQP a TIM SE FUDEU!”. É, realmente foi o que aconteceu.

As operadoras precisam levar uns tapas para aprender a tratar melhor aqueles que trazem dinheiro para suas empresas, ou melhor, os clientes.

A falta de treinamento e preparação dessas pessoas de call center também me assusta. Para fechar toda essa história, ligaram aqui na empresa para falar do problema com a portabilidade (provavelmente da TIM) e esqueceram de desligar o telefone. Como os ramais são VOIP, ficou registrado uma gravação 8:28 com uma conversa que parece de uma supervisora com pessoal do callcenter. Lastimável! Vou gerar um mp3 e publicar aqui.

Enfim, um desfecho bom para o usuário e fica aí a dica: Tem problema com portabilidade, vá direto na Anatel e no ReclameAqui. Tem gente de olho!

Link da reclamação no ReclameAqui:
http://www.reclameaqui.com.br/267176/tim-gsm/tim-nao-respeita-portabilidade/

:D

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 3%

4 Comments so far

  1. Silvia on May 17th, 2009

    Oi.. é.. aconteceu comigo que tenho um pré pago da VIVO e pedi pra migrar pra OI e tá ai a confusão.. A vivo não aceitava a portabilidade, até que na TERCEIRA vez q pedi a portabilidade , 2 dias depois oq acontece? Fiquei sem sinal. Sem sinal com a vivo e com a Oi. Liguei na ANATEL reclamando e o cara simplesmente mandou eu procurar o procon! Oq adianta a Anatel então? Tô sem celular já tem uns 4 dias.. E ninguém faz nada..

  2. admin on May 17th, 2009

    Abre uma reclamação no reclame aqui. É uma vergonha aqui no Brasil. Se pós pago já é difícil, imagine o pré-pago !?

    Esse país ainda evoluir muito para ser considerado em desenvolvimento.

    abs

  3. Cátia Cristina Santiago on January 26th, 2010

    Boa tarde,tenho uma reclamação a fazer a respeito de portabilidade.No último dia 19/01/2010,fui a uma loja da Tim para contratar o serviço da mesma e pedir portabilidade de dois números da Oi para a Tim.A portabilidade dos dois números foi agendada para dia 22/01/2010 as 22:00 hs.Fiz todo os procedimentos pedidos voltando a ligar os dois celulares somente no dia seguinte,e adivinhem só o que aconteceu?,meus dois números sumiu,simplesmente a gente liga e dá como números inesistentes.Liguei na central da tim para pedir satisfação e cada hora eles abrem um protocolo de informação e nada sabem me informar de concleto,liguei na Oi e disseram que os dois números pertencem a Tim e qualquer reclamação devo procurar a mesma.Já abri reclamação também na Anatel,o qual me mandaram aguardar,é só o que escuto que tenho que aguardar,enquanto isso pergunto:,onde foi parar meus dois números? Na tim consta que os dois números foi portado,mas cadê?,to achando que estão fazendo descaso comigo,não sei a quem mais recorrer,por favor me ajudem.Se tiver novidades eu retorno.grata a todos.

  4. cristina on April 28th, 2010

    A rede 3gs da vivo nao funciona. Mudei da TIm para vivo justamente para usar a rede de dados, e agora ela nao funciona. Fico mto feliz pois estou pagando um plano que é mais caro justamente pq o acesso à internet é ilimitado. Parabens VIVO! Estou mto feliz…Isso sem contar com o prmeiro telefonema de 59 min para reclamar e nada ser feito. Mais uma vez, parab´ns vivo.

Vale Presente