Intercâmbio em Vancouver/Canadá – dicas de escola, homestay, cidade, viagem

Imagino que você veio parar aqui pois está com dúvida sobre sua viagem de intercâmbio ou que está pensando em fazer uma e seu destino é o Canadá, certo ?

Um dia estive na mesma posição que você está aí agora, angustiado procurando por informações que ajudem a sanar as dúvidas e tirar o peso das costas para poder fazer com que a viagem seja um sucesso. Se esse é o seu propósito, veio ao lugar certo. Antes de começar, sugiro que você leia algumas dicas que eu já postei, inclusive nos comentários, pois há muita informação interessante.

Veja: Quais lugares devo visitar em Vancouver – passeios, cidades  , Dicas de viagem para Vancouver – Transporte público e Dicas de viagem para Vancouver – mapas, malas, o que trazer.

Eu tinha muitas dúvidas e aos poucos fui sanando e ficando mais tranquilo. Decidi não usar agência alguma para preparar minha viagem (visitei algumas só para colher informações),  e acabei pesquisando muita informação na internet e descobrindo as escolas que deveria estudar.

Das agências que andei visitando, gostei muito da Canadá Travel e da BEX. Foram as que me pareceram mais confiáveis e com algum know-how das viagens para o Canadá. Ambas tinham pessoas que já tinham ido ao Canadá e puderam falar um pouco e passar uma experiência. Caso não se sinta confortável de fazer tudo sozinho fica aí minha indicação.

Escolas:

Das escolas que pesquisei, as que pareceram sérias quanto à estrutura (em Vancouver), foram a ILSC e a Pacific Gateway International College. Fiquei muito preocupado em investir um dinheiro alto e a escola estar lotada de brasileiros falando português.

Não se iluda com o fato de que você vai para outro país e não terá brasileiros perto de você: tem e tem bastante, mas aí vai o trabalho da escola. Na PGIC e no ILSC há regras bem duras quanto ao uso de outra língua durante o horário de aula, havendo até punições.

Homestay:

Esse era outro ponto que me preocupava. Como fui com minha esposa, queria uma casa que pudesse acomodar os dois e ainda ficar numa localização bacana. O motivo pelo qual que eu escolhi a PGIC (Pacific Gateway), foi o fato de eles terem uma agência integrada de homestay, chamada AlphaOmega, além de possuir uma agente brasileira para dar suporte aos estudantes do Brasil.

Esse diferencial pra mim foi matador, tanto que fui auxiliado quando precisei e não tenho nada a reclamar, pelo contrário.

Vi muita gente tendo problemas com casas de família, em locais longe, etc, pelo simples fato de não pesquisarem e sair aceitando qualquer coisa da agência.

Apartamentos/Hotel:

Outra opção viável, caso não queira ficar em casa de família é ficar em hotel. Há vários apart-hotéis em Vancouver e na Robson Street, a rua mais famosa, há alguns depois da Bute Street. Custava na casa dos 1000CAD mês para ficar lá, com lavagem de roupa incluso.

Eu não gostei dessa idéia, pois queria ter contato com família, e posso afirmar com certeza que valeu a pena. Morei na casa de um casal de Britânicos e depois na casa de Filipinos.

Os Filipinos são os que possuem uma cultura mais parecida com a nossa, inclusive a comida, porém o inglês deles não é tão bom. Os britânicos tinham inglês muito bom, porém, a convivência não era lá grande coisa.

Universidades:

Além de todos os pontos que citei acima, existem ainda as universidades de Vancouver que são bem famosas. Há a UBC – Universidade de British Columbia e a SFU – Simon Fraser University. A UBC oferece cursos regulares para praticamente todos os tipos de disciplinas, e a SFU, muito famosa para os cursos de gestão. Portanto, é uma cidade bem interessante para fazer cursos de extensão ou pós graduação.

Sobre trabalho:

Existe um mito muito grande sobre trabalho no Canadá. Há muitos anos atrás, houve um processo intenso de imigração, onde pessoas chegavam e já conseguiam trabalho pela falta de profissionais. Hoje mudou bastante, tanto que o governo canadense está mudando as regras para o processo de imigração.

Desenvolvedores de software, por exemplo,  não se enquadram mais no processo de imigração, somente para gestão de projetos.

Recebo muitas perguntas aqui no blog sobre conseguir trabalho ilegal e coisas do tipo lá no Canadá e eu afirmo que não é impossível, mas não é nada fácil. Para conseguir algo decente, é necessário ter visto de trabalho e para brasileiros (com passaporte brasileiro), fica bem complicado. O ideal, é se inscrever no programa de estudo e trabalho e já sair com as oportunidades daqui. Quem tem passaporte europeu, o cenário muda um pouco, mas mesmo assim, ainda é difícil.

Bom, é isso.

Espero que tenha esclarecido mais algumas dúvidas.

Mais uma vez, quaisquer dúvidas, façam contato por aqui.

-Robson

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 14%

169 Comments so far

  1. gabriel ouverney on May 13th, 2009

    Amigo,

    Vi que vc tem experiencia no canada e tenho algumas perguntas a fazer.

    As Universidades ou cursos de pós, sao pagos ou gratuitos?!

    Hum, estou pensando em pegar um programa de estude e trabalhe de 6 meses oferecido pela STB. ganhando na media $ 1400,00 mes. Isso daria pra custear moradia, alimentação, passagem, e sobrar um pouco pra mim ou seria somente o suficiente pra manutenção de vida ai no Canada? nao sei como é o custo de vida em toronto ou vancouver.
    Quero conhecer o país e dar um up-grade no curriculo, e na verdade quem sabe pegar experiencia pra voltar e tentar a pós, mas preciso dessas informações primeiro.
    Fico no aguardo.

    Grato,

    Gabriel.

  2. admin on May 13th, 2009

    São pagos. Só é gratuito para cidadãos Canadenses e normalmente é um pouco caro.

    Existem escolas boas, como a BCIT em Vancouver que dá pra estudar, mas não é pós. Sobre o STB, eu não vi pessoas trabalhando e ganhando 700 dolares (para dar os 1400 reais). Vi pessoas trabalhando e ganhando pouco e algumas nem ganhando nada… só para ter experiência e tirar visto.

    Muita gente tem a falsa idéia de que tudo fora do Brasil é melhor, mas uma pós graduação em universidade de ponta, pra mim, é muito melhor.

    Toronto é legal, mas eu prefiro Vancouver. Vale a pena ir conhecer e ver se quer realmente estudar por lá.

    ok ?

    abs

  3. kenia on May 15th, 2009

    ROBSON
    BOA TARDE

    ESTOU INDO PARA UM INTERCAMBIO EM VANCOUVER NA ESCOLA VEC NO DIA 01 DE AGOSTO.
    ESTOU COM RECEIO SOBRE A LOCALIZAÇÃO DA CASA EM QUE VOU FICAR .. ME DERAM A OPÇAÕ DE NORTH VANCOUVER OU BURNABY, O QUE SERIA MELHOR??
    OBRIGADA PELA ATENCAO.

  4. admin on May 15th, 2009

    North Vancouver sem dúvida é mais bonito e perto da escola. É a região nobre de lá.

    Burnaby é mais longe e é onde normalmente moram os Filipinos. Muitos brasileiros preferem ficar na casa dos filipinos por causa da comida, etc, etc. Mas eu prefiro ficar na casa de quem tem inglês nativo, portanto, se EU fosse escolher, ficaria em North Vancouver.

    abs

    Robson

  5. Cláudia on June 1st, 2009

    Eu moro em Burnanby e sou aluna da Simon Fraser University. Sim, é verdade que hajam muitos filipinos na area de Burnaby, mas North Vancouver também abriga muitos chineses. Essa questão de ficar “na casa de quem é native English speaker” é muito relativa. O que você vai aprender depende muito do quanto você se esforça pra fazer amizades com pessoas que sejam realmente daquí, afinal, você não vai ficar 100% do dia enfiado no seu homestay, né…
    A pessoa que não aprende nada geralmente é aquela que só fica na companhia de brasileiros. Portanto, eu acho que pouco importa onde é seu homestay.
    Outra coisa: Burnaby tem acesso mais fácil à downtown, além de ter uma linha de skytrain que corta a cidade. North Van é um pouquinho mais fora de mão.

  6. admin on June 1st, 2009

    Eu não concordo muito. Para chegar em Downtown eu tinha que fazer conexão no skytrain, enquanto pelo norte de vancouver eu pegava apenas um ônibus e ia direto.

    Mas não vou generalizar, tanto burnaby quanto north vancouver são muito grandes. Eu particularmente adorava north vancouver, pelo fato de ter ótimos lugares por perto, como o capilano park e a própria grouse mountain.

    De qualquer forma, legal encontrar alguém que esteja em Vancouver aqui no blog :)

    Como achou ?

  7. Cláudia on June 2nd, 2009

    Oi!

    Eu achei o site porque estava fazendo uma pesquisa para uma amiga.

    Legal a iniciativa do seu Blog. Eu estou fazendo um semelhante que também inclui dicas sobre a cidade e outras coisitas.

    Abração!

  8. Tania on June 29th, 2009

    Oi Robson!
    Tenho vontade de fazer um curso de ingles em Vancouver, mas tenho grande preocupação; acomodação.
    Nao sou jovenzinha, tenho 57 anos e nao gostaria de ficar em qualquer lugar.
    Na VEC, escola que me informaram, pedi algumas informaçoes a respeito da casa, fotos, so dão uma semana antes do embarque. Nao gostei desta ideia.
    Voce pode me dar algumas informaçoes a respeito? Voce acha que encontrarei alguma coisa razoavel?
    Agradeço desde ja a sua atençaõ.
    Tania

  9. admin on June 30th, 2009

    Olá Tânia!

    Olha, eu estudei na Pacific Gateway International College em Vancouver. Tem uma agência de intercâmbio que é parceira deles e fica no mesmo prédio, gostei muito, inclusive do atendimento.

    Tem uma brasileira que trabalha na escola, como se fosse gerente para “brasileiros”. O site da homestay é http://www.alphaomegahomestay.ca/index.php e a dona chama-se Maria Choi.

    O da escola é http://www.pacificgateway.net/ . Procure pela Maria Letícia.

    Se precisar de algo, faça contato.

    abs

  10. Claudia on June 30th, 2009

    Oi Tania!

    Receber os dados da familia apenas uma semana antes e de praxe de qualquer agencia.
    Quando vim a Vancouver pela primeira vez estudei na ILSC. Voce pode tentar entrar em contato com a escola e tentar arranjar seu homestay diretamente com eles, mas nao sei se isso vai ser mais facil pra vc ou nao: http://www.ilsc.ca/
    La tambem tem uma conselheira brasileira chamada Jaqueline. Quando ligar, peca pra falar com a Jackie. Pode ser que ela consiga lhe auxiliar.

    Boa sorte!!!

  11. Robson on August 22nd, 2009

    Robson,
    Parabéns pela criação do seu blog, tenho certeza que com seu know how sobre intercambio no Norte de Vancouver ajudou e continua ajudando muita gente,inclusive a mim, que fiquei feliz em encontrar alguem que pudesse me dar uma orientação:
    Meu filho de 18 anos foi dia 15 de julho/09 para o North Vancouver, está fazendo intercambio e ficará até dezembro/09, está na mesma escola que voce estudou a Pacific Gateway e está com uma família canadense. Só que estou muito preocupada, pois ele está muito deprimido, creio que não foi o que ele esperava. Disse-me que na sala dele 98% eram japoneses e tem alguns brasileiros que insistem em falar portugues, como ele não quer falar portugues, acaba ficando isolado, pois os japoneses não se comunicam em ingles, so falam entre eles, a sorte dele é um professor no curso e da família que o inglês dele está melhorando. Fez um teste recente e tirou nota máxima, mas está se sentindo muito sozinho, não tem amigos e a família nos fins de semana sempre viajam, então ele acaba ficando pessimo. Como eu paguei a viagem a vista, não sei o que fazer, estou até pensando em faze-lo voltar para casa que é em Brasília, mesmo que perca dinheiro, mas no fundo não é isso que ele queria, ele está decepcionado. Então encontrando seu blog, tomo a liberdade de escrever para ver se pode me dar alguma dica, como voce elogiou a escola, fiquei na duvida pois pensei ate em faze-lo mudar de escola, mas não sei o que dizer para ele se sentir melhor. Será que fazer os passeios que sugeriu ajudaria? Poderia me dizer algo, já que esteve por lá.
    Grata
    Gloria

  12. admin on August 30th, 2009

    Olá Glória,

    Desculpe pela demora em responder. Olha, eu sugiro que seu filho fale com a Coordenadora do curso, para pedir para mudar de sala. Quando estive por lá, eram raros os momentos em que pessoas estavam falando português, ainda mais porque havia punição.

    Sobre os asiáticos, vou assim dizer, realmente eles são mais fechados. Mas eu tive vários amigos e sempre saía junto com eles.

    A escola fornece uma série de atividades extra-curriculares e sugiro que ele vá para ficar no meio da turma. Sobre ficar deprimido é normal, principalmente nos primeiros 45 dias. Minha esposa foi comigo e chorou durante o primeiro mês todo (isso porque estava comigo).

    Se eu tivesse no seu lugar, não mandaria seu filho voltar – há várias hipóteses – inclusive de ele se mudar para victoria que é bem perto, ou até mesmo ir para Toronto.

    Vancouver é uma cidade fantástica – peça para que ele faça contato com a Maria Letícia, que é a regional manager e é brasileira que com certeza ela vai ajudar.

    Se precisar, faça contato.

    abs

  13. Itala Haniery on August 31st, 2009

    Meu nom é Itala Tenho 27 anos e tenho vontade de participar de um programa de trabalho+ estudo de idoma, entrei em contato com algumas agências ms achei muito caro, gostaria de saber como faerisso sem ser por agencia. Dá pra fazer esse tipo de programa direto com a escola do canada? ecom faz para conseguir o emprego?

  14. admin on September 3rd, 2009

    É difícil, já que a escola que faz o processo de visto de trabalho e entra diretamente com os processos.

    Infelizmente não conheço outra forma, eu sei que se tiver o Visto de Work Permit é tranquilo arrumar trabalho, mas sem ele, fica complicado.

    abs

    Robson

  15. Heini on September 22nd, 2009

    É possivel fazer algum curso de curta duração relacionado com engenharia elétrica em Vancouver? Eu só teria tempo durante as férias de verão da universidade a qui no Brasil. Se eu tiver casa de conhecidos melhora alguma coisa? Grato Heini

  16. admin on September 27th, 2009

    Depende das faculdades.

    Procure as faculdades de Columbia e Simon Fraser para ver se acha alguma coisa.

    Normalmente os cursos de curta duração são para áreas específicas, como gestão de projetos por exemplo, linha que eu fiz.

    abs

  17. Claudia on September 27th, 2009

    Pra estudar em qualquer universidade aqui em Vancouver vc primeiro precisa entrar com uma aplicacao formal, mas antes disso voce tem q ter uma nota minima de 89 pontos no TOEFL. Depois disso, sua aplicacao sera analisada pela universidade e vc podera ser aceito ou nao. O processo de aceitacao e um pouquinho demorado (chega a ateh dois meses) e a duracao de cada curso e de no minimo 4 meses.
    Talvez procurar um college seja uma opcao melhor e mais barata pra vc, ja q cada curso na universidade varia de 490 dolares por credito (cada curso pode ter ate 4 creditos), dependendo do curso.
    A escola BCIT aqui em Vancouver oferece varios cursos relacionados a area de engenharia, mas acredito que o processo de aceitacao seja o mesmo que o das universidades.

    Grande abraco e boa sorte!

  18. Túlio on October 15th, 2009

    Bom Dia Amigo,

    Estive lendo seus posts e vi que tem experiência em se tratando de viajar para o Canadá. Estou indo para Vancouver em maio/2010, tenho um tio que mora aí e pelo primeiro mez ficarei na casa dele, porém depois pretendo sair e dividir um apt com pessoas que conhecer.
    Vi que comentou sobre o trabalho e isto é uma coisa que me preocupa pois, sinceramente não tenho tanto dinheiro assim para me bancar durante 4 meses seguidos. Por isso fica a minha pergunta. Vc acha realmente importante sair daqui com curso de work&study, ao inves de eu iniciar a procura por trabalho aí??? E em relação ao visto, qual o melhor visto que devo adquirir para o work study e quando o curso acabar ainda continuar trabalhando legalmente ???

    Agradeço a atenção e parabéns pelo blog !!!! Abraços

    Túlio

  19. Jéssica Katyany on October 15th, 2009

    Ai meu Deus…
    Será que alguém pode me ajudar?
    Tenho 16 anos e perece que em março irei para o canadá sozinha. Já tenho a casa de uma familia para ficar. Porém vou precisar terminar o terceirão lá(último ano do ensino médio). Estou com medo, uma ano, é o que vou ficar, me parece tanto tempo.
    E também precisarei arranjar um emprego, minha mãe não terá condções de me sustentar daqui do Brasil. Ela esta sozinha e ficaria muito dificil. Preciso de ajuda. Estou disposta a ir, mesmo morrendo de medo, e até já convenci meu namorado que vai ser bom pro meu futuro, porém não quero parar de estudar, preciso saber das condições antes de embarcar num avião.

  20. admin on October 15th, 2009

    Cara,

    Sobre o visto, saia com ele daqui. Difícil conseguir trabalho lá sem visto, mesmo sendo altamente qualificado.

    abs

  21. Claudia on October 15th, 2009

    Tulio,

    Eu recomendo que vc consulte um despachante especializado em vistos. Voce mora em Sao Paulo?
    Posso lhe recomendar um excelente se quiser!
    Procure no google o SOS Canada. O pessoal eh competentissimo. Se resolver mesmo fazer sua documentacao com eles, procure pelo Rafael. O cara sabe o caminho das pedras de cor e salteado.

    Boa sorte ^^

  22. Claudia on October 15th, 2009

    Oi Jessica,

    O que vc quer saber exatamente?? Como assim trabalhar?? Voce vai fazer high school?? Com que agencia esta tratando??

    Beijos

  23. Túlio on October 16th, 2009

    BOM DIA,

    Cara… moro em SP sim… o q esse pessoal da SOS canadá realmente faz??? é uma agencia ou só cuida de vistos???

    Abraço

    Túlio

  24. Claudia on October 16th, 2009

    Tulio,

    A SOS Canada e na vdd um escritorio de despachantes especializados em vistos pro Canada. La eles te dao todas as informacoes e te orientam d acordo com os seus objetivos. Eu recomendo muito.
    Eu moro em Vancouver ha um ano, sou universitaria aqui e eles sempre cuidaram da minha documentacao sem erros. Sao EXTREMAMENTE profissionais.
    Minha irma vira pra ca ano que vem e eles tambem cuidarao da documentacao dela. Eles sabem tudo de vistos e Canada em geral.
    Procura na net o escritorio de Sao Paulo e procure pelo Rafael.

    Muito boa sorte!

  25. Túlio on October 16th, 2009

    Ola Claudia,

    Eu entrei no site deles. Parecem bem ser competentes mesmo. Po´rém a agencia que estou comprando minha viagem diz que será responsável por tudo, inclusive vistos, etc. Mesmo assim vc acha melhor eu entrar em contato com a SOS ???

    Meu curso aí no Canadá será de 6meses de ingles. e após isso pretendo fazer algum outro curso na minha area. Alias… mora como quem ai ?? tem alguma indicação para moradia ??? Estou indo em maio/2010
    Obrigado e beijos.

  26. Claudia on October 17th, 2009

    Oi Tulio!

    Bom, eu acho sempre bom vc se informar sobre a agencia que vc esta contratando antes d tudo, pq viajar custa muito dinheiro e qq erro por parte da agencia pode lhe custar muito caro, ja que algumas escolas nao oferecem reembolso.
    Eu tive uma experiencia muito ruim numa viagem q fiz pra Inglaterra e a agencia que contratei nao me orientou como deveria e perdi muito dinheiro nisso… mas enfim…
    Acho que antes d contratar, cheque tudo. Visite sites e se possivel, va pessoalmente nas agencias. O olho no olho nessas horas tb eh importante.
    Dica de moradia: pra comecar, eh bom vc vir com homestay jah contratado… depois disso vc sempre acha alguem querendo alugar um apartamento pra dividir em dt ou em qq outro lugar d vancouver. Craigslist tb ajuda… mas nao recomendo muito…
    Eu moro com meu namorado e um outro amigo, ambos canadenses.

    Boa sorte pra vc, e qq coisa eh soh gritar!!
    Abs,

    Cláudia

  27. Túlio on October 20th, 2009

    Ola Claudia,

    Entendo, eu conheco bem a agencia que contratei. Foi a mesma empresa que deu suporte para a Imigração do meu tio que mora ai. Eu estou indo em maio e acho que não vou com homestay. Irei ficar um tempo na casa do meu tio e de lá procuro alguem, como vc disse, para dividir um ap perto de dt. Vc faz o que aí?? Qtos anos tem??

    Como está o mercado de trabalho para pessoas como eu que irá estudar e tentar arrumar um bico??? Ou se souber de algum outro tipo de trampo legal tb me interesso rsrsrsr Topo tudoo.. !!!

    Bom .. mto obrigado pelo apoio.

    Abraços.

  28. Ewerton on November 5th, 2009

    Boa tarde,
    Estava lendo seus posts e me deu 10 tipos de medos diferentes!!!
    Estou indo estudar Inglês na BCIT (+ ou – 8 meses) e posteriormente pretendia fazer um curso Técnico ou Diploma na mesma escola relacionado a TI. Num post vc disse que o mercado de TI está complicado. Eu consigo algo na área fazendo o curso da BCIT?
    Grato,
    Ewerton

  29. admin on November 7th, 2009

    Ewerton,

    BCIT é uma excelente escola, fica em Burnaby. Mas não dá pra afirmar que você fazendo um curso você vá conseguir emprego. Há um mito que todo mundo da área de TI que fosse ao Canadá, arrumaria emprego, e isso ocorreu há vários anos atrás, hoje a situação está diferente.

    Se você for bom no que faz, vai arrumar emprego em qualquer lugar do mundo, isso é fato. Mas algo que realmente precisa prestar atenção é seu inglês, pois ele vai te ajudar muito.

    abs

    Robson

  30. Gilson on December 18th, 2009

    Olá Robson!

    Você não tem noção do quanto o seu blog e os comentários feitos estão ajudando. Pretendo participar do programa Trabalho + Estudo em Vancouver. Estou ainda pesquisando as agências, e tenho algumas dúvidas.
    Algumas dessas agências falam sobre um estágio remunerado após o período de estudo, sendo este estágio encaminhado pela própria escola. É tranquilo conseguir esse estágio ou existe muita burocracia, ou então uma análise rígida para ser aceito nisto. Pergunto porque tenho o valor para me sustentar apenas por 3 meses, e dependeria desse estágio para os próximos 3 (pretendo ficar 6 meses), a não ser que encontre um emprego na área. Sou formado em Ciências da computação e tenho 28 anos, e tenho experiência com suporte à usuários.

    Quanto as escolas, você e a Cláudia colocaram algumas em questão, porém eu teria que ligar para o Canadá para entrar em contato com elas, no caso da Pacific Gateway e da ILSC, ou existe alguma agência aqui no Brasil que cuidaria disso para mim? Como vocês agiram nesse caso?

    Desde já, obrigado!

    Meu msn é chronus_1981@hotmail.com
    Se puderem adicionar, eu agradeço! =o)

  31. Renata on December 24th, 2009

    Ola, gostei mto das respostas para os inseguros de plantão! rs
    Vou em Junho, meu ingles é basicão, será que terei mtos problemas?

  32. admin on December 24th, 2009

    Renata,

    Depende do “basicão”. Normalmente os problemas são na entrada ao país, onde você tenta comunicar-se com os fiscais.

    Mas tendo a documentação em mãos tudo certinho, não tem erro. Do resto é chegar lá e sair falando e obviamente, esquecer do português por um tempo. Sem dúvida essa é a chave para um rápido aprendizado.

    abs

    Robson

  33. Marcos on December 31st, 2009

    Olá,

    Primeiramente, parabéns por todas as informações passadas por ti…
    Irei para Vancouver em março/10, irei com minha namorada e ficaremos em homestay… Referente ao curso de inglês ficaremos na ILSC, 1 mês e 30h/week (o maximo que consegui de carga horaria)…
    Minhas duvidas são as seguintes:
    Qual a faixa etaria da escola e se isso muda algo em sua opinião (tenho 25 anos e minha namorada tem 23 anos)
    Compensa alugar um carro para passear ou é melhor ficar com o transporte publico mesmo?!

    Todos falam de compras em Seatle, não tenho visto americano e não quero tira-lo, vc tem alguma sugestão de lojas para comprar roupas de frio (acho q estará frio ainda em março) e roupas para trazer para sp (camisetas, tenis, oculos…) e vc tem noção dos preços…?!

    Last question

    Todos falam que eletroeletronicos sao bem mais baratos no exterior, tem alguma sugestão de lojas (se possível que tenham sites)para comprar videogames, etc (preços +-)…!?

    Sorry so many questions!
    Adorariamos ter contato ( I and my girlfriend) contigo, se tiver interesse me add no msn… marquinhos_mas@hotmail.com
    Haaa não queremos conversar em portugues ai viu…!rs

    I thank the help.

    Marcos Antunes

  34. admin on January 1st, 2010

    Marcos,

    - Depende da época. Época de férias escolares, sempre haverá pessoas com 17, 18 anos. A média da idade da minha classe era 24 anos.

    - Em Vancouver, vale a pena ficar andando de transporte público, dá pra fazer qualquer coisa.

    - Vá nos outlets em Seattle. Escrevi aí nos comentários dos posts do Canadá nomes de várias lojas que você pode ir. O Seattle Premium outlet é o mais conhecido

    - Bestbuy e Futureshop – Bestbuy.ca e Futureshop.ca – são os melhores lá do Canadá.

    abs

    Robson

  35. Lucas on January 2nd, 2010

    Parabens pelo site, ajuda e muito o pessoal que está querendo vir para Vancouver estudar ingles e desembolsar uma grana.
    Estou aqui a 3 meses e ficarei por mais 1 ano, conheço praticamente toda a cidade e cidades próximas como Burnaby, Norte Vancouver, Surrey, Wistler, Victória (Vancouver ilha) e Seattle (EUA).
    Estudo na LSC (a mais antiga escola de linguas do Canada) e aqui tem regras rigidas de falar outra lingua no interior da escola.
    Gostaria de deixar algumas dicas pessoais.
    1. Há muito brasileiro aqui, em especial em dezembro e vc escuta portugues em todo lugar.
    Quando entro num grupo de colegas a primeira pergunta que faço é se o pessoal vai falar em ingles, se não prefiro ficar sozinho e segundo, para nao ficar escutando portugues para tudo que é lado, eu fico com meu celular escutando radio ou músicas.
    2. É verdade que as nacionalidades formam tribos, brasileiro com brasileiro, Koreano com Koreano, mas acredito que vai muito da força de voltade de fazer amizades, minha melhor amiga aqui é chinesa, impossível falar portugues.
    3. Não se iluda com homestay, mudei por 3 vezes, o pessoal aqui é muito sujo e tenho problemas de alergia, o chão é quase sempre com carpete e o quarto que vc vai ficar, praticamente tudo é velho.
    4. Moro na Fraser St em Vancouver e estudo no centro da cidade, prefira ficar em Vancouver mesmo, pois todas as escolas são no centro, alem de ser mais perto, vc paga 1 zona pelo transporte publico que atualmente é 73 dollares por mes, Norte Vancouver e Burnaby são 2 zonas ficando em 99 dollares, uma economia de 26 dollares.
    5. Compras, o outlet de Seattle é realmente bacana, minha primeira vez lá fiquei andando praticamente por 6 horas, mas caso vc não tenha visto americano, em Vancouver há um outlet próximo a estação 22st do Skytrain, tem marcas bacanas lá, dá pra fazer uma grande economia do que comprar nos shoppings Metrotown ou Pacific Centre.
    6. Eletronicos é basicamente no bestbuy ou future shop, o duro é pagar tudo a vista, aqui não tem crediário das Casa Bahias e cuidado com os vendedores, eles são mais espertos que os brasileiros e tentam te empurar outros acessorios, principalmente garantia, e etc. pc da Apple o preço é igual no Brasil.
    7. Para quem não gosta de chuva, esqueça Vancouver, aqui chove muuuuito, quando fica 3 dias sem chuva é praticamente milagre, agora no inverno dificilmente se ve o sol e escurece as 4 da tarde, o tempo é sempre nublado.
    8. A cidade é muito pacata e parada e segura, mas como em qualquer lugar, a noite e em regioes como chinatown são perigosas e reduto de traficantes. Uma coisa negativa aqui é a quantidade de homeless(morador de rua) no centro da cidade tem praticamente 1 em cada esquina.
    9. Comer na rua é muito caro, praticamente se vc gosta de comida saudavel, vai desembolsar para almoçar em torno de 10 dollares por dia, quase 20 reais, mais caso contrario por 4,89 dollares dá pra comer um combo no burguer king.
    10. Uma coisa que confunde muito a cabeça é que todos os preços estão sem os tributos, somente quando vai pagar o produto é que se incui ao preço, no começo ficava bem perdido com os valores e não esqueça do TIP (gorgeta).

    Espero que minhas dicas ajudem mais um pouco.
    estou a disposição no e-mail
    lucas_pantaroto@yahoo.com.br

  36. admin on January 3rd, 2010

    Boa Lucas!

    Ótimas informações e obrigado por contribuir!

    Robson

  37. Luciana on January 4th, 2010

    Olá Robson td bem?

    Meu nome é Luciana e moro em Brasília, estou afim de escrever um livro e na minha história vou colocar uma escola e alguns personagens vindos de Vancouver para Brasília rsrs, pesquisando algumas escolas que atendem o ensino médio no Canadá achei o seu blog por um acaso e achei super interessante, parabéns pela iniciativa e por ajudar o próximo. Aproveitando que achei uma pessoa que conhece td por aí, gostaria de saber se vc conhece alguém que possa me auxiliar. Eu estava fazendo um curso de inglês no CCAA aqui não sei se vc conhece, mas tem muita frase formada e a gente pratica muito pouco. Tem algum curso de duração rápida por aí? Dá pra aprender inglês em um mês? E como faço para pegar visto, arrumar uma casa por ai e uma escola? Isso fica muito caro? Se vc conhece alguém que gtrabalha com isso me passa o contato ou me add no msn pra gente conversar pode ser? Obrigada!!!

  38. Fernando on January 7th, 2010

    Olá pessoal,

    Estou programando a minha viagem para estudar inglês no Canadá e gostaria de aproveitar a experiência e a boa vontade de vocês para tirar algumas duvidas. Meu objetivo é adquirir fluência o mais rápido possível.

    1-Na opinião de vocês, Vancouver é a melhor cidade para isso levando em conta clima, recursos, opções, receptividade? E cidades menores como Winnipeg, Calgary…etc?

    2-Quanto ao curso qual a carga horária ideal? 30h por semana é muita coisa?

    3-Quanto a escolas tem alguma recomendação?

    Valeu gente, agradeço qualquer informação.

  39. Cibele on January 8th, 2010

    Olá,

    Primeiramente, parabéns pelo blog. Tá mto bem feitinho.

    Eu morei lá por uns 6 meses, não andei com brasileiros e agora já tenho o inglês fluente. Adorei Vancouver. Passei um tempo lá e em Toronto. Conheci Montreal… e alguns outros lugares. Eu também prefiro Vancouver. É tudo muito lindo lá…perfeitinho!

    No começo desse semestre começo hotelaria. Vc sabe se o programa de estágio deles é bom? Provavelmente eu faça um ano na Suiça, mas gostaria de depois ir pra lá.

    Obrigada,
    Cibele

  40. Fernando on January 29th, 2010

    Olá,

    Parabéns Robson pelo site!
    Bom.. Cláudia, li em um de seus comentários que vc é universitária no Canadá. Gostaria de saber como conseguir para ser aceito por uma universidade canadense. Termino o 3º Ano do ensino Medio no final de 2010.

    Desde ja agradeço,
    Fernando

  41. Fabrício on February 1st, 2010

    Estou pensando em fazer um intercambio de 6 meses de work and study em Vancouver, procurei em algumas agências e tive informações sobre 4 escolas (GLOBAL VILLAGE, TAMWOOD, INTERNATIONAL HOUSE E SEC). Você saberia me dizer quais são as melhores?
    Além disso, você acha q é necessário ir com o trabalho garantido?

  42. Claudia on February 1st, 2010

    Ola Fernando!

    Ser aceito numa universidade aqui no Canada nao e muito dificil. Tudo depende do seu desempenho como aluno em sua escola anterior e do nivel do seu ingles. Vamos por partes…
    Primeiro, voce tem que prestar o TOEFL e ter uma nota acima de 89 pontos. Se seu ingles for bom, isso nao e muito dificl de conseguir. (Atencao: 89 pontos as universidades aqui em Brtish Columbia. Algumas universidades em outras provincias pedem mais ou menos pontos.)
    A segunda coisa a se fazer e escolher a instituicao e saber se a escola na qual estudou e reconhecida (se o curriculum e reconhecido) pela instituicao. Se nao for, vc tem a opcao de fazer algumas materias basicas num college aqui. Esse processo pode demorar ate dois anos.
    Se estiver transferindo de uma universidade no Brasil para uma universidade aqui, o processo e mais rapido, mas transeferencias desse tipo so permitem um maximo de 68 creditos transferidos (ou seja, maximo de dois anos d curso no Brasil).
    Esse processo todo e muito caro (requer traducao do curriculo da escola anterior feita por tradutor juramentado) e tambem depende das condicoes financeiras do candidato. Estudantes Internacionais pagam em media tres vezes mais que um estudante canadense pela mensalidade (a cada quatro meses) e o custo de vida tambem pode ser alto.

    Caso vc ainda tenha duvidas, me add no msn: claudia.rodrigues28@hotmail.com

    Espero ter ajudado!
    Boa sorte!

  43. Fernando on February 2nd, 2010

    Olá Cláudia,

    Muito obrigado pelas informações!!
    Estou ti add no msn, adoraria conversar com vc caso não atrapalhe.

    Obrigado,
    Fernando

  44. gianine on February 19th, 2010

    Oi claudia :D

    eu vou fazer intercâmbio , provavelmente para vacouver , e estou fazendo inglês , só que minha escola ensina o inglês britânico , tem algum problema ? eu os entenderei ? ou eu me sentirei como se fosse uma 3º língua ?
    e nos eua ? entenderei oque eles dizem ?

    me ajudee , desde já gradeço :D

  45. admin on February 21st, 2010

    Gianine,

    O Canadá sofreu colonização britânica e francesa. Muito do sotaque é parecido com o Britânico. Inglês é inglês, mesmo com sotaque você acostuma e se vira sem problemas.

    abs

    Robson

  46. Claudia on February 21st, 2010

    O Robson esta certissimo. Vai entender sim! Alias, na minha opiniao, o sotaque canadense e ate mais suave que o americano ou britanico. Pode vir sim! Vc vai amar Vancouver ;)

    Claudia

  47. Graciela on February 22nd, 2010

    olá Robson, td bem ?
    quero que me ajude a descobrir se realmente essa é uma boa idéia:
    tenho 15 anos, mas pretendo me mudar (literalmente mudar) para Vancouver aos 18 assim que terminar o ensino médio. E ao chegar em Vancouver estudar inglês por 3 meses, e logo após me ingressar em alguma universidade ( Medicina Legal é o meu sonho ). Pelo oque li e pesquisei recentemente o Canadá não é tão burocrático quanto os E.U.A.
    Ótimo blog, parabéns.
    grata.

  48. admin on February 22nd, 2010

    Oi Graciela, tudo bem ?

    Então, não é tão simples assim conseguir fazer o que você quer. Primeiramente, os estudos lá em universidades são pagos para estrangeiros e são bem caros.

    Se você tiver condições para bancar seus estudos, aí é mais fácil. Além disso, tem a questão do IELTS ou TOFL para ingressar na universidade.

    abs

    Robson

  49. Claudia on February 22nd, 2010

    O Robson mais uma vez tem razao.
    Ingressar numa faculdade aki eh realmente bastante dificil (especialmente para aqueles que nao tem ingles fluente, e isso nao se consegue em 3 meses).
    A mensalidade semestral varia de CAN$5.000,00 a CAN$8.000,00 (isso mesmo) para estudantes internacionais, e medicina (qq ramo) pode chegar a ate CAN$200.000,00 anuais para estudantes Canadenses, para internacionais eh o dobro.

    Vc pode tentar imigrar depois de concluir uma faculdade no Brasil e depois de dois anos aqui, tentar entrar com pedido para PR (Permanent Residence) e desse modo fazer um mestrado aqui (que e oq todo mundo faz). Essa eh a maneira mais facil.

    Boa sorte!!!
    Abs,

    Claudia

  50. Graciela on February 23rd, 2010

    Claudia e Robson mto obg pelas informações !
    farei de td pra pelo menos tentar lago por ai ..
    abç !

  51. Leonardo Carrara on February 27th, 2010

    Olá Robson,

    Primeiramente quero parabenizar seu blog, muito bom mesmo….

    Estou planejando fazer um curso de 4 semanas em Vancouver em set/10, ainda estou na fase de escolha da melhor escola/agencia, estou solicitando orçamentos das escolas que comentou e indicou.
    Mas tenho uma duvida, qual curso fazer ….geral (20 horas /sem) ou intensivo (30 horas /sem), devido as aulas do intensivo terminam por volta das 16:00 h, toda essa duvida é pq quero curtir minha ferias tb e me disseram que tudo em Vancouver fecha as 18:00 h. Gostaria de saber tb se é viável e vale a pena ir aos EUA se estiver estudando em Vancouver. Pode me indicar uns bons roteiros das mediações de Van????

    Desde já agradeço por tudo.

    Leonardo Carrara

  52. Claudia on March 1st, 2010

    Leonardo,

    Quem falou que tudo aqui fecha as 18h00 falou bobagem. Mesmo fazendo intensivo vc terá tempo de sobra de passear e interagir com a galera. O intensivo vale mais a pena, sem duvida, mas tudo depende do seu nivel de ingles e de seus objetivos.
    Vancouver é cheia de atrações turísticas. Ir aos EUA é opcional, msm porque Vancouver tem tudo e mais um pouco em termos de passeios e roteiros de compras, etc.
    Para mais info em roteiros dentro de Vancouver, eu sugiro que vc de uma pesquisada na net, porque tem coisa pra caramba e se eu fosse fazer uma lista, nossa…
    Os mais famosos são Stanley Park, Lynn Canyon, Science World, Vancouver Acquarium e os nightclubs na Granville Street.

    Abs,
    Cláudia

  53. Leonardo on March 2nd, 2010

    Cláudia,

    Muito obrigado pelas dicas…. valeu mesmo… vc me tirou uma grande duvida.

    Valeuuuu

  54. Vitoria on March 10th, 2010

    Leonardo,
    queria saber se conhece alguma forma de fazer intercambio escolar, para estudantes do ensino medio?
    e se fosse possivel, qual a dica que me daria a respeito de moradia e tudo mais
    muito obrigada!

  55. Bertha on March 13th, 2010

    Olá
    Estou indo para Vancouver em julho 2010. E vou para escola ELS. Pretendo ficar em um apt alugado.Gostaria de saber sobre esse tipo de acomodaçoa.È bom? limpo? e essa escola ja ouviu falar?
    desde já agradeço

  56. Fernando Nasser on March 16th, 2010

    Olá,
    Estou programando de ir ao Canadá em julho deste ano para fazer um curso de idioma. Estou em dúvida se vou para Vancouver ou se para uma cidade um pouco menor como Victoria. Conversei com algumas pessoas e me disseram que que as facilidades de locomoção e hospitalidade são melhores em locais menores.
    Em Vancouver a maioria das homestaying ficam mais afastadas e a quatidade de brasileiros é grande.
    Gostaria de saber se Victoria seria realmente uma boa opção ou se Vancouver é melhor.
    Me informei sobre duas escolas lá: King George ou University of Victoria.Vocês têm alguma informação para me ajudar.
    Obrigado
    Fernando.

  57. admin on March 16th, 2010

    Bertha,

    É difícil dizer se é limpo ou não. Depende muito do lugar que você vai ficar, como em qualquer canto do mundo. Tinha uns amigos que estudaram nessa escola, pelo menos não reclamavam, então, já um bom sinal.

    Vale lembrar que apesar da escola fazer a diferença, depende muito de você se empenhar em usar apenas o inglês. Como já disse várias vezes, o que mais tem é brasileiro que vem pra Vancouver para “farra”, ou seja, não usa o inglês, só fala português e ainda só anda com brasileiro. O resultado é óbvio que independente da escola que fizer, seu inglês vai demorar muito para melhorar.

    Fica aí minha dica, mais uma vez :)

    abs

    Robson

  58. William S on March 19th, 2010

    Ola,
    Parabéns a todos pelas riquíssimas contribuições, realmente ajuda muita gente.

    Estou programando para ir fazer um intercambio de 4 semanas intensivo em Vancouver (iria pra Toronto mas mudei de idéia quando li este blog =-) ) tenho um inglês intermediário (mais conversação do que gramática), meu objetivo é adquiri boa fluência e maior entendimento em inglês ao ponto de dialogar sem problemas, na experiência de vocês acreditam que é possível com um curso desta duração ? Penso que talvez com uma imersão desta forma seja mais relevante do que um curso de inglês aqui no Brasil .

    Abraços

    William

  59. Marcela on March 20th, 2010

    Eu queria saber como funciona o fuso horário por ai, é diferente?
    E as aulas? tem data marcada para começar? um amigo meu foi para Vancouver hoje, intercâmbio, as aulas dele vão começar em Abril, e pelo que andei pesquisando a maioria das pessoas não vão em Abril :s tem alguma coisa haver?
    Qual seria o melhor lugar para morar em Vancouver?
    ps: Parabéns pelo blog! excelente

  60. Roberto on March 23rd, 2010

    Olá! Saudações a todos!

    Estou pensando (como todos aqui) em fazer o intercâmbio no Canadá. Comecei a pesquisar preços e agências, mas a intenção é viajar apenas no ano que vem.

    Enfim, eis as dúvidas:

    1. Toronto ou Vancouver?

    2. Dá pra voltar com um inglês legal (considerando não andar com brasileiros e esquecer o português) com um curso de 4 semanas?

    3. Meu principal receio em ficar muito tempo é a adaptação. Dá pra se virar legal e enfrentar os seis meses logo de cara?

    4. Para os pacotes Work & Study, qual a média de remuneração? Rola de conseguir estágios na área de formação (me formo em Engenharia Mecânica no ano que vem)?

    5. Dentre as consultas que fiz, gostei inicialmente da Canada Travel. Vocês conhecem? Recomendam alguma outra?

    Desculpem tantas perguntas, mas sabem como é o início das pesquisas né… rsrs

    Desde já agradeço!!!

    ABraço!!!!!!

    [Obs.: se puder, add no msn: beto.diass@hotmail.com]

  61. admin on March 24th, 2010

    Olá Roberto,

    Respostas abaixo:

    1 – Você prefere praia ou cidade ? Se for praia, Vancouver. Se for cidade, Toronto.
    2- Você melhora seu inglês, não dá pra falar que volta legal. A partir de 6 meses você tem um grau bom de inglês.
    3- A adaptação é difícil, mas você consegue. Estude um pouco no Brasil para pelo menos começar no intermediário lá.
    4- Difícil conseguir estágios na área. Você vai trabalhar em locais como biblioteca, lojas, etc… A remuneração não é lá grandes coisas, basicamente um valor para você se manter lá.
    5- Conheço sim, é bem confiável. Dê uma lida nos outros posts sobre Vancouver, eu fiz tudo por conta e saiu mais barato. Outras agência que eu fui atrás: Bex, CI, StudyExpert.

    Normal sobre as perguntas. Também tinha várias quando estava procurando e aconselho você realmente pesquisar o que quer, para depois não se arrepender, aliás, foi esse o motivo pelo qual decidi escrever sobre a viagem.

    abs

    Robson

  62. Roberto on March 24th, 2010

    Valeu Robson.

    Como diz um professor meu: “Perguntas geram respostas, e respostas geram mais perguntas.” hehe

    6- Pelo que se vê, Toronto é mais “capital” e, consequentemente, mais agitada. Li também que a quantidade de brasileiros lá é maior. Com relação ao estudo, tem alguma diferença entre as cidades ou é basicamente a mesma coisa? Pensei em fazer um curso mais voltado pra business, Toronto apresenta-se mais adequada nessa situação?

    7- Pra 6 meses, normalmente, os pacotes incluem homestay por 4 sem. Qual a dificuldade pra se conseguir lugar pro restante do período? A galera tbm vai atrás e está disposta a dividir moradia? Vc citou (lá em cima) CAD$ 1000/month nas principais ruas, essa é a média ou consegue-se boas localidades por preços melhores?

    8- Li tbm que em algumas escolas “só dá brasileiro e asiático”, o que, teoricamente, não seria muito legal. Vc estudou na Pacific Gateway, como era essa questão lá? Recomenda alguma outra?

    9- Quanto é “um valor pra se manter lá”?

    10- De maneira geral, quais os gastos “extras” que terei até embarcar (além dos pacotes curso+moradia)?

    So many questions!!!
    O problema é que se lê muita coisa por aí, e só pessoas que tiveram uma experiência e são coerentes (como vcs ae) pra clarear REALMENTE as idéias. xD

    Obrigado novamente.

    Abraços!!

  63. Marcela on April 7th, 2010

    Olá Robson! Achei muito interessante seu blog, pretendo fazer intercambio em janeiro e fevereiro de 2011, mas tenho sérias dúvidas sobra qual cidade (Calgary ou Vancouver)…
    Quero pegar fluencia em inglês, já tenho um curso avançado e sei me comunicar, mas decididamente não sou fluente… Então prefiro um lugar com menos brasileiros (me falaram que é Calgary), no entanto eu também quero curtir a viagem, me interesso muito por esportes (snowboard, rafting, climbing, paraquedas), gosto de sair a noite, visitar parques, aquários, shows, enfim, fazer de tudo um pouco… Mas não sei qual das cidades oferta tudo isso, você saberia me dizer?
    Além do mais, me disseram que em Vancouver quase não para de chover, sabe se Calgary também é assim?

    Pesquisei as escolas ILAC, LSI e King George, mas nem estou muito preocupada no que refere as escolas, pois me disseram que como os métodos das escolas são iguais, nem faz muita diferença a escola… Confere? =)Obrigada pela atenção e aguardo retorno!

    Att,
    Marcela

  64. admin on April 9th, 2010

    Marcela,

    Olha, é difícil um lugar no mundo que não tenha brasileiro. Você vai encontrar, não importe onde vá.

    Calgary, Vancouver, Toronto, Montreal, são as cidades mais procuradas pelos brasileiros, sendo que Calgary é menos procurada. Em Vancouver você vai achar muitos, muitos mesmo. Vancouver é conhecida como Raincouver, mas a chuva é bem leve, com uma jaqueta vc sai tranquila e no verão tem a praia e os parques que são fantásticos.

    Mas aí vai de você de não se misturar e falar só inglês. Já que você tem um nível de inglês avançado, já pensou na possibilidade de ir para cidades do interior dos EUA, ou até mesmo para Ottawa (capital do Canadá ?) .

    Meu irmão morou no Missouri, ficou 1 ano e não encontrou nenhum brasileiro por lá.

    Sobre as escolas, são as que as agências mais vendem. São bem conhecidas e tive amigos que estudaram lá e não tinham nada a reclamar.

    abs

    Robson

  65. Claudia on April 9th, 2010

    Marcela,

    Eh… nao encontrar Brasileiros aqui eh uma missao quase que impossivel… rsrsrsrs…
    Mas como o Robson falou, vai de voce nao se misturar e fazer valer sua viagem, especialmente se vc jah tem um nivel legal de ingles. Pra que ficar com brasileiros, neh?

    Eu acho que, de longe, a cidade mais bacana pra se visitar e se estudar ingles ao mesmo tempo eh Vancouver. Aqui tem de tudo e vc tambem tem a possibilidade de ir ate Seattle (caso tenha um visto Americano).

    As escolas que vc mencionou sao todas bem conhecidas. Aqui em Vancouver a ILSC eh a mais famosa, mas claro que fama nao tem nada a ver com qualidade. Sugiro que vc procure info na internet sobre as escolas e peca ao seu agente de viagem testemunhos de pessoas que estudaram nessas escolas. Isso ajuda muito na hora da decisao.

    Sobre a chuva: sim, aqui chove bastante, mas isso nao impede a diversao. A chuva aqui nao eh como no Brasil e como o Robson disse, soh um casaco jah eh o suficiente.

    Boa sorte!!!

    Abs,
    Claudia

  66. Roberta on April 11th, 2010

    Olá Robson,
    Primeiro, parabéns pelo blog! Muito legal!
    Bom, estou pensando em ficar passar um ou dois meses em Vancouver nesse esquema de homestay e escola. Gostaria de saber, pela sua experiência, qual é a faixa etária dos alunos, se encontrarei pessoas com 30 ou mais de 30 anos na escola.
    Estou com receio de ficar um pouco deslocada….tenho 30.
    Abs, Roberta.

  67. RAISA on April 13th, 2010

    Olá Robson!
    Pelo que vi , vc foi para Vancouver fazendo conexão em Chicago! Eu estava olhando o preço das passagens e ir pela United Airlines , fazendo conexão em Chicago é mais barato do que ir pela Air Canada e parar em Toronto. Gostaria de saber , se posso fazer a conexão em Chicago sem ter o visto americano? Terei que apresentar a carta da Pacific e demais documentos na imigraçao estadunidense?
    Obrigada desde já!

  68. Gabriel on April 14th, 2010

    Robson,

    Venho enviando e-mails para voce a algum tempo, mas ainda nao fui atentido. Peço para que corte meu e-mail da lista, pois nao quero mais receber e-mails do blog. Não farei mais o intercambio, e mesmo grato pela sua ajuda, nao desejo mais receber e-mails deste blog.

    Conto com sua colaboração

    Gabriel

  69. Claudia on April 25th, 2010

    Roberta,

    A faixa etária de alunos varia, mas a maioria é garotada. Pode ser que fique deslocada, pode ser que não… depende de vc…

    Abs,

    Cláudia

  70. Claudia on April 25th, 2010

    Sim, vc precisa de visto americano pra fazer escala nos EUA. Sim, qdo chegar na imigração, vc precisa apresentar a carta da sua escola mostrando que foi aceita e endereço do homestay. As vezes, mostrar que tem dinheiro tb pode ser útil, mas não é regra e nem sempre é pedido por oficiais de imigração.

    Abs,

    Cláudia

  71. Roni on April 27th, 2010

    Olá Claudia e Robson

    Ufffa ainda bem que achei vcs rsrrsrs HELP ME

    Estou planejando meu intercambio para o Canadá em Março 2011, mas estou na dúvida entra Vancouver e Toronto… pretendo ficar 3 meses e tenho nivel intermediario vcs acham que consigo sair lá fluente, quero pegar as aulas intensivas…

    Obrigado
    Abraços

    E parabéns pelo blog

  72. Marcelino on May 1st, 2010

    Olá Robson!!!

    Eu e minha esposa estamos planejando uma viagem de passeio aos EUA e Canadá, e gostaria de saber se vc indicaria alguma host family ou agência de homestay para nós, que não prentendemos fazer curso de inglês em Vancouver? O link que vc disponibilizou do “alphaomega” dá num blog de roupas, ao que parece.
    Para passeiar e conhecer Vancouver, onde seria a melhor localização para se hospedar?

    Abraço,

    Marcelino

  73. André on May 5th, 2010

    Olá pessoal, gostei bastante das informações que aqui encontrei.

    Lí bastante, na verdade venho lendo, mas ainda não tenho uma noção real de quanto custaria um intercâmbio de uns 6 meses para Vancouver por exemplo.

    1 – Pelo que li, o custo é de uns R$20 mil nas mais conhecidas agências… isto mesmo?

    2 – Quando falam do work&study , este valor diminui um pouco pelo fato da pessoa conseguir fazer algum dinheiro?

    3 – Vocês sabem se as formas de pagamento são negociáveis com as agências?

    Bom, minha situação é a seguinte:
    Devo concluir minha graduação no fim deste ano e gostaria de saber com que valor eu consigo fazer um intercâmbio de uns 6 meses pelo menos, mesmo que não seja em Vancouver.

    Parabéns para todos que vem ajudando com suas informações?

    André.

  74. Simone on May 5th, 2010

    Olá Robson..

    Olha meus Parabens, por todas suas respostas, tenho certeza que o tempo que disponibiliza para isso ajuda muitas pessoas. bom agora é minha vez… rsrs! pretendo ir para toronto inicio 2011.. minhas duvidas são ref. a escola.. tenho amigas que foram para ILAC e ELS..são menos procuradas por brasileiros são realativamente pequenas, vc tem alguma sugestão.. e se realmente quando chegarmos aí é conveniente dividir homestay.. ou é melhor fechar tudo aqui no brasil mesmo.. pretendo ficar 8 meses, 4 estudando e 4 trabalhando.. vc acha que é legal trabalhar? pq pelo que vi e ouvi.. vc sai um pouco de sala de aula né.. e fica com aquele “ingles real”..trabalhando…. o que acha das perguntas…?
    Aguardo resposta..

    Att.
    Simone Coelho

  75. Leticia on May 24th, 2010

    Robson,
    sua iniciativa é fantástica e com certeza ajuda muita gente.

    Me chamo Leticia, fiz 32 anos em março e tenho inglês básico.
    consegui juntar uma grana pra poder viajar ao exterior e finalemnte estudar inglês num país de língua inglesa (aqui no Brasil nunca consegui dar continuidade a um curso inteiro de ingles).

    Eu pretendo fazer intercâmbio viajando no final de julho10; inicio deagosto/10. Me desligarei da minha empresa em junho.

    é um sonho que agora poderei realizar, mas sou muito cautelosa e prudente. preciso de detalhes pra decidir com segurança a melhor opção,

    já recebi diversosn orçamentos de agências de intercâmbio, e o que mais me interessa é o de 8 meses (4 estudando e 4 trabalhando).

    minhas maiores dúvidas são:
    quanto uma pessoa adulta gasta por dia em Vancouver?
    sem extravagancias, ou seja, só gastando com o essencial (comida, transporte, cartão telefonico) e eventualmente/esporadicamente, se permitindo um laser… porque ninguém é de ferro. rs

    o homestay dos pacotes geralmente são de 1 mês. Consigo dividir ap com outros alunos da escola facilmente? dividir entre 2 e 3 pessoas um ap simples com lavanderia, sairia por quanto por mês?

    desculpe tantas perguntas, mas estou cheia de dúvidas, Será minha 1 a viagem internacional e meu 1o intercâmbio… é uma boa grana investida e quero ter certeza das melhores opções.

    muito obrigada pela paciência e agradeço a ajuda que vc puder dar!!

    abraços,
    :)

  76. Claudia on May 25th, 2010

    Roni,

    Eu recomendo Vancouver sem sobras de duvidas.
    Em relacao a sair fluente em 3 meses, me sinto na obrigacao de ser realista: acho que nao. Sem duvida, vc pode melhorar e muito seu vocabulario, pronuncia, etc, mas fluencia de verdade requer anos de estudo e pratica. Mas claro que isso nao eh motivo pra vc desistir, pq uma experiencia dessa vale a pena, e muito!

    Boa sorte pra vc!!!

    Claudia

  77. Claudia on May 25th, 2010

    Marcelino,

    Quando vc fechar a sua viagem, normalmente a agencia deve indicar um homestay para vc e sua esposa. Nao ha muita necessidade de vc contratar outra agencia pra te fazer isso.

    Melhor lugar para se hospedar em Vancouver sem duvida eh Downtown, mas normalmente eh mais facil conseguir homestays em North Vancouver, Burnaby e outras areas da grande Vancouver, oq nao deixa de ser legal pq o sistema de transporte eh excelente e facilita muito passear aqui.

    Outra coisa, pra vcs que veem a passeio, pode ser que seja mais dificil conseguir homestay pq normalmente as familias q recebem os extrangeiros sao conectadas as escolas, mas nao custa perguntar nas agencias se ha possibilidade de se conseguir homestay msm assim.

    Se tiver problemas, me avise pq conheco algumas pessoas q talvez estejam interessados em recebe-los aqui.

    Boa sorte!

    Claudia

  78. Claudia on May 25th, 2010

    Andre,

    1 – Pelo que li, o custo é de uns R$20 mil nas mais conhecidas agências… isto mesmo?
    O custo pode variar de agencia pra agencia e de acordo com o curso que vc escolheu. Agencias conhecidas sao mais garantia de qualidade de servico, DE preferencia a elas. Lembre-se que as vezes, o barato pode sair caro.

    2 – Quando falam do work&study , este valor diminui um pouco pelo fato da pessoa conseguir fazer algum dinheiro?
    Nao, o valor nao diminui em nada. Work & study costuma ser ateh mais caro, mesmo pq esse tipo de visto soh eh consedido a estudantes que pretendem ficar mais d seis meses.

    3 – Vocês sabem se as formas de pagamento são negociáveis com as agências?
    Sim, normalmente as agencias parcelam no cartao, mas cada agencia tem seu modo de pagamento.

    Boa sorte!!!

  79. Claudia on May 25th, 2010

    Simone,

    “tenho amigas que foram para ILAC e ELS..são menos procuradas por brasileiros são realativamente pequenas, vc tem alguma sugestão.. e se realmente quando chegarmos aí é conveniente dividir homestay.. ou é melhor fechar tudo aqui no brasil mesmo.. pretendo ficar 8 meses, 4 estudando e 4 trabalhando.. vc acha que é legal trabalhar? pq pelo que vi e ouvi.. vc sai um pouco de sala de aula né.. e fica com aquele “ingles real”..trabalhando…. o que acha das perguntas…?”
    Em relacao as escolas, toda escola te brasileiro e vai de vc evitar a companhia deles, pq sim, isso atrapalha e muito.
    Dividir homestay eh relativo. Eu aconselho vc procurar ficar numa homestay que a escola te indicar e tentar participar da rotina da familia o maximo que puder.
    Quanto a trabalhar, acho q os programas q as esolas oferecem (em sua maioria) sao de 12 meses, e nao d oito, mas nao tenho certeza. Eh bom vc pesquisar de perto primeiro antes de reservar dinheiro pra somente 8 meses. Pode nao funcionar.

    Robson, vc sabe se existe work&study de 8 meses??

    Quanto ao “ingles real” depende do seu nivel agora e do quanto vc vai se dedicar ao ingles durante a sua estadia aqui.

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte,

    Claudia

  80. Leticia on May 25th, 2010

    Parabéns pela inciativa! o Blog é excelente.

    Tenho inglês basicão (entendo algo e não falo muita coisa).
    consegui unir as coisas necessárias pra poder viajar ao exterior e finalmente estudar inglês num país de língua inglesa (aqui no Brasil nunca consegui dar continuidade a um curso inteiro de ingles).

    Eu pretendo fazer intercâmbio viajando até agosto/10. Me desligarei da minha empresa em junho.

    é um sonho que agora poderei realizar, mas sou muito cautelosa e prudente. preciso de detalhes pra decidir com segurança a melhor opção,

    Gostaria de receber dicas de custo médio por dia de um adulto (sem estravangâncias. só os gastos essenciais como comida, transporte, internet, cartão telefônico…)

    preciso de TODOS os detalhes, pois será minha 1a viagem pra fora do país e meu 1o intercâmbio.

    Gostaria de ficar entre 3 e 8 meses.
    em Vancouver.

    Conto com a dica de vcs pra eu me planejar muito bem.

    obrigada!

  81. Ananda on May 27th, 2010

    Olá! Estou me programando para ir a Vancouver em janeiro do ano que vem! Vou fazer um módulo de um curso de inglês médico na Sprott-Shaw! Vocês sabem alguma coisa dessa instituição? Gostaria de saber se o investimento realmente valerá a pena ^^ E quanto a estadia, eu vou ficar em casa de família. Corro risco de ficar numa casa longe de onde eu vou estudar? Agradeço!

  82. Thalita on May 28th, 2010

    Olá Robson, tudo bem?
    tó querend passar as ferias de dezembro em vancouver, na verdade ja morei lá em 2004 e agora queria voltar… porem trabalhar um pouco, p os meus nao reclamarem rsrrsrs… VC TEM COMO ME AJUDAR????? espero respostas
    beijos

  83. Fábio Loyola on May 31st, 2010

    Boa Noite, ROBSON / CLAÚDIA.

    Primeiro, parabenizar o Robson pela iniciativa do blog que com certeza deve estar servindo de benchmarking para centenas de brasileiros, “marinheiros de primeira viagem”…que nem eu..rs..
    E pela Claudia estar te ajudando com as respostas…

    Preciso muito a ajuda de vocês, estou cotando um pacote com a Canada Travel (SP) para ir para a escola KGIC – King George International College para fazer um programa (Study + Work), segue a página do programa: http://www.kgibc.ca/programs/business-management.html

    Hoje meu inglês está em “eterno pré-intermediário” e provavelmente os 2 ou 3 meses iniciais eu teria que fazer um inglês geral para depois focar na outra parte que é mais focada em business…

    Enfim, queria saber se vocês conhecem a Escola e quanto eu gastaria em Reais para ficar no programa todo, ou seja, 1 ano…

    Estão cotando em torno de R$ 20.000 / R$ 25.000, o que vocês, acham?

    Abraços
    Fabio Loyola

  84. Bertha on June 2nd, 2010

    Oii
    Gstaria de saber se tem um calculo de quanto preciso para ficar em Vancouver 3 semanas. Referente a alimentaçao e transporte.
    E como e o clima la em Julho.
    Desde ja agradeço

  85. Lelia Napoli on June 3rd, 2010

    Oi Robson!

    Moro em Fortaleza, tenho 21 anos e estou pensando em ir no meio do ano que vem fazer um curso de idiomas em Vancouver. Fui na STB e na CI (central de intercambio) e as duas me indicaram as duas escolas que vcs citou no topo da pagina. Alem da duvida entre qual das duas escolher, queria uma dica sobre alguma atividade, curso, escola.. algo voltado para arqutetura! Faco sexto semestre e vou trancar para aprender ingles, entao queria fazer alguma atividade que tivesse haver com arquitetura para fazer paralelamente ao ingles.

    Obrigada!

  86. Amanda on June 8th, 2010

    Boa noite, Robson!!!

    Pretendo ficar 1 mês em Vancouver fazendo curso de inglês.. Já fui na STB e na IE para ver os preços e tal, achei os preços bem parecidos… Na STb eles me indicaram a escola ILSC, porém estive pesquisando na net e encontrei algumas pessoas falando q é uma escola ruim, então fiquei meio desanimada com essa escola e a menina da STB não me passou muita segurança ao falar da escola também… Então vi na IE e lá me indicaram a LSI, pesquisei essa também e gostei das informações que tinham e a menina da IE me passou bem mais segurança qu eu acho importante nessa hora… Por isso acho q vou por essa mesmo, vc sabe me dizer se essa escola é boa?? Em novembro é muito frio em Vancouver?? Quanto que eu preciso levar de dinheiro?? Esse programas de lazer que a escola oferece são pagos por fora ou está incluso no valor do curso?? Se não, quais são os valores mais ou menos??

    Muito bom o seu blog, parabéns!!

    Desde já agradeço!!!

  87. Camilo on June 10th, 2010

    Olá Robson,

    Estou fechando um programa (trabalho e estudo) com a Word Study para ficar no Canadá por 1 ano, com o principal objetivo aprender inglês.
    Tenho 2 opçoes: Vancouver ou Whistler, qual sua sugestao?
    Sou recém-formado em Engenharia de Materiais e também tenho planos de fazer uma Pós-Graduaçao por lá. Como funciona? Posso fazer? Como faço para conseguir…????
    Tenho chances e/ou existem oportunidades para trabalhar na minha área de formaçao profissional? Como funciona?

    OBS: Caso álguem tenha experiência e queira me ajudar respondendo essas questoes ficarei grato!!!

    Obrigado pela força!!!

  88. Priscilla on June 16th, 2010

    Olá Claudia/Robson!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-los e agradecer pela ajuda que estão prestando ao pessoal que está indo para o Canadá, show de bola!
    Eu li “quase” todos os posts, e talvez lhes faça algumas perguntas das quais não tenham tanto conhecimento, mas sempre tem alguém conhecido né!
    Eu pretendo ir para Montreal em janeiro, fazer um programa de pós-graduação na College La Salle e trabalhar lá através da Canada Travel. Porém eles não têm me fornecido muitas informações sobre pessoas que já tenham feito esse tipo de programa, e especialmente dados sobre a universidade.
    Caso não tenham informações dessa natureza, poderiam me ajudar indicando quem as tenha?!
    Mais uma vez parabéns, e muito obrigada!

  89. Simone on June 23rd, 2010

    Olá,
    Estou com planos de fazer um intercambio nas ferias de Dezembro (12 semanas). Consultei 3 agencias e é claro q me assutei com os preços. Tenho vontade de fazer por conta mas medo de quebrar a cara e gastar dinheiro em vão. Tbm gostaria de saber qual a escola mais recomendada p/ caso faça com a agencia já saber oq quero.
    Grata

  90. thaisa on June 24th, 2010

    Olá Robson e Cláudia!

    Fechei minha viagem para o canadá nesta semana e agora vim procurar algo para saber como funciona um pouco da cidade e vi que aqui é um bom lugar… parabéns pela iniciativa. O mais engraçado é que aqui em cima tem um post de uma menino que tb vai pela minha agência porém eu irei só em fevereiro pois é quando me formo. Meu programa é de trabalho e estudo, vc acha que eu consigo me bancar por lá? Tem muito serviço de au pair? é fácil de conseguir moradia com estudantes? minha escola é a tamwwod o que me diz?

    Obrigada!
    Agradeço a atenção!

  91. pamela silva on July 7th, 2010

    ola,meu nome e pamela tenho 18 anos e terminei meus estudos ano passado,estou pensando em fazer faculdade no canada em estetica ou dermatologia mas nao sei pra onde ir,
    estou querendo me casar ainda esse ano e meu namorado que tem 21anos, tambem esta querendo fazer faculdade la de engenharia naval ou arquitetura,mas ela terminou o ensino medio a 2 anos e depois fez um curso de instrumentaçao industrial ,estamos preocupados com a moradia pois nao temos muito dinheiro guardado,sera que da pra voce me da uma luz?
    bjs ate logo.

  92. Cláudia on July 11th, 2010

    Ola Pamela!

    Então, entendí direitinho q sua situação, e sinceramente, moradia é o que vc menos deveria se preocupar agora, porque isso é fácil de resolver. O problema é a faculdade, porque o sistema aquí é totalmente diferente do sistema no Brasil.
    Vamos por partes: 1 passo é ser aceito, e pra isso seu inglês e o do seu namorado tem que ser fluente. Vocês terão que prestar o TOEFL (isso é um dos requerimentos da faculdade)e a pontuação exigida (dependendo da instituição é entre 88 e 90 pontos (acredite, não é tarefa fácil).
    2. depois de ser aceito pela instituição, processo que consome bastante tempo e dinheiro (toda a sua documentação da sua vida academica deve ser traduzida para o inglês por tradutor juramentado), vc precisa aplicar para um visto de estudante e pra isso, vc deve comprovar que tem dinheiro pra se manter no Canadá sem precisar trabalhar. Tenha em mente que estudantes internacionais pagam três vezes mais que estudantes canadenses ( e pra eles já é um absurdo de caro…). O sistema também não ajuda. Aquí se demora muito mais pra se concluir uma faculdade e carreiras relacionadas a área de saúde, direito e odontologia, além de caríssimas, são apenas pós gradução. Não existe bacharelado em nenhuma delas. Qualque dúvida, me add no msn: claudia.rodrigues28@hotmail.com.

    Boa sorte!

  93. Gisele on July 21st, 2010

    Bom dia, por acaso ja ouviram falar dessa escola? Vancouver Georgia College? Obrigada

  94. Luciana on August 4th, 2010

    Olá! gostaria de saber quais documentos são necessários para matricular em uma escola no canadá, para curso de inglês?
    quais documentos essas escolas exigem? é difícil conseguir a aceitação da escola?
    Obrigada!

  95. Flávia on August 14th, 2010

    OLÁ rOBSON E CLÁUDIA,

    PARÁBÉNS PELO BLOG E PELA ATENÇÃO E CARINHO DEDICADO.
    BEM, ESTOU QUERENDO IR PARA VANCOUVER FAZER UMA COLLEGO NA ÁREA DE HTM. VCS CONHECEM A SPROTT-SHAW- http://www.issprottshaw.com.br ou a Canadian Tourism College???? MAS MEU INGLÊS É INTERMEDIÁRIO, SERÁ QUE TENHO QUE FAZER CURSO DE INGLÊS ANTES, AÍ MESMO, POR ALGUNS MESES E TB. SERÁ QUE É EXIGIDO O TOEFL. ESTOU PERDIDA EM QUE CURSO DE INGLÊS DEVO FAZER ANTES E O PERÍODO. POIS MEU OBJETIVO MESMO É FAZER O COLLEGE. QUAL O MELHOR PACOTE A ESCOLHER? WORK & STUDY, POIS COMO PRETENDO FICAR POR MAIS TEMPO TENHO Q ESTUDAR. VCS CONHEÇEM UMA ESCOLA ” ISS”. AGUARDO RETORNO. OBRIGADA.

  96. Anderson on September 1st, 2010

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site que está 10, segundo colocar a seguinte: tenho 21 anos e sou formado em inglês por curso faz 5 anos, entretanto tenho a grande vontade de estudar mais inglês só que no Canadá, em Vancouver, pois a questão dos gastos + o fato do país ser lindo. Eu fico preocupado com os gatos, pois vi que para ficar durante 3 meses no Canadá, sai em torno de 18.000,00, ou seja, inviável no momento e vi na feira da PUC/RJ um folheto de uma empresa que garantia oferecer acomodação, curso durante 3 meses, etc por apenas 8.000,00 o que me assustou pelo preço e me fez ficar desconfiado, sendo assim gostaria de receber dicas para ter um menor gasto. Dicas sobre cidade para ficar seria ótimo, pois pretendo fazer compras, sair a noite e passear, ou seja, gostaria de estar em um local mais urbano e movimentado.Se possível eu gostaria de cursar inglês comercial ou para aperfeiçoar o meu idioma + trabalho de meio expediente, entretanto gostaria de trabalhar em serviços “não brasileiros” como lavar chão, banheiro, trabalhar no Mac Donalds e sim como guia, parte de vendas etc. Terceiro e para finalizar agradeço a atenção que me fora dada e peço que me ajude, pois ano que vem gostaria de estar no Canadá e assim dar um up no meu currículo fora o fato de estar em contato com outra cultura.

  97. Victor Hugo on September 8th, 2010

    oi tudo bem?
    meu nome é Victor e eu estou pretendendo fazer uma viagem para Vancuover no Canadá e notei que voçê ja passou por uma boa experiencia por lá gostaria de dicas do que eu devou levar para poder se manter lá en um mes e outras dicas de como comprar meu passaporte en agencias turisticas não sei,,só preciso de um pouco de dicas e bastante ajudas..

    Obrigado pela atenção…!

  98. Alysson Cardoso on September 13th, 2010

    oi gostaria de fazer um intercambio pro canada e o q mais me preocupa e de quanto mais ou menos e necessario pra ficar em torno de 8 meses.
    gostaria de saber o valor geral q um estudante gasta pra ficar esse periodo no canada.
    muito obrigado.,

  99. Victor hugo on September 14th, 2010

    OI tudo bem?
    queria algumas dicas do que devo levar para minha viagem que eu irei fazer para vancuover no canadá
    ..voçê pode me ajudar com alguams dicas para esta minha viagem…??

  100. Bruna on September 21st, 2010

    Olá, gostaria de saber qual é a melhor época para começar um intercâmbio de 6 meses em Vancouver. :) Parabéns pelas dicas!

  101. Elaine Silva on October 2nd, 2010

    Olá! Robson e Claudia!
    Parabéns pelo informações! Me ajudaram bastante.
    Mas tenho algumas dúvidas ainda. Gostaria de fazer um intercâmbio de 1 ano, mas vi com as agência que para eu ir com o dinheiro que tenho, seria apenas por 3 meses.
    Gostaria de saber se eu fechar com a agência por 3 meses de curso, se o meu visto será de 6 meses e também se irei como turista ou estudante?
    Depois, se eu arrumar um trabalho por lá, é possível eu prorrogar o meu visto?
    Obrigada!

  102. Claudia on October 7th, 2010

    Anderson,

    td bem com vc? espero que sim!

    Bom, resondendo rapidinho suas perguntas:

    1. 18.000 reais pra tres meses rapaz??? Nossa senhora, nao chega a td isso nao! pesquise mais e procure uma agencia seria. eu indico a experimento:
    http://www.experimento.org.br/
    2. Vancouver eh uma otima cidade para estudar: oferece d td: passeios, vida noturna (fraquinha, mas tem), museus e outras atracoes, alem do clima q por volta de maio ate agosto eh super agradavel!
    3.eh sim possivel estudar ingles comercial (marketing), e pra isso eu indico a ILSC, que eh uma excelente escola.
    http://www.ilsc.ca/
    4. em relacao a ingles mais trabalho, com um curso d apenas tres meses eu creio que nao seja possivel. para permanencia d 3 meses vc deve aplicar para visto d turista, que nao permite trabalho. nesse caso vc teria que se contentar em soh estudar msm e evitar a companhia de brasileiros.

    Espero ter ajudado!
    Grande abraco,

    Claudia

  103. Claudia on October 7th, 2010

    Victor Hugo,

    td bem?
    Bom, vi que vc esta msm um pouquinho confuso.
    Meu conselho pra vc eh procurar uma agencia seria que te oriente.
    em relacao ao passaporte, vc nao compra. Passaporte eh um documento de viagem que vc tira na Policia Federal de sua cidade.
    Pra se manter aqui um mes somente, eu diria em torno de dois mil reais.
    Se vem pra estudar, calcule seus gastos em dinheiro pra se manter (vc NAO pode trabalhar durante sua estada aqui), passagem e curso.

    Espero ter ajudado!
    Boa sorte!

    Claudia

  104. Claudia on October 7th, 2010

    Alyson,

    o melhor a fazer eh procurar uma agencia porque os gastos variam muito.

    Pra passar tranquilo, eu diria em torno de mil dolares por mes (se for fazer viagens fica mais caro).

    Tenha em mente que Vancouver eh uma cidade com alto custo de vida, portanto deve vir preparado pra gastar, lembrando que dependendo do status de seu visto, vc nao tera permissao pra trabalhar aqui.

    Boa sorte!

    Claudia

  105. Claudia on October 7th, 2010

    Bruna,

    Qualquer epoca eh boa, depende do tipo de clima que vc gosta mais…
    Eu particularmente diria entre maio e agosto, mas vai de vc.

    Grande abraco!

    Claudia

  106. Claudia on October 7th, 2010

    Elaine,

    pra curso de tres meses certamente vc recebera visto de turista, oq NAO permite que vc trabalhe.

    ate como turista eh possivel extender seu visto, mas td depende de sua situacao financeira no Brasil.

    Espero ter ajudado!

    Boa sorte!

    Claudia

  107. Marcelo on October 28th, 2010

    Pessoal, estou em Victoria a 3 meses estudando na KGIC. Vai aí minha dica, essa escola é uma porcaria!!! Recomendo o curso da UVIC (Universidade de Victoria), Pacific Gateway e Global Village.

    Abraços, Marcelo.

  108. Vanessa on November 2nd, 2010

    Olá pessoal,
    Estarei indo para o Canadá em set/11 para intercâmbio de 4 semanas. Gostaria de saber se é possível fazer a programação do intercâmbio sozinha, sem agência e se dessa forma sai mais barato.
    Não consegui acessar o site da homestay que o Robson indicou: http://www.alphaomegahomestay.ca/index.php, podem me confirmar o endereço?

    obrigada!

  109. Marcio g. on November 7th, 2010

    Olá à todos e parabéns pelo excelente blog.
    Provavelmente irei para Vancouver no meio de 2011, quando terei acabado aqui minha graduação em Publicidade.
    Estou querendo ir com o Programa de Estudo + Trabalho – 3 meses de cada, inicialmente.
    Minha dúvida é: quanto vocês acham que seria necessário eu ter de reserva para me manter nesses 3 meses iniciais, que é quando não posso trabalhar? Não tenho intenção de fazer grandes passeios ou baladas, consigo ser bem econômico, ainda mais sabendo que a grana que me sobrará para levar não será tão grande assim.
    Terei também nível avançado de Inglês. Acham que isso ajudará a conseguir um emprego legal? Quanto, mais ou menos, acreditam que eu poderia ganhar em um trabalho com esse nível da língua?

    Espero anciosamente pelas resposta.

    Grande abraço. Marcio

  110. Fernanda on November 13th, 2010

    olaa pessoal!
    pretendo fazer high school ano q vem no canada por 1 ano. estou na maior duvida se vou pra victoria ou vancouver! sera que alguem poderia me ajudar?

    obrigada!

    Fernanda

  111. admin on November 29th, 2010

    Vanessa, parece que houve algo com o site deles – como se tivessem hackeado. Faça contato com a pacific gateway que eles te passam os contatos.

    abs

    Robson

  112. Luisa on January 9th, 2011

    Gente, estou estudando no KGIC em Vancouver!

    Realmente, me decepcionei!!
    A cidade eh linda… praias com montanhas de neve em volta da cidade.. vc sente um espirito de paz quando ve essas montanhas…

    Mas… meu colegio eh muito fraco, infelizmente e aqui tem MUITO asiastico.. comida asiastica, sotaque asiastico.. parece que estou no Japao!

    E tem brasileiro demais tb… como robson disse, eles vem pra farra, formam um grupo e falam portugues ate na escola!! eu me pergunto sempre: pq eles estao aqui?? o mundo agora esta internacional! e o ingles depende unicamente de vc! vc tem q se virar!!

    mas nao me arrependo de vir aqui.. conheci japoneses, chineses, filipinos, koreanos, arabes, mexicanos… conheci rocky mountain (lugar perfeito), victoria, vancouver e daqui a pouco vou conhecer toronto, montreal, halifax…

    in short, eh uma experiencia e tanto!!

    Vou terminar meu curso “normal” de ingles em Marco e depois disso pretendo fazer o curso de Business Management.
    De preferencia em outra escola como Pacific Gateway e ISLC que dizem ser melhores.
    Minha duvida agora eh a cidade. Vancouver ou Toronto?? Amo natureza: praias, montanhas… e dizem que Toronto nao tem isso…

    Oq mais gosto de Vancouver eh a natureza… bem todo lugar deve ter seus pontos positivos e negativos. Tem que ver quais sao os seus objetivos.

    Meu e-mail eh luqueiros@ig.com.br

    Se quiserem conversar sobre Canada, to aqui!

    Boa sorte a todos nos!
    Luisa

  113. admin on January 10th, 2011

    Minha sugestão: fique em Vancouver, ou vá pra uma cidade menor – Calgary, interior de Ottawa, etc.

    abs

    Robson

  114. ELIANE on January 11th, 2011

    Robosn, por favor, acha que vale investir na UBC em curso de Language and Culture mesmo sendo mais caro? O Pacific Gateway também respondeu e o valor é mais em conta mas achei a UBC bem interessante.

  115. admin on January 13th, 2011

    Eliane,

    Fazer em universidade é sempre melhor pelo contato com os nativos, além da diminuição de asiáticos. Se quer fazer realmente em universidade, sugiro olhar Ottawa como opção.

    abs

    Robson

  116. Ricardo on January 15th, 2011

    estou no inicio de um curso de inglês voltado para conversação, e gostaria de fazer um intercabio para acelerar meu aprendizado na conversação, o pais? por mim seria os EUA ou INGLATERRA, mas tenho que escolhar o mais barato.
    vc pode me dar alguam dica?
    por favor evie para o meu email: risbelisario@bol.com.br

  117. stef on January 19th, 2011

    Boa tarde, tudo bem?
    Primeiramente achei seu blog MUITO bom, pretendo ir para Vancouver para estura e trabalhar por 6 meses e irei embarcar em maio.
    Mas estou vendo para estudar na English Bay College, mas não estou achando muitas informações sobre essa escola.. vc conheceu lá? sabe se é boa e confiável?
    Obrigada!
    Stef

  118. Tatiane on January 22nd, 2011

    Robson,

    Estou fechando um curso de inglês, na ILSC em Vancouver, com duração de 12 semanas. Porém analisando o material da escola, vi que os cursos oferecidos no meu nível, que é super básico, são apenas os de comunicação e preparação acadêmica. Gostaria de um curso que me proporcionasse leitura, escrita e conversação, mesclado.
    Como meu nível é básico e ficarei apenas 3 meses, você acha que ILSC seria uma boa escolha para o que eu desejo?
    Aguardo seus comentários.
    Muito obrigada!
    Abs,
    Tatiane

  119. Arthur Sahib on January 30th, 2011

    Oi, primeiramente, gostei muito do blog, parabens! Bem, eu vou para vancouver em agosto e eu escolhi a regiao vancouver coast – north vancouver.. eu gostaria de saber, por mais que eu ja tenha lido ali em cima que north vancouver é bom, se é muuuuuito frio ou tem epocas de sol.. e se.. tem muitos brasileiros por la e se.. as familias, como elas sao, em geral.
    Obrigado desde ja.
    Arthur.

  120. admin on January 31st, 2011

    Arthur,

    North Vancouver, pra mim, é uma das melhores partes da cidade. Sobre o frio, por estar perto das montanhas, principalmente da Grouse Mountain, costuma ser mais frio que as outras partes da cidade. Agosto foi a época que fui, começa a esfriar de verdade no final de outubro, e até lá, terá aproveitado e bastante.

    Tem bastante brasileiro em Vancouver, como em qualquer parte do mundo, mas aí depende de você de não se misturar e não falar português. Você vai descobrir que há pouco canadense no Canadá, por mais maluco que pareça. Se pegar uma família canadense, terá sorte.

    Eu morei com uma família britânica, e depois com uma família de filipinos. Ambos muitos legais, obviamente que vai depender da sua motivação para se enturmar .

    Do resto, aproveite. São poucos que têm a oportunidade de viajar e passar um tempo numa cidade tão bela quanto Vancouver.

    abs

    Robson

  121. Arthur Sahib on January 31st, 2011

    Bem, obrigado pelas dicas e eu coloquei pra ficar em north vancouver no meu application. espero gostar.
    abs

  122. lais on February 2nd, 2011

    Olá,

    Tenho 19 anos e entrei na ufpe no início do ano, mas só vou começar a cursar em agosto pois entrei na segunda entrada.
    Estou planejando um intercambio de 3 a 4 meses para o canadá. O GRANDDE problema é que meu ingles é BÁSICO, básico MESMO e por isso estou muito insegura de viajar!

    Meu pai por sua vez está apreensivo, mas aos poucos está me dando apoio pois tambem acha necessário que eu tenha o minimo de conhecimento em ingles.

    Minhas dúvidas são as seguintes:

    -> com 3 ou 4 meses de intercambio, qual o nível de ingles que posso chegar?
    -> Qual o melhor lugar para morar, residencia estudantil ou família?
    -> Qual o melhor local para forçar meu aprendizado em ingles e ao mesmo tempo não me senti sozinha( ter o que fazer constantemente)
    -> Vocês sabem alguns sites de pontos turisticos e que fale sobre a noite de lá?

    agradeço desde já

  123. Kety on February 12th, 2011

    Adorei o seu blog, estou indo para Vancouver esse mês e aqui foi onde encontrei dicas realmente práticas sobre Vancouver.

    Não vi nada sobre o tax refund no seu blog ( se você já tiver escrito sobre isso, desculpe, mas não achei) , você tem informações sobre como funciona?

    Obrigada.

  124. Arthur Sahib on February 16th, 2011

    Robson, eu queria saber também, quais vacinas seria bom eu tomar antes de ir, se tem alguma em especial que você tomou.
    Obrigado
    Abs

  125. Daniela on February 20th, 2011

    Olá Robson,
    eu tenho 18 anos e estou indo para Vancouver em abril, vou ficar seis meses, e fazer o programa work/study na escola ILSC.
    Porém meu inglês não é dos melhores, você acha que em 3 meses é possivel eu ter um bom inglês para conseguir um emprego lá?
    Obrigada

  126. Caetano on April 21st, 2011

    E ai Robson, muito legal o seu blog.

    Também estou programando um intercambio com minha esposa para Vancouver. Seguindo seu planejamento, tb tenho interesse em homestay, porem os preços no site da PGIC são individuais. Será que consigo algum desconto para 2 pessoas no mesmo quarto? Vc tem o contato de uma responsável para me passar? Obrigado!

  127. regina on May 28th, 2011

    estou em dúvida entre estudar ingles por um mes em Vancouver ou Sao Francisco. Eu visitei sites e gostei muito de Vancouver,a beleza natural. mas ainda não consegui decidir
    Em Sao Francisco teria menos brasileiros? Imagino que não também

  128. admin on May 28th, 2011

    Regina,

    Brasileiro é igual formiga: tem em todo canto do mundo. San Francisco tem muito brasileiro (assim como em toda califórnia) e Vancouver também tem.

    Mas depende de você de não andar junto.

    Robson

  129. Samara on May 29th, 2011

    Olá, muito bacana seu blog.

    Ando pesquisando bastante sobre intercâmbio no Canadá e tenho muitas duvidas.Pretendo fazer um curso de 6 a 9 meses de ingles e trabalho, e tenho duvidas em relação à cidade:Toronto ou Vancouver, houvi dizer q nao conseguiria um estagio em Van na área de bussiness, apenas de pequenos empregos como lojas ou estações de esqui…Será q Toronto é mais recomendada para essa área?

    Outra questao é em relação à hostfamily, em muitos videos de intercambistas eles mostram uma realidade bem diferente do que imaginamos( de ser recepcionados pela familia e entrarmos no cotidiano delas para maximizar os estudos), ao contrario as homestays possui muitos quartos de intercambistas e em sua maioria eles pouco tem contato com os proprietarios, ou seja funciona como uma pensão fugindo do real interesse em uma homestay..

    Se puder sanar minhas duvidas estarei grata!

  130. Victor Aquiles on May 30th, 2011

    Ola! Por favor, vcs sabem algo sobre a escola ISS of. BC.
    Desde já muito obrigado!
    Parabéns, vcs já me ajudaram muito.

  131. Luciano Nóbrega on June 22nd, 2011

    Bom dia Cláudia;
    Olá;

    Parabéns pelo blog e gostaria, se possível fosse, de interagir com vocês para sanar algumas dúvidas, mas antes quero contar a minha história para vocês me darem as melhores dicas.

    Tenho 31 anos e a minha esposa também. Fechamos com a Canada Travel um curso pela ILAC. Sendo 2 meses em Vancouver + 2 meses em Toronto (tudo pela mesma escola), ou seja, um total de 4 meses, com 30h / semana de aula. Se acharmos conveniente, iremos prorrogar por mais 2 meses. Ou seja, podemos ficar num total de 6 meses por lá. Iremos no ano que vem, mas já estou pagando todo o curso, as taxas devidas, visto e seguro de saúde obrigatório. A única coisa que falta pagar são as passagens e homestay. Como já está praticamente pago o curso, eu posso ir até dezembro de 2012. Mas a idéia é irmos em maio de 2012.

    Algumas dicas eu já consegui coletar no blog, tais como: evitar grandes intimidades com outros brasileiros, tentar ficar em homestay de nativos, tirar o visto americano para aproveitar as atividades extra-curriculares e visitar NY (por exemplo), dentre outras.

    Agora segue algumas pequenas dúvidas: : )

    Eu ainda não fechei homestay porque tenho alguns amigos que já foram pra lá e vão me indicar algumas (inclusive aceito dicas de homestay de vocês). De qualquer maneira encontrei alguns sites (www.homestaybooking.com / http://www.homestayfinder.com) e parece que são confiáveis (inclusive uma das homestays pesquisadas foi um dos lugares onde um casal de amigos ficaram). Queria saber o que vocês acham deles, se já ouviram falar, se é seguro ou se vocês indicam fazer por uma agência mesmo. Outra dúvida neste sentido é se vocês aconselham, desde já, ir entrando em contato com estas homestays (levando em consideração que irei a daqui 11 meses) ou se posso fazer isso em janeiro do ano que vêm (já que vou em meados de maio).

    Encontrei um site também (http://www.homeaway.ca/) onde você tem a opção de alugar casas por temporada, com toda mobília instalada, inclusive serviço de limpeza, água e luz pagas e tal. O único inconveniente seria fazer compras e cozinhar (mas nisso eu sou craque). E os valores não são muito diferentes de uma homestay para 01 casal. Vocês acham que é uma boa opção?

    Sobre o custo de vida, queria saber a média de gasto/mês para 01 pessoa. Eles aconselham 1 mil CAD por pessoa. Realmente é suficiente? Como é a coditiano para viver por lá (comprar suprimentos básicos, higiene, transporte, comida, bebida, entretenimento, enfim, ter uma vida como se fosse um canadense)?

    Questões de saúde: no Brasil é comum dar uma dor de cabeça, ou uma simples ressaca e eu ir na farmácia e comprar um remédio. Lá parece que não é simples assim. Queria saber com funciona.

    A escola escolhida e indicada pela Canada Travel é boa? Sabe alguma referência a respeito? Pois ainda tenho condições de trocar.

    E para realmente aprender a língua, sei que ficar indo de escola – homestay – escola, você acaba não aprendendo muito. O que vocês indicam como atividade para realmente se interagir e conversar com outras pessoas? Quais lugares é bom pra fazer isso?

    Se a opção for ficar em homestay, como eles encaram a nossa cultura (tomar 02 banhos por dia, querer tomar um porre de vez em quando, ser acolhedor e dispor de uma liberdade característica nossa)?

    Como funciona as questões básicas em uma homestay (lavar e passar roupa / cabeleleiro / fazer barba / se eu quiser cozinhar algo pra mim diferente e coisas do gênero)?

    Tem alguma outra dica que vocês achem pertinente? Alguma situação que vocês tenham passado na sua experiência e que vocês nem imaginavam que poderia ocorrer?

    Fui um pouco longo, mas entenda que é complicado duas pessoas maduras (como eu e a minha esposa) deixar nossa casa, nossas coisas, família, nosso trabalho e ir pra outro hemisfério, com outra cultura, passar uma temporada.

    De antemão eu agradeço.

    Se preferirem, segue meu e-mail / MSN: lnobrega2000@hotmail.com

  132. HENRIQUE on July 5th, 2011

    Olá Robson, primeiro parabéns pelo seu blog, pretendo fazer intercâmbio em janeiro com um período de 4 meses, obviamento irei pegar o inverno, o meu medo é não aproveitar muto a minha viagem, devido ao frio e chuvas, qual a temperatura média nessa fase do ano em Vancouver e Toronto muito obrigado.

  133. Gustavo on July 6th, 2011

    Fala Robson, parabéns pelo blog, e pelos assuntos abordados no mesmo.
    Estou indo para Vancouver dia 3/1/12 e passarei o ano por la. Estudarei na Pacific. Inicialmente coloquei apenas o 1º mes a hospedagem em casa de familia.
    Ai vão algumas indagações:
    - É facil reunir um grupo para alugar um apartamento, nesses demais meses?
    - Você teria a noção de quanto eu precisarei ($) mais ou menos por mês (aluguel, alimentação, bus, etc)?

    Abraço

  134. Bianca on July 19th, 2011

    Boa Tarde !!!

    Robson adorei seu blog…Estou angustiada procurando por informações que ajudem a sanar minhas dúvidas e ter uma otima viagem…
    Sou estudante e quero ir no primeiro semestre de 2012 (aprox. março) para o Canadá, Vancouver.Pretendo ficar somente um mês ou no maximo dois, devido meu estagio.

    Meu ingles é basico , quero melhora-lo e conhecer a cidade…estou pesquisando …mais estou com MUITAS duvidas… se devo ir por uma agencia, se não… como devo fazer para participar do Homestay, qual a melhor escola, região para morar, quais lugares visitar, visto, preços….Nossa !!São tantas coisas…sem contar no friozinho que dá..rsrrs…
    Se puder me ajudar agradeço Muitoo…Enquanto isso continuo lendo seu blog…Parabéns !!!

    Obrigada.

    Bianca*

  135. Érica on July 25th, 2011

    Olá Robson,

    Adorei o seu blog ele é muito útil, uma pena que descobri somente faltando 4 dias para minha viagem. Bom…tenho algumas dúvidas e gostaria que me ajudasse. Vou estudar por 4 semanas na escola Cambridge Western. E, gostaria de sabe se você tem alguma informação sobre esta escola? Outra dúvida é que tirei o visto de estudante válido por 6 meses porém me arrependi pois, pretendo trabalhar no Canadá. Gostaria de sabe como faço para trocar o visto sem precisar voltar para o Brasil?

    Desde já agradeço por sua ajuda!

  136. Bianca on August 5th, 2011

    Boa Tarde !!!

    Robson adorei seu blog…Estou angustiada procurando por informações que ajudem a sanar minhas dúvidas e ter uma otima viagem…
    Sou estudante e quero ir no primeiro semestre de 2012 (aprox. março) para o Canadá, Vancouver.Pretendo ficar somente um mês ou no maximo dois, devido meu estagio.

    Meu inglês é básico , quero melhorá-lo e conhecer a cidade…estou pesquisando …mais estou com MUITAS duvidas… se devo ir por uma agencia, se não… como devo fazer para participar do Homestay, qual a melhor escola, região para morar, quais lugares visitar, visto, preços….Nossa !!São tantas coisas…sem contar no friozinho que dá..rsrrs…
    Se puder me ajudar agradeço Muitoo…Enquanto isso continuo lendo seu blog…Parabéns !!!

  137. Viviane on August 11th, 2011

    Robson, excelente blog! Dicas valiosas!

    Estou quase fechando um curso de 6 semanas numa escola chamada InLingua pela Canada Travel, só que não tenho conseguido achar opinios sobre essa escola….vc conhece, já ouviu falar?

    Qto a data p viagem…estou pensando em ir na ultima semana de janeiro, porém tenho a oportunidade de ir um pouco mais p frente tb…o que me sugeriria? Acha um periodo bacana? Em relação a numero de brasileiros, por exemplo?

    Obrigada!
    Abs,

    Viviane

  138. admin on August 12th, 2011

    Viviane,

    Não conheço a escola, mas a CanadaTravel é confiável. Acho que vale dar uma olhada no site deles e tentar ver o que oferecem.

    Eu não iria em Janeiro. Época de férias escolares e tem muito brasileiro por lá, se puder, vai mais pra frente, até porque janeiro ainda estará frio.

    Pelo menos a localização parece boa – em frente a estação waterfront (seabus):
    http://www.inlinguavancouver.com/

  139. Lucilene on August 19th, 2011

    Olá,

    Gostaria de saber de você se há possibilidade de aperfeiçoar e até aprender mesmo, alguma coisa em apenas 30 dias. Eu trabalho e pretendo fazer um intercãmbio no Canadá de 1 mês somente.

    Att.:

  140. Debora on September 22nd, 2011

    Bom dia Robson , tudo bem ?

    Fiquei de boca aberta da sua coragem de ir para para outro país por conta propria.

    Gostaria de saber como vc se programou quantos tempo antes … enfim quero saber tudo desde do preparação aqui antes até qdo chegou lá.
    debbora19@gmail.com
    Obrigada

  141. Lincoln Bernardl on October 14th, 2011

    Boa noite, parabens pelo blog, estou indo ano que vem ficar 6 meses em vancouver no study e work e gostaria de saber qt custa por mes mais ou menos em vancouver gastando somente com o necessario?
    outra pergunta, o estagio paga qt mais ou menos?

  142. Rosani on October 24th, 2011

    Olá.

    Pretendo ir para o Canadá ano que vem, porém ainda não decidi se irei para Vancouver ou Toronto.
    Ficarei 4 meses, cursando inglês intensivo (de 25 a 30hs semanais) com acomodação em casa de família.

    Gostaria que vocês que indicassem além da cidade, uma escola que me beneficie em relação a custo x beneficio.
    Pois estou em dúvidas, existem muitas opções, porém tenho procurado rankings de boas escolas mas os resultados são bem subjetivos. Nada melhor do que falar com pessoas que já estudaram lá.

    Conto com vcs..
    ;)

  143. Leandro on October 25th, 2011

    Robson e Claudia,
    Lí todo os comentários e todas as respostas. Muitas das minhas duvidas foram sanadas MAS, sempre haverá duvidas, principalmente para aqueles, como eu, que estão prestes à descidir a escolha e sempre vem aquele frio na barriga “será que fiz a escolha certa?”.
    Enfim, a agencia que estou em contato (www.CI.com.br) indicou a escola PLI.CA (vinculada à Kaplan Institute) como a melhor escola para aprendizado rapido (40 lesson/week, 45 minutos) e ideal para pessoas mais senior pois em media tem a menor quantidade de jovens/adolecentes (tenho 34 anos). Pretendo ir em Marco/2012 e ficar 6 semanas.
    Pergunta:
    Conhece esta escola? Realmente tem alunos mais senior?
    Em Março, o clima e melhor ou ainda é muito frio (neva por exemplo ou somente chove)?
    Em Abril/2011 estive por 15 dias em Orlando, FL. As pessoas “entenderam” o que eu falava mas ainda “travo” para falar, em 6 semanas com muita dedicaçao, sem misturar com brasileiros, etc (como vc`s já orientaram) quantos niveis conseguirei avançar no ingles?

    Agradeço a atenção!

    Leandro

  144. Junior on November 13th, 2011

    Ola Robson, mto bacana suas informaçoes.. parabéns!
    gostaria de saber se vc conhece a escola inlingua? é boa? pretendo ir para vancouver ficar 8 meses, study and work, e a canada travel me indicou a inlingua.. pelo que vi nas suas respostas, a canada traval é confiável.

    aguardo uma resposta.
    obrigado
    Junior

  145. Priscila on November 19th, 2011

    Ola, gostaria de parabenizar pela excelente iniciativa de criar esse blog para auxiliar os futuros intercambistas e gostaria de uma luz… fechei um pacote de 4 semanas (ferias de julho) em vancouver mas apos varias pesquisas, estou pensando em mudar o pacote para calgary, por ser uma cidade pequena, com menos brasileiros(obvio que tem, mas em menor quantidade) e isso seria um fator importante na pratica do ingles. Queria algumas opinioes a respeito das duas cidades em questao…
    agradeço desde ja
    Priscila

  146. Fernanda Isquierdo on January 8th, 2012

    Oi Priscila,

    Tudo bem?

    Vi seu comentário, eu moro aqui no Canadá e conheço bem Calgary!

    Se quiser entrar em contato comigo pelo meu e-mail posso te dar algumas dicas.

    meu e-mail é ferisquierdo@yahoo.com.br

    Beijos

  147. Gisele on January 19th, 2012

    Oie, pretendo fazer meu intercambio, janeiro do proximo ano, e fui numa agencia, Planet Information, e ela indicou a escola de curso de ingles Ilac,vc jah escutou flar dessa agencia e escola? queria saber seh é bom, e seh na escola tm mto brasileiro.

  148. admin on January 23rd, 2012

    Gisele,

    Todo lugar em vancouver terá brasileiro. Se não quer encontrar muitos, prefira ir para uma escola menos conhecida, ou escolha uma cidade menor. Ilac é bem conhecida sim, vários conhecidos estudaram lá.

    abs

    Robson

  149. Bruno Taboada on January 23rd, 2012

    Robson não sei se você esta respondendo mais os comentários mais eu queria uma ajuda sua.

    Estou querendo fazer intercâmbio agora em junho/2012 com minha namorada, pretendo ir para vancouver com um programa de estudo+trabalho meu inglês é básico pretendo apenas estudar inglês e retornar ao Brasil, sou do ramo de TI.

    1 – É difícil arrumar um emprego, mesmo sendo subemprego?
    2 – É melhor sair daqui com um trabalho acertado, mesmo que subemprego?
    3 – Remuneração oferecida é suficiente para se manter?(Não sou de esbanjar)
    4 – É possível arrumar um emprego na área de atuação? (Tenho 10 anos de experiência no ramo)
    5 – Voce teria um e-mail para conversarmos?

  150. Fernanda on January 24th, 2012

    Gi,
    Me add no MSN ferisquierdo@yahoo.com que conversamos e te passo umas dicas! :)

    Bjs
    Fernanda

  151. Rebecca on February 5th, 2012

    Robson, estabeleci contato com todos os seus textos e não me contentei em apenas lê-los. Senti a necessidade de comentar o quanto o conteúdo do blog me encorajou a tomar a decisão definitiva de fazer um intercâmbio! Tenho 18 anos e estou embarcando nessa aventura dia 2 de Abril com todas as suas informações! Obrigada pela iniciativa!

  152. Rodrigo Reis on February 27th, 2012

    Boa Tarde. Estou amadurecendo a ideia de ir para Vancouver em meados de outubro/2012. Venho fazendo inglês e treinando bastante. Tenho 26 anos e sou formado em Engenharia de Alimentos. Minha dúvida é: consigo algum estágio na área? Minha intenção em primeiro lugar é voltar com o inglês fluente, em segundo lugar se puder unir meu trabalho com minha formação fica perfeito para meu currículo. Como é a adaptação 6 meses, é fácil encontrar pessoas para dividir uma moradia, sendo que irei fazer inglês por um período de 3 meses la. Muito Obrigado.

  153. Daniel on March 9th, 2012

    Olá, legal esse seu blog. Minhas dúvidas são 1): sobre o valor que tenho ter no banco. Um atendente de uma agencia disse que devo ter de R$38.000 a R$40.000( disse tbm que isso não é o mais importante.. confusoo..). Achei mtoo dinheiro e não tenho essa grana( vou ficar um ano :6 meses de estudo e 6 meses de trabalho)
    2) É dificil conseguir emprego no 3º mês ou 4º?
    Obrigado

  154. Camila on April 15th, 2012

    Olá, Robson/Claudia!
    Adorei achar o blog de vcs nas minhas pesquisas sobre Vancouver. Embarco para a cidade no final de julho/2012, vou fazer um curso de 8 semanas. Meu sonho adolescente… rsrs … que meu marido está realizando para mim. Mega ansiosa!!! O frio na barriga já está presente!!! rsrs
    Li num post que o cartão de transporte so pode ser adquirido na ultima semana de cada mes?? Qto as formas de comunicação: comprar um celular “descartavel” ou cartão telefonico?? Agradeço pela disponibilidade de vcs em nos ajudar.
    :)

  155. Helen on April 17th, 2012

    Ei Robson,
    pretendo fazer intercâmbio quando terminar o ensino médio, e tipo, vou ter uns 17 anos…
    E tenho vontade de ir em Vancouver, mais andei pesquisando e vi que lá vai ter muitos asiáticos e tal..
    Chega ao ponto de encontrar mais asiáticos do que próprios nativos?
    Queria saber…
    E tipo, ia eu e minha irmã, más ela começou a faculdade e vai deixar só pra mim mesmo xD
    Vou ficar deprimida indo sozinha? SAUHUSA ‘
    ah, e meu nível de inglês é intermediário, más até eu ir lá já vou tar indo pro avançado, então acho que nn vou ter taaantos problemas na comunicação…

    Ah, adorei seu blog! (:
    Brigada

  156. Thiago Souza on July 17th, 2012

    Olá robson..estarei indo pra vancouver em JANEIRO /2013 fazer um curso de ingles intensivo na escola KPLAN/PLI…MAs me fala ,no inverno tem coisas bacanas pra fazer? os parques ficam abertos? Queria ter uma noção sobre isso…e as escolas ficam longe das homestays né ??

    Obrigado pela ajuda…

    ATT,
    THIAGO

  157. Luciana Nascimento on August 7th, 2012

    Olá Robson, boa tarde!

    Bom minha história é a seguinte: Tenho 33 anos, sou formada em Adm de empresas e possuo MBA em Gestão de pessoas pela FGV.Tambem tenho formação de Coaching. Sou casada e não temos filhos. Acabei de sair de uma carreira de 11 anos de banco onde atingi níveis gerências, como vi que não estava satisfeita resolvi sair e refazer a minha carreira. Portanto estou pensando em passar 6 meses em Vancouver, aprendendo o inglês vivendo essa experiência e aprendendo outra cultura, novos comportamentos etc. No entanto estou em dúvida entre 3escolas: A INlíngua , ILSC e PLI .também fiquei preocupaada que uma das agências que estou cotando me disse que posso ter meu visto negado devido minha idade, pois existe algumas restrições quanto a idade para trabalho no Canadá. Sou bem comunicativa e me enturmo muito fácil, mas confesso que gostaria de estudar em uma escola com pessoas com idade similar ou próximos a minha idade. Meu marido só irá no quinto mês eu que eu já estiver lá.Ele será meu responsável financeiro O que vc acha? Quero ir em Outubro de 2012.

  158. Rafael Stoppa on August 8th, 2012

    Boa noite Robson, tudo bem?
    Não sei se você vai se lembrar de mim. Meu nome é Rafael Stoppa e estudei com você no ginásio, lembra? Muita coincidência procurar sobre intercambio no Canada e descobrir que você já este la e montou este blog. gostaria de tirar algumas duvidas, principalmente quanto a agencias, vejo sites indicando o uso delas e você e um amigo foram sem agencias.

    Se pudermos conversar sobre o intercambio, agradeço muito

    Abraços

  159. admin on August 10th, 2012

    Claro que lembro. Me chame no msn depois e falamos!

  160. Vinicius Bioni on August 13th, 2012

    Robson/Claudia,

    Estou pesquisando a meses algumas escolas e agências para realizar um intercâmbio de 6 meses em Vancouver. Irei realizar o curso de 3 meses study + 3 meses work

    Visitei inúmeras agências e gostei bastante da experimento, que me indicou a ILSC para estudar e gostei também da Canadá Intercambio, que me indicou a Vancouver Georgias College.

    Gostaria de saber a opinião de vocês, qual a melhoes escolar, ILSC ou Vancouver Georgias College? Pesquisando bastante, a Vancouver Georgias College parece ter menos brasileiros.

    Parabéns pelo Blog, vocês estão ajudando muitas pessoas e espero que me ajudem.

    Abs

  161. Mauricio Carlos Brecho on October 30th, 2012

    Olá Robson,

    Estou indo para Vancuover neste Sábado 03/11/2012.O que sugere em roupas para levar para ficar um mês em homestay.

    Um abraço

  162. Anderson D´Elia on November 26th, 2012

    Olá,

    Estou indo para Vancouver em julho/2013, estou indo para ficar por 1 ano, por um programa de estudo e trabalho.

    O que eu gostaria de saber, é de como é a dificiculdade de conseguir um emprego (sub emprego) em vancouver, qual a media de valores nos dias atuais? E se com ele, consigo juntar $$ para poder pagar um college depois desse 1 ano?

    E outra pergunta, para conseguir emprego na minha area (TI – trabalho com projetos ou suporte de micros), é dificil? etc?

    Agradeço!

  163. tatiana on March 26th, 2013

    Oi, adorei seu blog, estou me preparando para estudar e trabalhar em Vancouver e quero de saber de você sobre o seguro saúde. Qual é bom e não é tão caro? O que é bom economizar e o que não é interessante?

    Obrigada!

  164. Elizangela Lopes on May 21st, 2013

    Oi Robson, Claudia, etc!!! haha
    Bom que Blog animal parabens mesmo!!!! Bom eu tenho 25 anos, já fiz intercambio duas vezes em Toronto, tenho o ingles intermediário para avançado e estou planejando fazer um curso business de 1 ano work-study e se conseguir trabalho, ficar mais tempo e depois conseguir fazer uma pós e morar ai.
    Vou estudar na KGIC, não conheço essa escola, vcs conhecem? estou pagando caro e gostaria de saber a qualidade, como é um curso mais especifico e não só ingles sabe… bom a pergunta é, fora o curso, quanto seria ideal para levar em reais para passar o ano, se der sorte trabalhando depois dos 6 meses? sou formada em adminstração, trabalho em uma multinacional gigante e acho até meio loucura largar tudo para arriscar algo inseguro fora… outra coisa, conheço Toronto mas não conheço Vancouver, pelo que vi Vancouver é muito melhor, mas e para empregos lá? é melhor mesmo assim? Também estou indo com meu cachorrinho, por isso a dificuldade em arranjar homestay no começo pois a maioria não aceitam né? sabe algum site bacana para encontrar roomates? agradeço antecipado pois muitas duvidas já foram respondidas acima! li quase tudo!!!

  165. Thaina on September 8th, 2013

    Olá Robson, faço faculdade de Ciencias Contábeis aqui no Brasil. é quando me formar quero fazer uma pós graduação no Canada, para ser mais precisa, em Vancouver. O que me aconcelha?

  166. Vania on September 30th, 2013

    Robson, boa tarde!
    Td bem??
    Estou indo fazer um intercambio em abril/14 em

  167. Vania Vieira on September 30th, 2013

    Oi Robson, td bem???
    Estou pretendendo ir em abril fazer um intercmbio em Vancouver.
    Gostaria de saber se vc chegou a conhecer tb. a escola ILAC, estou com duvida em fazer na ILAC ou PGIC.
    Vc chegou a buscar informações sobre a ILAC. Me disseeram que a PGIC é muito puxada, como vc estudou lá o que vc achou?? Gostou??
    Chegou a pesquisar outras escolas na epoca??
    Obrigada.

  168. Andre on November 24th, 2013

    Tenho 16 anos, quero ir para Toronto e estou em duvida entre 3 escolas: ILAC, ILSC e ESC. Qual vc me indica?

  169. ludovico on January 17th, 2017

    Boa noite
    Alguém sabe de curso de inglês em vancouver a noite?
    obrigado

Vale Presente