Resumo sobre o CmsBrasil 2009

Hoje estivemos em mais um evento e o tema da vez foi CMS (Content Management System), ou em português, sistemas de gestão de conteúdo.

CMSBrasil2009 - Matt Mulenweg - WordPress

CMSBrasil2009 - Matt Mulenweg - WordPress

Representando a AgênciaClick, estavam presentes eu (Robson Dantas) @robsondantas –  gerente de tecnologia, Edson Suey @esuey – gerente de tecnologia e Leonardo Santos @leonardosouza – líder célula de interface . Não nos dividimos para poder cobrir todo o conteúdo, cada um foi pro seu canto, postando updates no Twitter.

Assuntos abordados:

  • CMS – focaram em soluções Opensource (todas baseadas em PHP) – WordPress, Drupal e Joomla;
  • Metodologias ágeis (case da Globo.com);
  • Hospedagem com servidores linux;
  • SEO;

Organização das palestras:

  • No auditório principal, apresentações genéricas e mesas redondas para discussão;
  • No auditório secundário, oficinas com foco mais técnico;

Sequência do que foi visto:

1) Começamos o evento, assistindo uma apresentação do Guilherme Chapiewski, falando de metodologias ágeis, especificamente aplicadas na Globo.com. Eu gosto muito do tema, mas acredito que para o mundo de agências, fica muito difícil vender um projeto para o cliente e adotar o processo da forma que foi colocado (contrato de escopo negociável). Imagine você falando para o cliente: “Olha, vou te vender 10 sprints, e você vai receber o conteúdo desses sprints” – complicado, não ? ; para utilizar internamente, entre as áreas, acho que é válido.

2) Logo após, entrou o Matt Mulenweg, o cara que criou o WordPress. A palestra foi muito fraca na minha concepção, sinceramente esperava mais. Foi contada a história de como nasceu a WordPress, mas não foi falado nada do futuro da ferramenta e qual linha vão atacar. Rolaram alguns defeitos técnicos na palestra, principalmente com falha dos microfones, que pararam de funcionar algumas vezes.

3) Assistimos uma palestra sobre hospedagem na web com Linux e essa foi hilária. Alguns participantes deram uma aula de linux para o palestrante, que deveria falar sobre Linux :) . No fim, o cara conseguiu apresentar algo interessante sobre performance e proxy reverso. Saí no meio da palestra e fui conferir o fim da mesa redonda com o Matt Mulenweg respondendo questões dos participantes.

Pausamos para o almoço, comemos uma feijoada, mas sem o joelho de porco, né Leozão :)

4) Voltando para o evento, fui conferir a palestra da Addison Berry, líder do time de documentação do Drupal. Ela falou um pouco sobre o projeto e deu foco na versão 7.0, onde ela disse que o produto será um “cutting edge”, ou seja, inovando drasticamente.

Achei um pouco melhor que a palestra do Matt, e deu pra entender um pouco da linha de atuação do Drupal, até o funcionamento do processo de entrada de desenvolvedores no projeto.

5) Nas oficinas ficaram o Leo e o Edson, se divertindo com os palestrantes e as gafes de pronúncia da língua inglesa. Rolaram eventos técnicos sobre desenvolvimento de plugins com wordpress, plugin de e-commerce, além de hands-on com Drupal e depois Joomla.

Para finalizar, vão aqui minhas considerações finais:

  • Minha nota para o evento: 6,5;
  • Faltou organização e espaço; muitas pessoas sentadas no chão e várias vezes os equipamentos de áudio e vídeo falharam;
  • Não havia controle de entrada e saída de participantes. Pagamos pela inscrição gold, que dava acesso as oficinas e palestras, mas dava pra ver claramente que não havia diferença, dava pra ir nos 2 sem controle algum;
  • O tempo de perguntas foi muito curto, acho que esse era o ponto principal;
  • O tema de CMS é bem difundido e tem muita gente antenada;

Acho que valeu o dia, deu pra ver que muita gente tem interesse no assunto. Caso tenha alguma consideração, não deixe de comentar.

Deixo aqui, também, o post da PagSeguro oferecendo uma mochila para os trackbacks.

um abraço,

-Robson

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 5%

1 Comment so far

  1. A mochila do PagSeguro vai para :: Blog do PagSeguro on July 7th, 2009

    [...] levou a mochila do PagSeguro foi o Robson Dantas, que escreveu sua opinião sobre a nossa palestra. A gente vai entrar em contato para combinarmos a entrega, [...]

Vale Presente