Resumo até o primeiro dia de Google I/O

Finalmente fiz minha viagem acontecer, e não foi fácil! Além dos preparativos comuns de uma viagem internacional, tive várias questões profissionais para resolver para garantir uma semana “tranquila”.

Saí de São Paulo no sábado 15/05 e 15horas depois estava descendo em San Francisco, debaixo de um tempo nublado e frio. Nem mal cheguei já saí andando pela cidade para conhecer os pontos turísticos – fisherman wharf, golden gate bridge, union square, etc. Ah, e é claro que dei uma passada na loja da Apple :)

Na segunda-feira, aluguei um carro e fui visitar a sede da Google em Mountain View. O que tenho a falar do lugar ? É, realmente é espetacular e gigante! Uma rua de vários quilômetros só de prédios do Google.

Almocei com Arne Kurrik, do developer relations team, e fiquei espantado com a variedade de comidas: eram 7 restaurantes, com as mais variadas comidas e bebidas a vontade. Encontrei o Patrick Chanezon, que é uma figura bem conhecida nos eventos e ficamos conversando sobre o SP-GTUG e AppEngine.

Quando estava no caminho de volta para San Francisco,  passei em frente ao prédio onde fica o time do Android. Preste atenção no tamanho do mesmo, impressiona!

E assim acabou a minha segunda-feira, um sonho realizado.

Hoje pela manhã – dia que começou o Bootcamp, fui ao Moscone West para realizar o checkin e retirar meu kit – uma camiseta, a credencial e o tão esperado Nexus One ( sim, ele é tudo o que você imagina ).

Logo de cara, encontrei várias pessoas conhecidas, principalmente no meio do Opensocial. Entre eles estava Yoichiro – um dos cabeças do Mixi no Japão (maior rede social que há por lá) e Eiji Kitamura, que contribui com o Shindig-PHP.

Também encontrei o Van Riper, do Silicon Valley GTUG e a Francesca do Firenze GTUG. Trocamos algumas idéias e logo após subimos para o evento.

Já tinha definido minha agenda que era: Android, Google Maps API V3, Google AppEngine e Chrome Extensions.  Todos os eventos de Android estavam lotados e muita gente interessada no desenvolvimento de aplicativos.

Android:

Roman Nurik começou a apresentação, e pelo fato de ser um bootcamp, o conteúdo do mesmo foi bem superficial. Mesmo assim, deu para perceber o tanto de gente interessada e o volume de funcionalidades interessantes disponíveis, nas quais destaco multi-tasking e background service.

Google Maps API V3:

Essa palestra foi um hands on, onde tivemos a chance de codificar junto com um engenheiro do Google. Achei muito legal as melhorias que foram feitas na API V3, principalmente a parte de integração com o Google Maps (site). Caso queira acessar o conteúdo disponibilizado pelo palestrante como Sample, basta ir para a url onebox.appspot.com .

As palestras de AppEngine e Chrome Extensions cobriram assuntos de como começar uma aplicação e um plugin do zero, e também cobriram uns aspectos básicos. Acabei brincando com background service no AppEngine e com integração via OAuth nos plugins do Chrome.

Amanhã começa o I/O de verdade, com as palestras mais longas e mais atrativas. Hoje foi só um aquecimento, cobrindo aspectos um pouco mais básicos. A medida que as mesmas forem acontecendo, vou postando por aqui. Fique ligado!

Veja mais fotos no Picasa

abs

Robson Dantas

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 4%

7 Comments so far

  1. SP-GTUG o Grupo de Usuários de Tecnologia Google de São Paulo on May 19th, 2010
  2. Gleidson on May 19th, 2010

    Cara, me conta as novidades do AppEngine aee… o like chega quando?

  3. SP-GTUG o Grupo de Usuários de Tecnologia Google de São Paulo on May 21st, 2010

    [...] Resumo até o primeiro dia de Google I/O; [...]

  4. 4º Bate papo do SP – GTUG – Divulgação | América Data on May 21st, 2010

    [...] Resumo até o primeiro dia de Google I/O; [...]

  5. gustavo on May 31st, 2010

    Ola, Robson.
    Muito legal essa visita a sede do google.
    Estou indo pra Los Angeles mes que vem.
    Voce sabe me dizer se tem como fazer visita a sede do google?

  6. admin on May 31st, 2010

    Gustavo,

    Poder visitar, você pode, hehe. A questão é entrar. Vai precisar de alguém lá dentro para apresentar a sede e permitir que você entre.

    abs

    Robson

  7. Diário de bordo – Google I/O 2011 | Blog do Robson Dantas on May 14th, 2011

    [...] passado participei pela primeira vez do evento, que teve sua primeira edição em 2008, e concluí que deveria vir nos próximos, pois vale a [...]

Vale Presente