Baixar vídeo flv e mp3 do Youtube

Veja o hack anterior, feito em PHP, que retira o FLV somente.

Por algumas vezes, precisei baixar os vídeos do Youtube para usar offline – realizar apresentações, assistir podcast, ou até mesmo motivado falta de conectividade. Além disso, sempre aparece alguma necessidade para extrair o mp3 do vídeo para escutar somente o áudio – música, ou coisas do gênero. A questão é que nunca achei algum software legal que conseguisse fazer isso, ou até mesmo um plugin do firefox/chrome – os que testei não funcionavam.

Minha vida de hacks ensinou algumas lições, e a principal delas é entender os detalhes e funcionamento das coisas, para poder modificar.  Obviamente que existem diversas exceções para a afirmação, mas isso não vem ao caso :)

Objetivos do projeto:

  • Entender como o flv é passado ao player;
  • Fazer download da página do Youtube, aplicar expressão regular para tirar a url do flv;
  • Fazer download do flv;
  • Extrair áudio;

Tendo isso em mente, o ponto mais complexo seria entender como o FLV é passado ao player do Youtube.  A tarefa até que não foi complexa: abri o firebug, vi as requisições de rede do tipo flash, e depois de alguns minutos brincando, escrevi uma expressão regular para retirar o que precisava usando Python.

Mas mesmo fazendo uma aplicação console, achei que precisava melhorar mais. Resolvi então criar uma aplicação Windows Forms (C#) para deixar esse hack com uma cara apresentável . Usei o Shardevelop, que é uma IDE free, e no final, o que era pra ser algo bem rudimentar, ficou até bacana.

Achei um port do ffmpeg para windows, e com mais algumas linhas de código, consegui fazer com que o mp3 fosse extraído do FLV rapidamente.

Com alguns dias de uso, alguns colegas viram o programa rodando e pediram para compartilhar. Mas achei que poderia ser usado por mais pessoas, e resolvi disponibilizar para download. Por enquanto, só tem os executáveis, mas vou fazer upload dos fontes para meu repositório de projetos no code.google, e assim, você pode hackear a vontade, também.

Faça DOWNLOAD aqui.

Requisitos:

  • Microsoft Windows 2000 ou superior;
  • .NET framework 2.0 ou superior;
  • Conectividade com a internet;

Issues conhecidos (vai dar pau na aplicação):

  • Conexão por proxy;
  • Youtube bloqueado;
  • Continuar download se cair a conexão;

Como disse, é um hack estruturado, mas a medida que tiver tempo sobrando, vou melhorando o projeto.

Comentários ? Sugestões ?

Robson Dantas @robsondantas

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 4%

No Comment

Vale Presente