Faça upgrade do firmware do seu roteador e transforme-o em um linux de verdade!

Estou escrevendo este post com muito orgulho. Orgulho de ver a comunidade opensource criar coisas tão legais, e melhorar as coisas que não funcionam direito, melhorando-as.

Há meses venho tendo problemas com meu roteador LinkSys WRT54G2 V1. Sinal instável, conexão caindo ao baixar os torrents, problema de reconexão com o Vírtua e por aí vai. Hoje resolvi pesquisar um pouco mais sobre os firmwares alternativos, e descobri um projeto muito legal chamado dd-wrt.

Esse projeto, embarca um linux no seu roteador, e abre diversas possibilidades de controle através da interface web. Pelo que andei lendo, o firmware nativo também é linux, mas nada adianta ter um sistema operacional bom, se eu não posso mexer nele, certo ?

Entre baixar os pacotes necessários, até conectar no ssh do meu roteador, não levei 10 minutos. O site disponibiliza uma interface onde você digita o modelo do seu roteador, e oferece todo o procedimento necessário para a instalação.

A lista de dispositivos suportados é enorme, e se você não tem medo de aplicar esses hacks, vá em frente. Nada mais legal do que ver o ssh rodando diretamente no meu roteador!

Putty conectado ao ssh do roteador

Putty conectado ao ssh do roteador

Fazer isso abre diversas possibilidades, como por exemplo, fazer port-forwarding (algo para ser falado em outro post).

Nota final: Faça a atualização do firmware seguindo todos os passos no site. Qualquer coisa errada, ou mal aplicada, pode danificar seu aparelho permanentemente. A responsabilidade é sua!

Espero que tudo isso seja útil para você :)

Comentários ? Escreva aí embaixo.

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 4%

1 Comment so far

  1. Marcio Toshio on January 31st, 2011

    Quando comprei meu último roteador a primeira coisa que fiz foi trocar o firmware dele pelo DD-WRT, é muito melhor se vc usa alguma maquina em casa como servidor de qualquer espécie.

Vale Presente