Removendo background de imagens usando ImageMagick (fundo transparente)

Esse post é curto, porém bem útil. Algumas vezes precisei remover o fundo de uma imagem, ou seja, deixá-la transparente.

Vamos falar que sua foto tem um fundo totalmente verde, e que você quer removê-lo. Fazer isso no GIMP, Photoshop, ou outros, leva um tempinho, dependendo dos detalhes da imagem.

Daí que entra um conjunto de utilitários para linha de comando – chamado ImageMagick - que permite realizar uma série de operações, entre eles remover fundo, compor imagens, converter formatos, etc.

Lembro que esse utilitário era usado para tratar imagens em uma empresa que faz sistemas para trânsito na qual trabalhei, já que também tem APIs para várias linguagens: C++, perl, php, C#, python, etc.

Então, vamos ao trabalho:  Supondo que você tenha a imagem abaixo, chamada imagem1.gif, e que queira converter para um png transparente:

imagem com fundo vermelho

imagem com fundo vermelho

Rodando o comando abaixo, teremos uma imagem transparente (png):

/diretorio_image_magick/convert.exe vermelho.gif -transparent red vermelho.png

Em outras palavras: Rode convert.exe no arquivo vermelho.gif e tire todo o vermelho, salvando como vermelho.png. Resultado abaixo:

imagem sem o fundo vermelho

imagem sem o fundo vermelho

Obviamente que há outros parâmetros que você pode brincar, como o fuzz (lógica fuzzy). Basta olhar a vasta documentação no site, que eu recomendo, dado o poder da biblioteca.

Um abraço,

Robson Dantas

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 5%

No Comment

Vale Presente