Diário de bordo – Google I/O 2011

Introdução:

Ano passado participei pela primeira vez do evento, que teve sua primeira edição em 2008, e concluí que deveria vir nos próximos, pois vale a pena.

Esse ano não foi diferente, e foi mais legal ainda. Mais legal pelo fato que consegui convencer outros brasileiros a participar da viagem, e também porque a qualidade do evento estava ainda melhor. Ah, a Google ainda pagou o hotel, que dividi com o Renato Mangini de BH – uma forma gentil que eles acharam para reconhecer o trabalho que fazemos nas comunidades SP-GTUG e BH-GTUG.

Saí de São Paulo no sábado 9/05, rumo a San Francisco, fazendo escala em Miami. Cheguei em San Francisco no domingo e  já saí correndo para o escritório da Google, onde tivemos um encontro das gtugs do mundo inteiro. Ano passado foi apenas um jantar, mas durante o ano de 2010 tivemos uma explosão de grupos iniciando e vários coordenadores decidiram participar do evento.

O Barcamp:

Depois de uma breve apresentação de todos os membros (havia mais de cem), recebemos stickers para escrever sobre um determinado tópico e que devíamos grudar em uma lousa branca. Depois de um processo de moderação, as conversas foram divididas em seis mesas, com tempo aproximado de uma hora para cada sessão.

barcamp - evento das gtugs

barcamp - evento das gtugs

tópicos para discussão no barcamp

tópicos para discussão no barcamp

Eu falei do processo de criação de um novo site para as GTUGs, onde o Renato também colaborou. Participamos também de forma bem ativa das outras discussões e que foram bem interessantes. O resumo de cada conversa pode ser visto aqui.

No final do evento, por volta das sete horas da noite, tivemos um jantar com comida e bebida a vontade. Também ganhamos uma jaqueta e camiseta personalizada das GTUGs.

Foi sem dúvida um evento histórico. É raro ter a oportunidade de falar com pessoas de mais de trinta países e trocar idéias e experiências sobre qualquer assunto que viesse na cabeça.

A mustang e visita a sede da Google:

Na segunda-feira, decidi alugar um carro e convidei outros brasileiros que estavam por lá. Quando chegamos na loja, o Sam da StudioSol deu a brilhante idéia de alugarmos uma Mustang, ao invés de um carro compacto comum. Como estávamos em quatro pessoas, a brincadeira saiu por volta de 50usd – razoável.

Demos uma volta pela Fisherman´s Wharf, onde é possível ver a ilha de Alcatraz. Almoçamos por ali mesmo e depois pegamos a auto estrada rumo a Mountain View, sede da Google. Não vou escrever sobre a sensação de dirigir uma Mustang, pois daria outro post, mas é algo bem legal.

mustang alugada em san francisco

mustang alugada em san francisco

Golden Gate bridge

Golden Gate bridge

Passamos pelo escritório da Google, tiramos foto em frente ao prédio do Android, usamos o wifi de visitante que é gratuito e passamos por dentro da antiga sede (nome que eles dão para o prédio que era da Silicon Graphics).

Eu, Sam e Bruno no prédio do Android

Eu, Sam e Bruno no prédio do Android

Na volta passamos na Target e Babies R US, e depois jantamos no Lori´s, que tem um milkshake de Oreo simplesmente fantástico.

Primeiro dia de Google I/O:

Já estava em San Francisco há dois dias, e a ansiedade para o evento só aumentava. Acordei às seis da manhã, e por volta das sete já estava lá para fazer o credenciamento e tomar o café da manhã. Tudo estava impecável, e verde! O que deixava claro o foco em Android na conferência.

Entrada do moscone west

Entrada do moscone west

Por volta das 8:30 a fila para o keynote já dava voltas dentro do Moscone West. Às  9:00, a entrada principal abriu, e o que eu via era apenas um monte de geeks correndo para pegar lugar na fileira mais próxima possível do palco. Consegui ficar na oitava fileira, o que foi bastante razoável.

Vic Gundotra abriu o evento, agradecendo a presença de todos, falando do histórico e das evoluções tomando como base a apresentação do ano passado. Mais uma vez, tempo para alfinetar a Apple, mostrando o boneco do Android comendo uma maça e com os números de milhares de ativações de Android por dia.

Vários membros do time do Android subiram ao palco para falar das novidades, incluindo integrações com hardware através do ADK (Android Development Kit). No final, a belíssima surpresa de que todos no evento estariam recebendo um Galaxy Tab da Samsung de 10’1.

Brasileiros felizes com o galaxy tab

Brasileiros felizes com o galaxy tab

Ao longo do dia, diversas palestras sobre Android, AppEngine e outras tecnologias aconteceram. As mesmas já estão disponíveis no site do Google I/O.

No final, uma festa com comida e bebida a vontade, além do show do Jane´s Addiction. Vários expositores estavam lá mostrando robôs, carros que voam e outras coisas mais …

Segundo dia de Google I/O:

No segundo dia, Sundar Pichai (Chrome) abriu o evento. Falou-se muito da evolução do Chrome, de segurança, do mercado, e como todas as empresas evoluíram seus browsers desde o momento que a Google começou a trabalhar fortemente em aspectos como segurança e HTML5.

Membros do time apareceram para mostrar experimentos com HTML5 e CSS3d e logo na sequência foi falado de Chrome OS e do cenário atual. Mais uma surpresa foi que todos os presentes no evento ganhariam um ChromeBook (não mais chamado de netbook) da Samsung.

Durante o dia, várias palestras aconteceram – desde Android, HTML5, até Python no Google e Venture Capital. Perdi algumas, pois fui convidado para uma chamada Advocate Summit – fechada e entrada permitida mediante convite. Tive a honra e a chance de participar de uma sessão fechada com o top management do Google: Vic Gundotra, Michael Winton, Sundar Pichai e dois outros nomes que não me recordo.

Advocate summit

Advocate summit

No final do dia, todos os GTUG managers foram convidados para um jantar próximo ao Moscone West, e os brasileiros que estavam comigo também participaram. Tive a chance de conhecer mais dois brasileiros empreendedores que moram lá em San Francisco: Rafael Sanches – criador do Recipe Search, app para Android bem famosa nos EUA, e sua esposa, Silvia.

Para fechar com chave de ouro, cada mesa de jantar teria direito a receber um ADK, e a pessoa que receberia, teria que ser escolhida por mérito. Como na mesa só havia brasileiros e o Renato já tinha o dele garantido, ficou pra mim. Como já tenho experiência com Arduino, vai ser tranquilo brincar com o aparelho.

Concluindo:

Terminado o jantar, era hora de juntar as malas e voltar para o Brasil. No final desses eventos sempre reflito sobre as oportunidades que a vida me proporciona. O que tenho a dizer ? Sou uma pessoa privilegiada, e devo agradecer todos os dias por isso.

Quer participar do #io2012 ? Então veja aqui o que você precisa, e participe também do SP-GTUG – grupo o qual sou um dos coordenadores, onde discutimos sobre as tecnologias que a Google desenvolve.

Um abraço!

Robson Dantas

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 4%

7 Comments so far

  1. Demian on May 15th, 2011

    Parabéns pela viagem, muito bom saber detalhes em primeira mão.

    que venham os próximos eventos.

  2. André Faria Gomes on May 16th, 2011

    Muito bacana, obrigado por compartilhar a experiência.

  3. Emerson on May 16th, 2011

    Muito bacana! Deve ser muito legal um evento desses! E deve ser bem mais legal pilotar um Mustang! :-D

  4. Bruno Souza on May 16th, 2011

    Cara, a viagem foi d+!

    Já estou com saudades de SFO e de toda aquela sobrecarga de informações, idéias, pessoas, idiomas e demais coisas alienígenas! Ano que vem estarei lá novamente com certeza!

    Obrigado por toda a força e informações sobre a viagem. Sua ajuda foi essencial! :)

    PS: Agora é esperar o nosso chromebook chegar. Será que vem? hehe

    Forte abraço!

  5. Joel on May 16th, 2011

    Muito interessante, parabéns!

  6. Silvia Curioni on May 18th, 2011

    Adorei o post. Foi muito legal ter participado do Google IO neste ano e, principalmente, ter conhecido tantas pessoas interessantes, como voces!

  7. Carlos Gatto on May 21st, 2011

    Muito bom! O engraçado é que em 1 mes estará acontecendo a WWDC da Apple no mesmo lugar, tudo igual, só muda o flavor! hehe..

    Grande Abraço,
    Ck.

Vale Presente