Raspberry Pi – pequeno e poderoso computador

No meu projeto de formação da faculdade, eu construí uma casa inteligente e escrevi alguma coisa aqui no blog. O que eu construí, na época, sempre me deixou instigado e eu nunca perdi a esperança de como modificá-lo para ficar mais barato e menor. Na época, peguei um computador pequeno, construí um pequeno hardware e uma enorme biblioteca em C++ para gerenciar todas as comunicações com luzes, portas, janelas, etc. O resultado, para meados de 2006, foi até que razoável, mas para os dias de hoje posso chamar de um “trambolho”.

Lá para o meio 2010, conheci o Arduino, que abriu portas para modificar o que eu fiz, possibilitando, assim, trocar o computador por um pequeno hardware muito poderoso e extensível. Porém, com a falta de tempo, e com as restrições de armazenamento que tinha na mão, acabei apenas fazendo algumas brincadeiras e deixando de lado.

No final de 2011 apareceu novamente um projeto de hardware que estava para sair, apresentado por um cara que trabalha comigo, chamado RaspBerry PI e fiquei esperando para comprar o meu. Assim que foi anunciado a venda em 2012, fiquei esperando meses para comprar o meu, até que a Farnell decidiu importar peças e eu comprei dois (óbvio que muito mais caro do que o anunciado lá fora).

O resultado foi fantástico. Em um deles rodo o XBMC através do OpenElec, no qual posso falar que dá para aposentar a AppleTV tranquilamente.

No outro, estou rodando o Wheezy (versão modificada do Debian para PI), e estou impressionado até agora com o que conseguiram fazer: transformar um pequeno hardware do tamanho de um cartão de crédito, em uma plataforma expansível e barata (custa 35usd lá fora).

Ainda estou brincando e testando, mas o que posso falar é que vale a pena investir um tempo nisso. Abaixo duas fotos.

Hello World Raspberry PI

Hello World Raspberry PI

Raspberry PI

Raspberry PI

Bookmarksbookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

Popularity: 12%

No Comment

Vale Presente